Home » Ensino » Pós-graduações » Hipnose e Outros Estados Modificados de Consciência na Clínica – 2ª Edição

Hipnose e Outros Estados Modificados de Consciência na Clínica – 2ª Edição

Diretores do Curso: Prof. Doutor Mário Simões Mestre Maria Angelina Pereira

Coordenadores do Curso: Mestre Maria Angelina Pereira e Profª Dra. Rute Meneses

Objetivos: Apresentar as teorias, os procedimentos e as aplicações clínicas atuais dos Estados Modificados de Consciência (EMC). Desenvolver conhecimentos e técnicas práticas nas aplicações clínicas. Desenvolver competências para a utilização dos recursos interiores do próprio profissional de saúde para a melhoria da sua saúde física e mental.

Metodologia - Abordagens Teóricas; – Visualização de vídeos comentados; – Demonstrações e Exercícios práticos; – Simulação de papéis; – Auto-avaliação e Avaliação Global

Destinatários Licenciatura (Pré-Bolonha)/Mestrado Integrado (Bolonha) na área da Saúde. Selecção mediante avaliação curricular. Discentes das Pós-Graduações de Hipnose Clínica anteriores, organizados pela UFP e FMUL, podem se inscrever em módulos separados para actualização da sua formação.

Critérios de Seleção Avaliação curricular. Entrevista em caso de empate entre candidatos.

Vagas Mín: 13/ Máx: 25

Candidaturas Onlineaté dia 20 de Setembro de 2017

Presencialmente: até dia 21 de Setembro  de 2017

Data de início - 13 de Outubro de 2017.

* A realização do curso obedece a um número mínimo de alunos.

Duração e ECTS
O Curso decorre em 20 Módulos de 7 horas cada Módulo (09:30 às 18:00 horas), uma ou duas vezes por mês, Sexta-feira e Sábado, de Outubro de 2017 a Junho de 2018. Este curso tem avaliação de aprendizagem e é creditado em 5 unidades de crédito ECTS. Creditação condicionada a presença de 80% do Curso e aprovação na Avaliação. Elaboração de Monografia creditada em 20 unidades de crédito ECTS.

Local Universidade Fernando Pessoa

Horário 20 módulos/dias  de 7 horas cada: 9.30-13.00 e 14.30-18.00 horas

Programa 

Data e Módulo Tema e Formador
13/10/2017

Módulo I

Apresentação do Curso e Bibliografia.A Hipnose e outros Estados Modificados de Consciência (EMC). Demonstrações e exercícios práticos.

  • Prof. Doutor Mário Simões e Mestre Maria Angelina Pereira
14/10/2017

Módulo II

Hipnose Clássica.Aspectos históricos e a actualidade da Hipnose Clínica.Técnicas de Hipnose: indução e linguagem.Testes de hipnotizabilidade. Técnicas de aprofundamento.Demonstrações e exercícios práticos.

  •  Prof. Doutor Mário Simões 
3/11/2017

Módulo III

Mindfullness e outras formas de meditação.Conceito e características. Diferenças entre relaxamento, meditação e auto-hipnose. Técnicas Contemplativas. Contributos para a Hipnose Clínica e para o Terapeuta.Demonstrações e exercícios práticos.

  • Mestre Marina Tété Pereira

Técnicas de Respiração.

4/11/2017

Módulo IV

Auto-Hipnose.  Conceito e características.Indução. AplicaçõesDemonstrações e exercícios práticos.

  • Dr. Pedro Dias Coelho 

24/11/2017

Módulo V

Iniciação à Programação Neuro-linguística (PNL).Definição e pressupostos fundamentais. Níveis neurológicos.Filtros perceptivos. Padrões linguísticos do Modelo Milton.Sistemas de representação. Processo de ancoragem.Demonstrações e exercícios práticos.

  • Mestre Tomás Baêna 
25/11/2017

Módulo VI

Hipnose Ericksoniana.Hipnose Tradicional vs Hipnose Ericksoniana.Técnicas de indução. Linguagem. Demonstrações e exercícios práticos. 

15/12/2017

Módulo VII

Introdução e Sensibilização ao EMDR (Eye Movement Dessensitization and Reprocessing).Teoria de Francine Shapiro (autora). Neurofisiologia do EMDR.Método, Técnicas e Indicações.                                Demonstrações e exercícios práticos. 

  • Mestre Paulo Maia 

16/12/2017

Módulo VIII

“Rapport” e Anamnese em Hipnoterapia.Psicopatologia e Diagnóstico Diferencial. 

  • Mestre Maria Angelina Pereira
12/01/2018

Módulo IX

Reflexões sobre a memória e o inconsciente no contexto da Hipnose Clínica. Técnica do “paciente substituto” com o “imago” (memória vivencial) do paciente identificado e ausente.Demonstrações e exercícios práticos. 

  • Mestre Mário Resende 

13/01/2018

Módulo X

Psicofisiologia dos Estados Modificados de Consciência.Fenomenologia da Hipnose Clínica.Integração do EMDR e Hipnose Clínica.Demonstrações e exercícios práticos.

  •  Prof. Doutor Mário Simões 
2/02/2018

Módulo XI

Aspectos Éticos, Legais e Deontológicos nos Estados Modificados de Consciência.

  • Prof. Doutora Teresa Toldy

Avaliação da Qualidade de Vida no processo hipnótico

  • Prof. Doutora Rute Meneses

Hipnose na prática clínica: dor, membro fantasma, síndrome do intestino irritável, parto entre outros. Demonstrações e exercícios práticos.

  • Mestre Maria Angelina Pereira
3/02/2018

Módulo XII

Modelos explicativos de vivências em Hipnose, fazendo apelo teórico a memórias ditas “extra- cerebrais” Modelos  compreensivos de influências psíquicas exteriores. Técnicas de auto-defesa psicológica.Demonstrações e exercícios práticos.

  • Prof. Doutor Vítor Rodrigues 

16/03/2018

Módulo XIII

Modelo e Técnica de Roger Woolger – “DMP – Deep Memory Process” Etapas da revivência de memória – Contributo das Escolas Psicoterapêuticas: Gestalt/Psicodrama/Bioenergética e Filosofias Xamânica e Budista Demonstrações e exercícios práticos. 

  • Mestre Alice Cabral 
17/03/2018

Módulo XIV

Campos de vivência subjectiva segundo Roger Woolger(Memórias atávicas, trabalho com o Imago de Ancestrais, trabalho com elementos dissociados da psique, trabalho com a sombra do indivíduo, no sentido Jungiano, trabalho com o sentimento de presença espiritual- contributos da Etno-Psicoterapia).Demonstrações e exercícios práticos.

  • Mestre Alice Cabral 
20/04/2018

Módulo XV

Hipnose Cognitiva I.Bases da Terapia cognitivo-comportamental. Desenvolvimento do Modelo Psico-educativo Cibernético Sistémico. Bases da hipnose e fenomenologia passíveis de serem aplicadas em Hipnoterapia Cognitivo- comportamental. Modelos de aplicações nos estados de ansiedade e perturbações de humor.Discussão de Casos. Demonstrações e exercícios práticos.

  • Prof. Doutor Osmar Colás 

21/04/2018

Módulo XVI

Hipnose Cognitiva IIMecanismos neurobiológicos do estresse e suas repercussões clínicas.Teoria do Tri-tonus de Kretschmmer. Efeitos das técnicas de respiração e relaxamento sobre a fisiologia dos sistemas neuro-vegetativo. Técnicas de respiração e relaxamento: Respostas de Relaxamento de Benson, técnicas de Relaxamento de Jacobson e Relaxamento Autógeno de Schultz.Demonstrações (como programar, como treinar, como instalar âncoras para automatização de mudança). Práticas supervisionadas.

  • Prof. Doutor Osmar Colás 
18/05/2018

Módulo XVII

Trauma e LutoIntegração – Corpo Físico/Energético, Processo Simbólico, Frequências, Geometria Sagrada, entre outros.Estados Modificados de Consciência (EMC) e Terapia.Demonstrações e exercícios práticos.

  • Mestre Maria Angelina Pereira

19/05/2018

Módulo XVIII

Elaboração prática de protocolos em situações Clínicas diferenciadas em Medicina Interna.  Analgesia e Anestesia,  entre outros..Demonstrações e exercícios práticos. 

  • Prof. Doutor António Lacerda

15/06/2018

Módulo XIX

Elaboração prática de protocolos em situações Clínicas diferenciadas em Psiquiatria: Controlo de impulsos, Dependências, entre outros.Demonstrações e exercícios práticos.

  • Prof. Doutor Mário Simões 

A hipnose (coletiva) positiva aplicada a comunidades e grupos. Oficina e Trajetória de Vida (Integração de Hipnose Clínica e Psicologia Positiva)

  • Prof. Doutor Mário Simões e Dra. Marisa Oliveira

16/06/2018

Módulo XX

Complementaridades.Práticas supervisionadas entre discentes.Auto-avaliação e Avaliação global do Curso.Encerramento.

  • Prof. Doutor Mário Simões e Mestre Maria Angelina Pereira

NOTA: O Programa pode ser alterado por motivos imprevistos

Documentos de Candidatura - Diploma ou certificado comprovativo do grau académico (Ver Notas 1, 2 e 3); - Cópia de Inscrição na Ordem Profissional; – Curriculum Vitae (Modelo Europass); – Cópia do documento de identificação fiscal (para emissão de recibos); – Cópia do documento de identificação: – Cidadãos Extracomunitários: Visto de Estudante ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal; – Pagamento da Taxa de Candidatura.

Submissão da candidatura
- Online (ver nota 4);
- Presencialmente no Gabinete de Ingresso.

Notas
1. Não aplicável a ex-alunos da UFP;

2. Certidões provenientes de estabelecimentos de ensino superior estrangeiro: originais ou fotocópias têm que estar autenticados pelos serviços oficiais de educação do país no qual o curso foi realizado e reconhecidos pela autoridade respetiva diplomática portuguesa ou trazer a Apostilha da Convenção de Haia. A certidão de disciplinas deve também incluir a respetiva escala de notas utilizada na avaliação curricular.

3. Documentos académicos ou profissionais devem ser emitidos em Português, Inglês, Espanhol ou Francês. Se emitidos noutra língua deverão ser traduzidos para uma das línguas aceites, por um tradutor reconhecido pela respetiva entidade diplomática (de acordo com a língua para a qual for traduzida).

4. Candidatos que submetam a candidatura online terão que apresentar os originais dos certificados académicos no ato da matrícula ou, no caso de certificados emitidos por instituições de ensino superior estrangeiras, cópias autenticadas (acordo com o estipulado no ponto 2).

5. Não é efetuada a devolução de documentação entregue.

6. A abertura dos cursos obedece a um número mínimo de matrículas.

Taxas escolares

Última atualização: 10.08.2017

 

UFP TV
O Laboratório de Televisão funciona como um centro de produção de vídeo para apoio às actividades da Universidade.
Ver streamingVer Galeria de Vídeos
Secretaria Virtual
E-Learning
UFP-Universidade Virtual
Biblioteca
As Bibliotecas da UFP têm como missão permitir o acesso aos recursos informativos necessários ao desempenho das funções de ensino, investigação e aprendizagem, bem como conservar e preservar as suas colecções.
Ver streaming
Webmail
Acesso ao Webmail da Universidade Fernando Pessoa.
A UFP utiliza a plataforma/serviços gmail para fornecimento de serviços de correio electrónico.
Aceder ao webmail