Home » Ensino » Pós-graduações » Segurança Informática

Segurança Informática

Duração
200 horas (6 meses)

Coordenação
Prof.ª Doutor Nuno Magalhães Ribeiro (nribeiro@ufp.edu.pt); Dra. Catarina Soares (catarina.soares@sgs.com)

Horário
Sextas-feiras das 19h00-23h00 e sábados das 9h00-13h00

Data limite de candidaturas:
Online: 27.9.2017
Presenciais: 29.09.2017

Data de início: Início de outubro

* A realização do curso obedece a um número mínimo de alunos.

Condições de ingresso

Taxas escolares

Vagas
20 vagas

Metodologia didática
200 horas presenciais, nas quais estão incluídos seminários técnicos com testemunhos e apresentações de casos reais e uma auditoria pedagógica; metodologia essencialmente ativa com recurso a estudos de caso, demonstrações e trabalhos práticos; a formação obtida nesta pós-graduação pode ser creditada no curso de Mestrado em Engenharia Informática da UFP para os alunos que desejem prosseguir os seus estudos no 2º ciclo em Engenharia Informática da UFP (ramos de Sistemas de Informação e Multimédia ou Computação Móvel).

Qualificações no final do curso
A conclusão com aproveitamento do curso permite obter as seguintes qualificações/certificados: a) “Pós-graduação/Especialização em Segurança Informática” emitido pela UFP; b) “Auditor Interno de Sistemas de Gestão de Segurança de Informação”, de acordo com a norma ISO 27001:2005, emitido pela SGS.

Destinatários
Pós-graduados, licenciados e bacharéis (caso não seja detentor de curso equiparado a licenciatura ou bacharelato, poderá candidatar-se ao curso e, sendo aceite, frequentá-lo na qualidade de especialização); Quadros superiores e médios de empresas com responsabilidade ao nível da administração/gestão de sistemas, redes e equipamentos informáticos/gestão da segurança informática.

Promoção
O curso é realizado em parceria com a SGS-Academy Portugal.

Plano de estudos
O plano de estudos prevê 9 (nove) módulos do núcleo de Segurança Informática, 6 dos quais relacionados com Unidades Curriculares do Mestrado em Engenharia Informática da UFP (2º ciclo) e os restantes 3 relacionados com módulos de formação da SGS ACADEMY. Os módulos do Curso incluem os seguintes conteúdos programáticos:

1. Criptografia (mestrado) – 5 ECTS (20 Horas presenciais) Este módulo tem por objetivos introduzir e sistematizar a Segurança Informática, introduzindo e desenvolvendo as noções de Criptografia moderna. (Prof. Doutor Feliz Ribeiro Gouveia, UFP)
2. Aspetos Legais, Sociais e Éticos (mestrado) – 2 ECTS (8 Horas presenciais) Este módulo tem por objetivos introduzir, desenvolver e analisar as consequências da Segurança Informática na vida privada, das Organizações e da Sociedade, com especial relevo para as questões legais, sociais e éticas que se levantam. (Prof. Doutor Luís Borges Gouveia, UFP)
3. Segurança de Aplicações e Programação – 5 ECTS (20 Horas presenciais) Este módulo tem por objetivos analisar, aplicar e compreender os princípios de desenvolvimento de código seguro, tipos de ataques, o seu teste e a sua certificação. Será dado especial ênfase a boas práticas, e a normalização internacional em vigor. Tem ainda como objetivo a aplicação de técnicas seguras de desenvolvimento, com ênfase em testes, e em certificação de código. (Prof. Doutor Rui Silva Moreira, UFP)
4. Segurança de Redes de Computadores (mestrado) – 5 ECTS (20 Horas presenciais) Este módulo tem por objetivos analisar e compreender os princípios de desenho e desenvolvimento de redes informáticas, tipos de ataques, o seu teste e a sua certificação. Será dado especial ênfase a boas práticas, e a normalização internacional em vigor. Tem ainda como objetivo estudar a conceção, administração e certificação de redes de computadores, do ponto de vista de segurança. (Prof. Doutor Pedro Sobral, UFP)
5. Segurança de Aplicações Web (mestrado) – 5 ECTS (20 Horas presenciais) Este módulo tem por objetivos analisar e compreender os princípios do funcionamento da web para se compreender os tipos de ataques mais recentes, e para que os estudantes os pratiquem e fiquem a saber como se proteger. Será dada especial ênfase a ataques com cookies e XSS. (Prof. Doutor Feliz Ribeiro Gouveia, UFP)
6. Informática Forense (mestrado) – 3 ECTS (12 Horas presenciais) Este módulo introduz as técnicas de auditoria, rastreabilidade, deteção, e análise de sistemas com os objetivos de detetar, e identificar agressões. (Prof. Doutor Nuno Magalhães Ribeiro, UFP)
7. Gestão Organizacional – 3 ECTS (12 horas presenciais) A unidade curricular tem por objetivo dotar o estudante de conhecimento e competências na área de Gestão Organizacional, através do domínio dos princípios gerais de gestão, dos novos modelos da gestão organizacional e de métodos de análise de indicadores de desempenho de uma empresa. (Eng. Diamantino Marques, SGS Academy)
8. Gestão de Risco e Segurança da Informação – 12 ECTS (48 horas presenciais) A unidade curricular tem por objetivo dotar o estudante de conhecimento e competências na área de Gestão dos Riscos e da Segurança da Informação, através do domínio das ferramentas, conceitos, metodologias e técnicas que reforçam a sua capacidade de atuação critica e lhe proporcionam uma visão global para otimizar o compromisso ético, as medidas preventivas de risco, saber organizar situações, custos e indicadores de emergência, bem como as estratégias de aferição da efetividade, utilidade e eficácia e operacionalizar a estratégia rumo à Excelência, através de uma gestão económica, eficiente e eficaz dos riscos. (Eng. Miguel Monteiro, SGS Academy)
9. Qualificação de Auditores Internos de Sistemas de Gestão de Segurança de Informação ISO 27001 – 10 ECTS (40 horas presenciais) As Auditorias Internas constituem uma importante ferramenta de gestão na medida em que permitem, através de um processo sistemático, independente e documentado, evidenciar e avaliar objetivamente o cumprimento dos princípios constantes no Manual de Gestão do Sistema, Procedimentos e outra documentação. A identificação de discrepâncias entre o que está previsto e a sua aplicação real, conduz a ações corretivas que visam a otimização do funcionamento interno e a melhoria contínua na empresa. O objetivo deste módulo é o de permitir aos participantes ficarem aptos a realizar Auditorias a Sistemas de Gestão da Segurança da Informação ISO 27001, de acordo com a norma ISO 19011 e sob os pontos de vista técnicos e comportamentais. (Eng. Miguel Monteiro, SGS Academy).

Última atualização: 20.06.2017

 

UFP TV
O Laboratório de Televisão funciona como um centro de produção de vídeo para apoio às actividades da Universidade.
Ver streamingVer Galeria de Vídeos
Secretaria Virtual
E-Learning
UFP-Universidade Virtual
Biblioteca
As Bibliotecas da UFP têm como missão permitir o acesso aos recursos informativos necessários ao desempenho das funções de ensino, investigação e aprendizagem, bem como conservar e preservar as suas colecções.
Ver streaming
Webmail
Acesso ao Webmail da Universidade Fernando Pessoa.
A UFP utiliza a plataforma/serviços gmail para fornecimento de serviços de correio electrónico.
Aceder ao webmail