Home » Ensino » Estudantes Externos

Estudantes Externos

NORMAS PARA A INSCRIÇÃO E FREQUÊNCIA
(Artigo 46º – A do Decreto-Lei nº 115/2013, de 7 de Agosto)

1. A Universidade Fernando Pessoa (UFP) aceita a inscrição, em unidades curriculares dos diversos ciclos de estudos que ministra, a estudantes externos maiores de 17 anos de idade, que estejam em fase de conclusão de cursos do ensino secundário, técnico-profissional ou de especialização tecnológica (CETs) ou provenientes de outras formações correspondentes, que tenham o propósito de vir a matricular-se como alunos regulares do respectivo primeiro ciclo de estudos.

2. O estatuto de estudante externo é também concedido a outros interessados, inscritos ou não num curso de ensino superior, podendo tal estatuto manter-se por um período máximo de três anos lectivos.

3. A inscrição pode ser feita em regime sujeito a avaliação ou não.

4. As unidades curriculares em que o estudante externo se inscreva em regime sujeito a avaliação e em que obtenha aprovação: a) São objecto de certificação; b) São obrigatoriamente creditadas, com os limites fixados na alínea c) do nº 1 do artigo 45º do Decreto-Lei nº 115/2013, de 7 de Agosto, caso o seu titular tenha ou venha a adquirir o estatuto de aluno regular de um ciclo de estudos do ensino superior; c) São incluídas em suplemento ao diploma que venha a ser emitido.

5. A condição de estudante externo, nos termos do nº 1, só permite inscrições, pela primeira vez, em unidades curriculares do primeiro ano. A inscrição em unidades curriculares dos anos seguintes só pode fazer-se até ao limite mencionado no ponto anterior.

6. A condição de estudante externo, nos termos do nº 2, permite a inscrição em unidades curriculares de anos interpolados, respeitando, todavia, os limites indicados no ponto 4.

7. A frequência da UFP, como estudante externo, está sujeita à liquidação da taxa geral de matrícula e dos montantes devidos pelos ECTS das unidades curriculares (UC) em que se inscreva, não podendo o conjunto dessas UC ultrapassar por ano 90% da carga total de 60 ECTS.

8. A candidatura e a inscrição dos estudantes externos, nos termos do nº 1, fazem-se, nas condições e pelos meios habituais de ingresso, no Gabinete do ES-CEFOC.

9. A candidatura e a inscrição dos estudantes externos internacionais e dos estudantes externos nacionais, indicados no nº 2, fazem-se no Gabinete de Ingresso, nas condições previstas para os candidatos a alunos regulares da UFP.

10. A candidatura e a inscrição são feitas nos períodos e prazos indicados no Cronograma Académico da UFP fixado para cada ano lectivo.

Documentos:
Boletim de Candidatura
Ficha de Inscrição (UC isoladas)
Pré-requisitos (quando aplicável)

Outras informações:
Cronograma de ingresso e cursos com pré-requisitos
Taxas escolares

Última atualização: 09.08.2016

UFP TV
O Laboratório de Televisão funciona como um centro de produção de vídeo para apoio às actividades da Universidade.
Ver streamingVer Galeria de Vídeos
Secretaria Virtual
E-Learning
UFP-Universidade Virtual
Biblioteca
As Bibliotecas da UFP têm como missão permitir o acesso aos recursos informativos necessários ao desempenho das funções de ensino, investigação e aprendizagem, bem como conservar e preservar as suas colecções.
Ver streaming
Webmail
Acesso ao Webmail da Universidade Fernando Pessoa.
A UFP utiliza a plataforma/serviços gmail para fornecimento de serviços de correio electrónico.
Aceder ao webmail