Antigo Aluno UFP, moderador convidado em Congresso de Gerontologia

Licenciado em Reabilitação Psicomotora pela UFP (Unidade de Ponte de Lima), João Pedro Sá tem participado, de forma regular, em vários congressos como orador ou como moderador. No final de 2017, teve mais uma vez a honra de ser convidado para participar no XVI Congresso Nacional de Gerontologia, como moderador da mesa onde se falou sobre Snoezelen, Hipnose, e técnicas de comunicação na relação do cuidar; uma das muitas mesas que abrilhantaram o magnífico Congresso organizado pela Dra. Cláudia Moura e a sua equipa da CMSTATUS.

Este congresso foi um sucesso, com um público de diversas áreas, interessado e com questões pertinentes, um público que praticamente encheu o Auditório da Junta de Freguesia de Paranhos.

Relativamente à mesa que moderou, João Pedro Sá refere que: Dentro da mesa que moderei posso dizer que foi muito rica em termos das pessoas que a compunham, bem como os temas apresentados. Começamos pela apresentação sobre a Hipnose na terceira idade e que foi um tema bastante debatido, pois é algo que ainda não ouvimos falar todos os dias e o termo hipnose ainda é visto como algo perturbador para a maioria das pessoas. Com a Dra. Rita Abreu tivemos a oportunidade de falar sobre o Snoezelen, o que é, sobre a sua intervenção e os benefícios para os idosos. Com a conferência do Prof. Dr. Ricardo Pocinho tivemos uma verdadeira sessão de formas de comunicação e motivação para os cuidadores, sobretudo os formais, bem como as necessidades destes e a importância de se investir na formação.
Deste magnífico congresso destaco uma vez mais a qualidade dos oradores e as suas comunicações profícuas para todos nós. Dos vários temas abordados destacam-se o testamento vital por o Prof. Doutor Pinto da Costa, a importância de pensar a morte nas instituições, a importância dos recursos humanos e do diretor técnico. As intervenções como a musicoterapia e a sua importância também foram muito bem abordadas através de um poster que foi premiado. E uma magnífica apresentação sobre o serviço de apoio domiciliário apresentado pela Dra. Ana Guedes Teixeira.
Foi um  congresso muito bem organizado e que permite a todos nos mantermos atualizados e a par das novas formas de intervenção e de poder mostrar o que fazemos de novo nas nossas instituições.

João Pedro Sá deixa ainda um conselho aos alunos e antigos alunos da UFP: Convido todos os alunos e ex alunos da UFP a investirem na sua formação e a frequentarem estes congressos que lhes permite de criar uma rede de relações profissionais e quem sabe de virem também a participar como oradores ou apresentarem pósters e artigos.

UFP TV
O Laboratório de Televisão funciona como um centro de produção de vídeo para apoio às actividades da Universidade.
Ver streamingVer Galeria de Vídeos
Secretaria Virtual
E-Learning
UFP-Universidade Virtual
Biblioteca
As Bibliotecas da UFP têm como missão permitir o acesso aos recursos informativos necessários ao desempenho das funções de ensino, investigação e aprendizagem, bem como conservar e preservar as suas colecções.
Ver streaming
Webmail
Acesso ao Webmail da Universidade Fernando Pessoa.
A UFP utiliza a plataforma/serviços gmail para fornecimento de serviços de correio electrónico.
Aceder ao webmail