Home » Curso de Análise de Dados em PowerBI® orientado aos Cuidados de Saúde Primários

Curso de Análise de Dados em PowerBI® orientado aos Cuidados de Saúde Primários


Fundamentação
A tomada de decisão com base na evidência, competência cada vez mais presente na prestação de cuidados de Saúde e sua organização, implica não só conhecimentos profundos no âmbito da prestação de cuidados, mas também o domínio de metodologias e instrumentos informáticos que permitam a análise e interpretação de dados crítica e transparente, para que a evidência adquirida possa informar devidamente as decisões a tomar nas instituições de saúde.

Objetivos
Este curso visa desenvolver e aprofundar a competência de análise de dados crítica e transparente orientada para problemáticas e decisões com que se deparam os profissionais de Saúde.

Pretende-se que no final do curso os formandos sejam capazes de:
• Utilizar a ferramenta PowerBI® de modo autónomo;
• Descrever, explorar e interpretar análises de dados de modo crítico e eficaz;
• Desenhar dashboards e relatórios de apoio à decisão alimentadas continuadamente;
• Integrar dados de múltiplas fontes para realizar análises integradas;
• Decidir com base na evidência;
• Comunicar eficazmente resultados a profissionais de saúde;

Público alvo

• Médicos, enfermeiros, secretários clínicos dos cuidados de saúde primários;
• Outros profissionais do sector dos cuidados de saúde primários;
• Outros profissionais que trabalhem com dados no âmbito da Saúde em geral.

Estrutura da formação
O curso não requer conhecimentos prévios de análise de dados, estatística ou epidemiologia.

A estrutura da formação está dividida em quatro sessões de tutoria prática, durante as quais serão introduzidos de modo crescente conceitos teóricos de análise de dados. Esses conhecimentos serão utilizados na resolução de exercícios práticos no decurso da aula.

As soluções desenvolvidas pelos formandos para a resolução dos exercícios corresponderão no final do curso a uma estrutura completa de análise de dados e de apoio à decisão que poderá posteriormente ser usada pelos alunos como base de trabalho para projetos futuros.

Não se antevê necessidade de investimento de tempo para lá das horas de contacto do curso. Constitui requisito para frequência no curso ter computador portátil com sistema operativo Windows 7 ou superior. O software necessário será providenciado nas aulas, não havendo necessidade de preparação prévia.

No total, o programa é composto por quatro sessões de 4 horas em horário pós-laboral (4 horas à sexta-feira e 4 horas ao sábado).

Nº de vagas: 15

Candidaturas
Até 4 de maio de 2018.

Cronograma
18, 19, 25, 26 de maio de 2018 (a realização do curso obedece a um número mínimo de alunos).

Plano curricular
Aula 1 – Modelação de dados
Introdução e apresentação do software de análise de dados do curso
Considerações gerais sobre o curso. Apresentação e descrição sumária das funcionalidades dos softwares de apoio ao curso Microsoft Power BI e Microsoft Excel.
Aquisição, limpeza de dados e processos de extração de dados
Aquisição, limpeza e transformação de dados. Leitura de dados de múltiplas fontes. Integração de dados de múltiplas fontes.
Modelação de dados
Tipos de variáveis. Estruturação de dados em características e observações. Dependência e independência entre observações. Formatos de dados tabulares. Chaves, índices e relações de dados. Factos e dimensões. Hierarquias. Transformação de variáveis e observações. Medidas calculadas e campos calculados. Considerações sobre a dimensionalidade dos dados e o seu impacto na qualidade da análise.
Medição de processos, qualidade e eficiência.
Diferenças entre formas de medição. Objetivos da medição. Conceito de Gold Standard. Conceitos de viés e ajustamento. Conceitos de correlação e de causalidade. Análise custo-benefício e análise custo-efetividade. Minimização de custo.

Aula 2 – Análise e interpretação de dados
Análise de dados descritiva
Medidas de frequência e de tendência. Medidas de dispersão. Quartis e percentis. Tipos de distribuição de dados. Contextos para a aplicação de cada tipo de medidas.
Análise de dados exploratória e preditiva.
Visualização de dados e exploração de hipóteses. Ferramentas de exploração de dados – histogramas, boxplot, scatter plot. Técnicas de manipulação de dados – filter, slice and dice, drill up/down, rollup, pivot. Modelos preditivos simples.

Aula 3 – Modelação de gráficos, dashboards e relatórios
Modelação de gráficos e dashboards .
Contextos para utilização de diferentes tipos de gráficos. Composição de elementos gráficos para construção de dashboards ricos e interativos. Critérios a considerar na modelação de dashboards. Publicação de dashboards.
Modelação de relatórios.
Desenvolvimento de relatórios sob forma de listagem. Publicação de relatórios.
Visualização e comunicação eficaz de resultados.
Técnicas de modelação e formatação de gráficos, dashboards e relatórios para transmissão eficiente dos resultados de uma análise. Técnicas de apresentação eficaz de resultados.

Aula 4 – Modelação de indicadores e melhoria contínua
Processos de decisão
Tomada de decisão e modelos de decisão.
Modelação de indicadores em saúde.
Tipos de indicadores de saúde. Especificação de indicadores. Adequação entre estratégia e construção de indicadores. Estabelecimento de metas. Critérios para implementação.
Melhoria contínua da Qualidade através do modelo Six Sigma.
O conceito Six Sigma. Medição e controlo de variabilidade. Medição e melhoria contínua de processos.

Avaliação
Assiduidade: 10%
Avaliação do trabalho elaborado ao longo do período letivo: 90%
Para obtenção de um certificado será necessária uma classificação final mínima de 10 valores numa escala numérica inteira de 0 a 20.

Taxas escolares
Taxa de Candidatura: 100€
Propina: 100€

Coordenação
Coordenação científica: Tiago Taveira-Gomes
Coordenação executiva: Manuel Cardoso de Oliveira

Pré-requisito
Todos os formandos devem fazer-se acompanhar de um PC com Microsoft Excel instalado.

Informações e candidaturas
Gabinete de Ingresso

 

Última atualização: 12.04.2018

UFP TV
O Laboratório de Televisão funciona como um centro de produção de vídeo para apoio às actividades da Universidade.
Ver streamingVer Galeria de Vídeos
Secretaria Virtual
E-Learning
UFP-Universidade Virtual
Biblioteca
As Bibliotecas da UFP têm como missão permitir o acesso aos recursos informativos necessários ao desempenho das funções de ensino, investigação e aprendizagem, bem como conservar e preservar as suas colecções.
Ver streaming
Webmail
Acesso ao Webmail da Universidade Fernando Pessoa.
A UFP utiliza a plataforma/serviços gmail para fornecimento de serviços de correio electrónico.
Aceder ao webmail