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Cuidados Continuados e Paliativos – Horas de contacto

a) Nos termos legais, define?se por “horas de contacto” o tempo utilizado em sessões de ensino de natureza coletiva, designadamente em salas de aula e em laboratórios, em trabalhos de campo, em visitas de estudos, em estágios, em projetos, em avaliações e em orientação pessoal de tipo tutorial.
b) As aulas poderão ter a natureza: teórica (T); teórico?prática (TP); ou aulas tutoriais (AT).
? As aulas teóricas (T) destinam?se a expor e a atualizar, de forma descritiva e organizativa, os conceitos, teorias e postulados que estão na base dos conteúdos programáticos que, apoiados numa bibliografia, visam desenvolver competências nos alunos.
? As aulas teórico?práticas (TP) combinam a dimensão teórica com a dimensão empírica, no sentido de conjugar, sempre que possível, as conceções teóricas com a aplicabilidade prática, de forma a desenvolver aprendizagens contextualizadas em torno de questões fulcrais.
? As aulas tutoriais (AT) constam de sessões semanais de até duas horas de orientação dos alunos, no sentido de lhes permitir atingir os seguintes objetivos: usar corretamente bibliografias; desenvolver métodos de pesquisa científica; organizar leituras; exercitar a exposição oral e escrita; aprofundar capacidades de análise, de síntese e de sistematização de conhecimentos.
c) O estágio (E) interno inscreve?se nas horas de contacto não só pela supervisão dos docentes mas também pelo acompanhamento e avaliação do respetivo relatório de estágio ou projeto de intervenção.
d) Os projetos são normalmente descritos em trabalhos de natureza científica supervisionados pelos docentes da área de formação base do aluno.
e) Dada a componente prática desta pós?graduação, os docentes orientadores dos projetos de estágio deverão ser profissionais da ULDM?FFP, que participem na lecionação da componente teórica, salvo algumas exceções.
f) Os procedimentos técnicos de conceção e de estruturação de trabalhos científicos constam de manual específico disponível no portal da UFP.

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