Home » Ensino » Pós-graduações » Marketing, Publicidade e Design para PMEs

Marketing, Publicidade e Design para PMEs

Duração
1 semestre

Coordenação
Prof. Doutor Francisco Mesquita (fmes@ufp.edu.pt)

Horário das aulas
Quintas e Sextas-feiras: 18.00-22h00

Candidaturas

Onlineaté dia 24 de Outubro de 2017

Presencialmente: até dia 27 de Outubro de 2017

Data de início - previsto para a semana de 6 de novembro de 2017.

* A realização do curso obedece a um número mínimo de alunos.

Vagas Mínimo: 5 | Máximo: 12

Critérios de selecção
Curriculum académico (licenciatura) e profissional
Entrevista pessoal

Condições de ingresso

Taxas Escolares

Apresentação
O panorama da comunicação empresarial tem vindo a alterar-se significativamente. Para além da comunicação tradicional – o offline –, surgiu, nas últimas décadas, a comunicação digital – online –, e com ela múltiplas e novas possibilidade de comunicar se abriram.  O vasto leque de opções que cada um desses universos fornece, apela a que as empresas tenham profissionais de comunicação atentos e capazes de abarcarem um amplo universo de competências. As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) representam uma enorme fatia do tecido empresarial português. São por definição estruturas pequenas, mas desempenham um importante papel na economia. A presente Pós-Graduação visa capacitar pessoas, dando-lhe um perfil profissional capaz de dar resposta às exigências de comunicação desta tipologia de empresa, especialmente aquele universo com um pensamento estratégico sobre as problemáticas da comunicação. Procura-se, neste sentido, dar uma formação de elevado valor que forneça respostas às exigências de um tempo novo. Não raras vezes, o profissional de comunicação numa PME tem que possuir múltiplas competências, que podem ir do Marketing, Publicidade, Design, Redes Sociais, à Organização de Eventos, entre muitas outras. Por conseguinte, as empresas procuram colaboradores capazes de resolverem problemas de comunicação em múltiplas áreas. A presente Pós-Graduação dará uma resposta efectiva a essa necessidade, facultando as competências adequadas aos seus alunos. Para tal, tem como suporte duas grandes áreas entre si complementares: uma estratégica e outra operacional. Em ambos os casos, a Publicidade e o Design interagem com vários campos do saber, tais como o Marketing, o Pensamento Estratégico, a Inovação e a Criatividade, a Gestão das Emoções, as Tendências, a Imagem, a Publicidade online, os Medias Inteligentes e as Redes Sociais. Em síntese, visa-se com esta Pós-Graduação formar profissionais de comunicação, desenvolvendo um cruzamento de saberes diversos, contudo importantes para a resolução dos problemas que a comunicação empresarial coloca nos dias de hoje.

Objetivos
Esta Pós-Graduação visa oferecer uma formação sólida e adequada na área da comunicação empresarial aos seus participantes, preparando-os para enfrentar o mundo trabalho. Para tal, são fornecidos conhecimentos, competências, técnicas e ferramentas ao nível da comunicação, nas suas múltiplas dimensões. Visa-se em concreto: – Preparar os jovens licenciados para o mercado de trabalho da comunicação visual; – Dar uma formação estratégica e operacional sobre as problemáticas da comunicação visual, particularmente da Publicidade e do Design, focalizados na empresa; –  A aquisição de competências na utilização das ferramentas digitais, especialmente das ferramentas de manipulação / tratamento da imagem; –  A aquisição de conhecimentos das problemáticas do design gráfico e respectivos suportes de comunicação; –  A aquisição de práticas levadas a cabo nas organização, gestão e controlo de acções de comunicação empresarial; –  A correcta compreensão e utilização dos media inteligentes na comunicação (redes sociais); Em suma, esta pós-graduação em Marketing, Publicidade e Design para PMEs, visa criar perfis profissionais de elevada capacidade.

Destinatários
A Pós-Graduação destina-se a todos os detentores de graduação, que procuram uma formação nas áreas da Comunicação Empresarial, Marketing, Publicidade e Design, adequada à sua integração no mundo do trabalho. Face ao espectro abrangente e complementar da Pós-Graduação, destina-se também a pessoas com formação noutros domínios que pretendam obter conhecimentos nas áreas que esta contempla.

Plano de Estudos
O plano de estudos tem a duração de um semestre, sendo constituído por uma parte curricular de 7 Unidades e Projecto final. As disciplinas serão leccionadas por docentes de diferentes áreas da comunicação, alguns deles com um forte vinculo ao mundo empresarial. Pretende-se fornecer ao aluno um amplo leque de conhecimentos e competências, numa aprendizagem multidisciplinar, voltadas para as necessidades do mercado de trabalho.

Unidades curriculares

Horas

S

Marketing, Publicidade e Mercado

12

3

Tendências, Arte e Emoções

20

4

Publicidade, Criatividade e Inovação

24

6

Ferramentas Digitais

16

5

Design Gráfico

16

3

Publicidade Online e Redes Sociais

24

6

Eventos e Medias Inteligentes

20

4

Projecto Final

28

10

Sinopse dos Tópicos Programáticos

Corpo Docente
Dr. Amílcar Gomes Profª Doutora Cristiana Serejo Profª Doutora Cristina Pimentão Prof. Doutor Daniel Brandão Dr. Emanuel Grilo Prof. Doutor Francisco Mesquita Dra. Joana Matos Profª Doutora Nadine Trigo Eng. Norberto Amaral Prof. Doutor Paulo Cardoso Prof. Doutor Rui Torres Dr. Uriel Oliveira Dr. Vasco Vasconcelos

Última atualização: 20.06.2017

 

UFP TV
O Laboratório de Televisão funciona como um centro de produção de vídeo para apoio às actividades da Universidade.
Ver streamingVer Galeria de Vídeos
Secretaria Virtual
E-Learning
UFP-Universidade Virtual
Biblioteca
As Bibliotecas da UFP têm como missão permitir o acesso aos recursos informativos necessários ao desempenho das funções de ensino, investigação e aprendizagem, bem como conservar e preservar as suas colecções.
Ver streaming
Webmail
Acesso ao Webmail da Universidade Fernando Pessoa.
A UFP utiliza a plataforma/serviços gmail para fornecimento de serviços de correio electrónico.
Aceder ao webmail