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Curso Básico de Interpretação Teatral

Inicio a definir

Objetivos

No final da ação, os formandos deverão ser capazes de:
- Entender o valor pedagógico da representação teatral e perceber as formas de expressão a ela associadas como processos alternativos de comunicação de sentimentos e de saberes que se associam, em complemento, ao modelo tradicional instituído de interação de ensino e aprendizagem.
- Aplicar a interpretação teatral a contextos formais e informais de ensino e aprendizagem.
- Interagir, em dimensão multidisciplinar, com outras áreas de saber instituídas no espaço escola e entenderem melhor o valor da empatia.

Destinatários

Docentes dos grupos abaixo referenciados.
Todos os interessados que não exerçam funções docentes, implicando, nestes casos, a realização de uma entrevista prévia de aceitação e o envio do CV.

Os grupos de docência a quem importa o Curso Básico de Interpretação Teatral são:
Grupo 100 – Educação Pré-Escolar
Grupo 110 – 1.º Ciclo do Ensino Básico
Grupo 200 – Português e Estudos Sociais/História
Grupo 210 – Português e Francês
Grupo 220 – Português e Inglês
Grupo 240 – Educação Visual e Tecnológica
Grupo 250 – Educação Musical
Grupo 290 – Educação Moral e Religiosa
Grupo 300 – Português
Grupo 310 – Latim e Grego
Grupo 600 – Artes Visuais
Grupo 610 – Música
Grupo 910 – Educação Especial 1
Grupo 920 – Educação Especial 2
Grupo 930 – Educação Especial 3

Conteúdos Programáticos

Módulo 1: Iniciação e sensibilização aos instrumentos de trabalho do Actor – 3 horas
1.1 Corpo
1.2 Voz
1.3 Imaginação

Módulo 2: Análise e construção da personagem – 6 horas
2.1 Inicio ao trabalho de abordagem a um texto escrito
2.2 Análise dramatúrgica da peça e das personagens

Módulo 3: Técnicas de atuação para TV – 3 horas
3.1 Confronto com as câmaras
3.2 Visionamento de cenas gravadas e correção de erros

Módulo 4: Técnicas de atuação para Cinema – 3 horas
4.1 Técnicas específicas do cinema
4.2 Construção da personagem

Módulo 5: Práticas – 6 horas
5.1 Práticas de Plateau / TV
5.2 Gravação e edição de pequenas cenas de guiões da dramaturgia televisiva
5.3 Técnicas de Dobragem
5.4 Orientação para audições.

Metodologia

Expositiva e de interação contínua entre o teórico-descritivo e o prático: exposição, reflexão, aprendizagem pela prática, exemplificação pela aplicação a contextos de ensino e aprendizagem.

Sistema de Avaliação

Avaliação contínua mediante prestação de uma cena exemplificativa (50%) e reflexão escrita de relação entre a exposição e a aplicação a processos de ensino e aprendizagem (50%).

Formadora

Ana Saltão, atriz profissional desde 1990, funda e assume a direção executiva e artística da Acaro – associação cultural de artes organizadas (Acaro – Companhia de Teatro). É mentora dos projetos da associação: Contagiarte – projeto de programação e acolhimento artísticos; Centro de Formação Cultural – projeto focado na formação de gostos (artísticos) e criação de novos públicos para as áreas artísticas. Formada pelo IFICT (Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral) e licenciada pela ESTC (Escola Superior de Teatro e Cinema), do Conservatório Nacional de Lisboa.

Certificação

Todos os formandos que concluírem o curso com aproveitamento receberão um Certificado de Formação da UFP.

Duração

25 horas  (21 horas letivas + 4 horas de representação com avaliação).

Realização

Sábados, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00.

Custo

Regime Geral: 120,00 Euros.
Regime Específico: 100,00 Euros (aplicável a alunos e ex-alunos da UFP e entidades protocoladas com a UFP).
Certificado: custo adicional de 5,00 Euros.

Número de Formandos

Mínimo: 10.
Máximo: 20.

Inscrição

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