Home » Formação de Projetistas de Acústica de Edifícios com Recurso ao CYPEVAC III

Formação de Projetistas de Acústica de Edifícios com Recurso ao CYPEVAC III

Início a definir

Objetivos

Este curso pretende desenvolver competências a nível do conhecimento e interpretação da legislação em vigor sobre acústica de edifícios bem como a sua aplicação prática na elaboração de projetos de licenciamento nesta área. Como apoio à execução destes projetos utilizar-se-á no curso além de folhas de cálculo em excel o programa CYPEVAC III da TOP INFORMÁTICA. No final da ação os formandos deverão estar aptos a realizar projetos acústicos.

Destinatários

Engenheiros Civis, Arquitetos, Engenheiros Mecânicos, Engenheiros Técnicos Civis, Engenheiros Técnicos Mecânicos.

Alunos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica bem como de Arquitetura.

Alunos da UFP, com matrícula ativa num curso de ensino superior.

Alunos de outras instituições de ensino superior, com matrícula ativa, que comprovem a sua condição através de cartão de aluno ou de declaração do estabelecimento de ensino.

Participantes indicados por clientes CYPE, desde que atualizados e possuidores dos programas objeto da formação.

IMPORTANTE: Consulte os requisitos especiais para inscrição no final desta página.

Conteúdo Programático

Módulo 1: Isolamento sonoro aos sons aéreos;

Módulo 2: Isolamento sonoro aos sons de percussão;

Módulo 3: Tratamento acústico de espaços fechados;

Módulo 4:  Materiais de isolamento e tratamento acústico;

Módulo 5:  Regulamento Geral sobre o Ruído;

Módulo 6:  Regulamento dos Requisitos Acústicos de Edifícios;

Módulo 7:  Projeto de Verificação dos Requisitos Acústicos dos Edifícios de acordo com a legislação em vigor com recurso ao CYPEVAC III.

Metodologia

A exposição do conteúdo teórico será realizado conjuntamente com a evolução de um caso prático que servirá de corpo à formação, para que os formandos possam desenvolver completamente a verificação regulamentar de um fogo de um edifício.

Sistema de Avaliação

Avaliação contínua e final.

Coordenador

Eng.º Miguel Ferreira - miguelf@ufp.edu.pt

Formador

Miguel Magalhães Ferreira. Licenciatura em Engenharia Civil e Mestrado em Construção de Edifícios. Formador de Peritos Qualificados RCCTE pela ADENE.

Certificação

Existindo assiduidade total nas sessões de formação e nota positiva no trabalho apresentado, que consistirá num projeto de verificação do conforto acústico de um edifício/fração será passado aos formandos um Certificado de Formação da UFP, com 1,5 ECTS (16 horas de contacto e 22 horas de trabalho individual).

Duração

16 horas.

Realização

A definir

Custo

Regime Geral: 100,00 Euros

Regime Específico: 90,00 Euros (aplicável a alunos e ex-alunos da UFP e a entidades protocoladas com a UFP).

Certificado: custo adicional de 5,00 Euros.

Número de Formandos

N.º Máximo: 20

Requisitos de Material a Trazer pelo Formando

· Computador Portátil com instalação do EXCEL;

· Máquina de calcular.

Requisitos Especiais para Inscrição

1. Os formandos que pretendem integrar este curso terão que corresponder a um dos públicos específicos, mencionados nesta página, em “Destinatários”. Se tiver alguma dúvida sobre a sua elegibilidade, por favor entre em contacto com o ES-CEFOC, através dos contactos mencionados no menu lateral. Se se considera elegível, leia atentamente os procedimentos que se seguem.

2. Procedimentos de verificação de elegibilidade:

a) Alunos da UFP têm verificação automática pelo ES-CEFOC, bastando para tal que coloquem o e-mail de aluno como referência no preenchimento do formulário de pré-inscrição on-line, acessível no menu lateral desta página. Esta pré-inscrição gera uma mensagem automática de confirmação da UFP. Após verificada a condição de aluno pelo ES-CEFOC, receberão um e-mail informativo com o link para registo na TOP Informática, entidade credenciadora do software CYPE, e para autorização de utilização do CYPE nesta formação ministrada na UFP. Poderão depois proceder a pagamento da inscrição no ES-CEFOC.

b) Alunos de outras instituições de ensino superior devem preencher o formulário de pré-inscrição on-line, no menu lateral desta página, donde recebem uma confirmação automática por e-mail. Em resposta a este e-mail, deverão remeter cópia digitalizada do cartão de aluno ou declaração do estabelecimento de ensino. Após verificada a condição de aluno externo pelo ES-CEFOC, receberão um e-mail informativo com o link para registo na TOP Informática, entidade credenciadora do software CYPE, e para autorização de utilização do CYPE nesta formação ministrada na UFP. Poderão depois proceder a pagamento da inscrição no ES-CEFOC.

c) Participantes indicados por clientes CYPE devem preencher o formulário de pré-inscrição on-line, no menu lateral desta página, donde recebem uma confirmação automática por e-mail. Em resposta a este e-mail, deverão remeter cópia digitalizada do documento certificador de “Software de Cálculo Licenciado”. Após verificada a condição de utilizador autorizado pelo ES-CEFOC, receberão um e-mail informativo com o link para registo na TOP Informática, entidade credenciadora do software CYPE, e para autorização de utilização do CYPE nesta formação ministrada na UFP. Poderão depois proceder a pagamento da inscrição no ES-CEFOC.

3. O pagamento deve ser efetuado até 3 dias antes do início da formação, acompanhado dos seguintes documentos:

Documento certificador de “Software de Cálculo Licenciado” (mediante registo na TOP Informática);

Cópia do documento de identificação;

Cópia Cartão de Contribuinte;

Cópia do Certificado de Habilitações Literárias.

Inscrição

                                                                                               
                                                                                 

UFP TV
O Laboratório de Televisão funciona como um centro de produção de vídeo para apoio às actividades da Universidade.
Ver streamingVer Galeria de Vídeos
Secretaria Virtual
E-Learning
UFP-Universidade Virtual
Biblioteca
As Bibliotecas da UFP têm como missão permitir o acesso aos recursos informativos necessários ao desempenho das funções de ensino, investigação e aprendizagem, bem como conservar e preservar as suas colecções.
Ver streaming
Webmail
Acesso ao Webmail da Universidade Fernando Pessoa.
A UFP utiliza a plataforma/serviços gmail para fornecimento de serviços de correio electrónico.
Aceder ao webmail