Home » Comunidade » Clínicas Pedagógicas de Medicina Dentária

Clínicas Pedagógicas de Medicina Dentária


Ensino clínico e a relação com a comunidade

As Clínicas Pedagógicas de Medicina Dentária da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa (CPMD FCS-UFP) contemplam o atendimento clínico de pacientes em algumas áreas da Medicina Dentária, que fazem parte do plano curricular do Mestrado Integrado em  Medicina Dentária.

O objectivo principal da actividade destas clínicas é essencialmente de docência / aprendizagem / formação profissional. Todavia, esta actividade cria uma ligação estreita entre a Universidade e a Comunidade, uma vez que simultaneamente é prestado o apoio na área da prevenção tratamento e reabilitação oral, à comunidade.

Este atendimento inicia-se por uma consulta de triagem a todos os pacientes, onde sob a orientação do docente responsável, é elaborada uma história clínica um diagnóstico da situação do paciente, avaliação das suas necessidades e definido um plano de tratamento para cada paciente, sendo depois encaminhado para a área de atendimento que necessita.

Este atendimento visa a realização de tratamentos em áreas específicas: Dentística, Cirurgia Oral, Medicina Oral, Prostodontia, Endodontia, Periodontia, Odontopediatria, Ortodontia e Oclusão. Áreas onde os alunos iniciam e desenvolvem a sua prática Clínica, após a aquisição de conhecimentos nas disciplinas básicas e nas aulas de simulação clínica.

O Ensino Clínico nas CPMD FCS-UFP, tem objectivos perfeitamente definidos, entre eles podemos realçar :

  • Capacitar o aluno de Medicina Dentária para: estabelecer uma relação positiva Médico Dentista/ paciente, motivar os pacientes para a saúde oral, Integrar e aplicar na sua actividade clínica todos os conhecimentos e habilidades adquiridas na sua formação precedente, estabelecer indicações de alternativas terapêuticas e planos sequenciais de tratamento, estabelecer critérios clínicos de êxito/fracasso, motivar-se para o seu aperfeiçoamento e formação continua.
  • Proporcionar à sociedade um serviço de Medicina Dentária de responsabilidade Social e promoção da Saúde Pública numa perspectiva de ensino universitário.
  • Obter informações epidemiológicas.
  • Desenvolver estudos experimentais de aplicação de técnicas e materiais.

A formação final do Médico Dentista, terá que permitir desempenhar as funções definidas nas normas Europeias e que se resumem a:

  • Realizar actividades de prevenção, diagnóstico e tratamento relativas a anomalias e doenças dos dentes, boca maxilares e tecidos anexos
  • Prescrever fármacos, próteses e produtos do âmbito do seu exercício profissional.
Sandra Gavinha
Directora Clínica
CPMD-FCS, UFP

Marcações:
Atendimento das Clínicas Pedagógicas de Medicina Dentária
Faculdade de Ciências da Saúde

Rua Carlos da Maia, 296
4200-150 Porto – Portugal
Telf. + 351 22 507 46 30 | Fax: + 351 22 507 46 37
e-mail: consultas@ufp.edu.pt

UFP TV
O Laboratório de Televisão funciona como um centro de produção de vídeo para apoio às actividades da Universidade.
Ver streamingVer Galeria de Vídeos
Secretaria Virtual
E-Learning
UFP-Universidade Virtual
Biblioteca
As Bibliotecas da UFP têm como missão permitir o acesso aos recursos informativos necessários ao desempenho das funções de ensino, investigação e aprendizagem, bem como conservar e preservar as suas colecções.
Ver streaming
Webmail
Acesso ao Webmail da Universidade Fernando Pessoa.
A UFP utiliza a plataforma/serviços gmail para fornecimento de serviços de correio electrónico.
Aceder ao webmail