Home » Higiene do Trabalho – Agentes Biológicos

Higiene do Trabalho – Agentes Biológicos

Início a definir

Objectivos

No final da ação, os formandos deverão ser capazes de:

- Compreender e distinguir os tipos de agentes biológicos
- Analisar os efeitos da exposição
- Definir estratégias de amostragem
- Interpretar resultados estatísticos
- Entender os valores limite de exposição
- Definir as medidas de prevenção e de proteção coletiva e individual

Destinatários

Técnicos Nível IV, Técnicos Superiores Nível VI de Segurança e Higiene do Trabalho que pretendam atualização científica e técnica através da frequência de formação contínua. Outros Responsáveis na área da Higiene e Segurança.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1: Noções de microbiologia e epidemiologia
Módulo 2: Principais grupos de agentes biológicos
Módulo 3: Mecanismos de defesa do organismo
Módulo 4: Critérios de avaliação da exposição
Módulo 5: Medidas de prevenção e de proteção individual e coletiva
Módulo 6: Documentação legal

Metodologia

- Aulas presenciais teórico-práticas, em sala de aula, com exposição do conteúdo teórico e será realizada conjuntamente com a execução de exemplos práticos que servirão de corpo à formação, para que os formandos possam acompanhar casos reais.
- Material de Apoio: serão fornecidos apontamentos de apoio às aulas, em suporte digital (PDF) com as bases teóricas, os exemplos de aplicação e a legislação essencial aos vários temas abordados.

Sistema de Avaliação

Avaliação contínua de acordo com a Unidade Curricular de Segurança do Trabalho da Pós-Graduação em Segurança e Saúde no Trabalho.

Formadora

Sandra Pereira, Coordenadora de Biossegurança e Responsável pelo Núcleo da Qualidade na Escola de Ciências da Saúde (Medicina) e nos Laboratórios de Investigação do Instituto de Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Universidade do Minho (UM), Licenciada em Análises Clínicas e Saúde Pública pelo Instituto Politécnico de Bragança, Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (UP), Mestre em Medicina Legal pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel de Salazar da UP, Técnica Superior de Higiene e Segurança no trabalho, nível VI, Auditora interna no âmbito de Higiene e Segurança no trabalho pelo referencial OHSAS 18001 e no âmbito da Qualidade pelo referencial ISO 9001, Auditora Coordenadora da ISO 9001, reconhecido pelo IRCA, Formadora em Suporte básico de vida, com DAE, acreditada pelo INEM e Formadora em diversos cursos de competente técnico científica predominantemente biológica; química e farmacológica. Membro do júri dos trabalhos finais dos cursos de Técnicos laboratoriais de biologia de diversas Escolas Profissionais do Distrito de Braga.

Certificado 

No final da formação, será atribuído um Certificado de Formação da UFP aos formandos que concluírem o Curso com aproveitamento, creditando-se 1 ECTS (12 horas de contacto). O aproveitamento fica condicionado à obtenção de nota positiva na avaliação e à frequência de, pelo menos, 75% das horas de formação.

Caso o formando pretenda que o Curso seja utilizado para efeitos de formação contínua necessária para a revalidação da licença do exercício da atividade de Técnico Superior de Segurança no Trabalho terá de frequentar pelo menos 90% das aulas.

Duração

12 horas presenciais.

Realização 

A definir

Custo

Regime Geral: 108,00 Euros.

Número de Formandos

N.º Mínimo: 10
N.º Máximo: 20

Inscrição

UFP TV
O Laboratório de Televisão funciona como um centro de produção de vídeo para apoio às actividades da Universidade.
Ver streamingVer Galeria de Vídeos
Secretaria Virtual
E-Learning
UFP-Universidade Virtual
Biblioteca
As Bibliotecas da UFP têm como missão permitir o acesso aos recursos informativos necessários ao desempenho das funções de ensino, investigação e aprendizagem, bem como conservar e preservar as suas colecções.
Ver streaming
Webmail
Acesso ao Webmail da Universidade Fernando Pessoa.
A UFP utiliza a plataforma/serviços gmail para fornecimento de serviços de correio electrónico.
Aceder ao webmail