Home » Ensino » Pós-graduações » Reabilitação do Património Construído

Reabilitação do Património Construído

Apresentação
Atendendo à importância crescente da reabilitação urbana no sector da construção, julga-se pertinente a realização de uma nova edição da Pós-Graduação em Reabilitação do Património Construído.

A Pós-graduação é composta por 9 unidades curriculares, abrangendo as principais especialidades da reabilitação e conservação de edifícios e estruturas, nomeadamente a arquitetura, as estruturas em alvenaria de pedra, madeira e betão armado, as patologias mais frequentes, as técnicas e os materiais mais adequados, as questões associadas à segurança contra incêndios, à térmica e à acústica, bem como as particularidades do licenciamento, do mercado imobiliário e do investimento na reabilitação.

Objetivos
Pretende-se reforçar os conhecimentos nas questões específicas relacionadas com a reabilitação do património construído, sendo privilegiada uma perspetiva prática, nomeadamente recorrendo-se à apresentação de exemplos concretos e à realização de visitas de estudo. Em particular, a Pós-graduação visa o conhecimento e o domínio:
• Das causas que estão na origem da degradação dos edifícios;
• Das características construtivas do parque edificado português;
• Dos métodos de inspeção, diagnóstico e intervenção no edificado;
• Dos processos e técnicas de reabilitação de elementos estruturais e não estruturais;
• Dos cuidados e das soluções alternativas para a manutenção e gestão das construções;
• Das especificidades da elaboração dos projetos de reabilitação;
• Das técnicas e materiais inovadores para a reabilitação sustentável das construções;
• Do licenciamento, do mercado imobiliário e do investimento na reabilitação

Coordenação Científica
Prof. Doutor Miguel Branco Teixeira (lbt@ufp.edu.pt; Eng.º Civil; coordenador do curso de Engenharia Civil da UFP) Prof. Doutor Luís Pinto Faria (lpintof@ufp.edu.pt; Arquiteto; coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFP); Prof. Doutor Álvaro Santos (Eng.º Civil; coordenador do Departamento de Reabilitação Urbana do Observatório Autarquias Locais)

Destinatários
A Pós-Graduação destina-se a Engenheiros, a Engenheiros Técnicos, a Arquitetos e outros profissionais com experiência e interesse no sector da construção e a alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura.
Nota: Caso não seja detentor de curso equiparado a licenciatura ou bacharelato, poderá candidatar-se ao curso e, sendo aceite, frequentá-lo na qualidade de especialização.

Duração
16 semanas x 10h/semana, de 12 de abril a 28 de julho de 2018

Horário das aulas
Quintas-feiras e sextas-feiras, das 20h00 às 23h00, e sábados: das 09h00 às 13h00

Início
12 de abril de 2018 (a realização do curso obedece a um número mínimo de matrículas)

Metodologia de avaliação
A avaliação às nove unidades que compõem a Pós-graduação em Reabilitação do Património Construído é realizada através de um trabalho ou de um teste de avaliação no final de cada unidade. A opção depende do docente que leciona a respetiva unidade.

Vagas
25

Condições de ingresso

Taxas escolares 

Candidaturas
Online: até 02.04.2018
Presenciais: até 04.04.2018

Plano de estudos

Unidades Curriculares

Horas

ECTS

Introdução à Reabilitação (a) Prof.ª Doutora Sara Sucena (UFP) 10 1
Patologias e Reabilitação das Construções (a) (c) Prof. Doutor José Coimbra (UFP) 10 1
Sustentabilidade na Reabilitação de Edifícios (b) (c) Prof. Doutor José Coimbra (UFP) e Arq.º. Pedro Santiago (UFP)FP) 20 3
Materiais e Técnicas De Reabilitação (a)Eng.ª Esmeralda Paupério (Instituto da Construção – FEUP) 20 3
Inspeção, Diagnóstico e Reforço de Estruturas (b) Prof.ª Doutora Celeste Almeida (UFP) 20 3
Práticas de Reabilitação Urbana e Arquitetónica (b) (c) Arqº. Adriana Floret (Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património) e Eng.º Ricardo Santos (CEO Rielza Lda.) 2 20 3
Reabilitação Térmica e Acústica de Edifícios Prof. Doutor Miguel Ferreira  (UFP) 20 2
Segurança Contra Incêndios na Reabilitação de Edifícios Antigos (a) (c) Coronel Eng.º José Manuel Silva (Ex. 2º Comandante dos Bombeiros Sapadores do Porto) 20 2
Mercado Imobiliário e Licenciamento na Reabilitação Prof. Doutor Álvaro Santos (Ex. Presidente da SRU – Porto Vivo) 20 2
Total 160 20

* Após a conclusão de todas as unidades curriculares. (a) Creditação da unidade na Licenciatura de Engenharia Civil. (b) Creditação da unidade no Mestrado em Engenharia Civil. (c) Creditação da unidade no Mestrado em Arquitetura e Urbanismo. Estão também previstas 3 visitas de estudo a obras de reabilitação Sinopse dos tópicos programáticos (em breve)

Apoio institucional OET – Ordem dos Engenheiros Técnicos, Porto Vivo, SRU – Sociedade de Reabilitação Portuense S.A, AICCOPN, CICCOPN ApoiosJOFERFIL; APCMC, IN STU – Conservação de Bens Culturais, STAP, ASL & Associados, AOF, CaCO3, Lusocol, 3M2P, Vida Imobiliária, CRERE – Museu do Estuque, Layeroof

Última atualização: 07.03.2018

UFP TV
O Laboratório de Televisão funciona como um centro de produção de vídeo para apoio às actividades da Universidade.
Ver streamingVer Galeria de Vídeos
Secretaria Virtual
E-Learning
UFP-Universidade Virtual
Biblioteca
As Bibliotecas da UFP têm como missão permitir o acesso aos recursos informativos necessários ao desempenho das funções de ensino, investigação e aprendizagem, bem como conservar e preservar as suas colecções.
Ver streaming
Webmail
Acesso ao Webmail da Universidade Fernando Pessoa.
A UFP utiliza a plataforma/serviços gmail para fornecimento de serviços de correio electrónico.
Aceder ao webmail