Home » Martinho Lutero – um desígnio: sobre os 500 anos da Reforma Protestante

Martinho Lutero – um desígnio: sobre os 500 anos da Reforma Protestante

Jornada de Reflexão Crítica

10 de novembro de 2017

Porto, Universidade Fernando Pessoa

Enquadramento:

500 anos passados sobre a afixação na Catedral de Wittenberg das 95 teses por Martinho Lutero, em 31 de outubro de 1517, é oportuno debater a perdurabilidade dos efeitos da Reforma Protestante no pensamento teológico, na literatura, na música, nas artes, na economia, no direito, nas ciências e na educação.
Martinho Lutero evocou a busca da graça de Deus pelo Evangelho e fundamentou as ações dos homens na fé.
Estas Jornadas pretendem debater e refletir, em perspetiva multidisciplinar, com profissionais do ensino e de outras áreas, a dimensão passada e presente, reformista, do pensamento de Martinho Lutero e, em geral, das correntes teológicas que emergiram a partir do século XVI.

Objetivo:
Discutir a relevância da Reforma e suas consequências culturais e a pertinência do pensamento protestante com abordagens focadas nas áreas disciplinares de Filosofia, História e Teologia.

Programa:

10 Horas – 12H30:
- A mensagem “libertadora” de Martinho Lutero - Prof. Doutor Adalberto Hiller
- A importância da leitura em vernáculo da Bíblia – Prof. Doutor Rui Estrada.

14H30 – 17H00:
- Martinho Lutero: uma leitura pelos manuais escolares – Prof. Doutor Rui Leandro Maia
- Martinho Lutero: Humanismo, Renascimento e Reforma – Prof. Doutor Francisco Ribeiro da Silva

Certificação

A ação terá certificação interna, UFP – ES-CEFOC, e certificação externa para docentes, nos termos seguintes: ação temática, para docentes, de curta duração, de cariz científico e pedagógico, com duração de 6 horas, conforme despacho n.º 5741/2015, de 30 de maio. Informação:
(i) A participação nas ações de curta duração tem como limite máximo um quinto do total de horas de formação obrigatórias (Art. 3.º).
(ii) A competência para o reconhecimento das ações é da Universidade Fernando Pessoa, através do seu Centro de Formação Contínua – ES-CEFOC.
(iii) O reconhecimento decorre da apresentação do requerimento dos interessados ao ES-CEFOC, acompanhado de documento comprovativo de presença e do programa temático da ação realizada.
(iv) O reconhecimento requer a verificação das seguintes condições:
1. A existência de relação direta, científica ou pedagógica com o exercício profissional; manifestação de rigor e qualidade científica e pedagógica; sejam asseguradas por formadores que, no mínimo, tenha o grau de Mestre.
2. O reconhecimento das ações de curta duração só pode ocorrer uma única vez na mesma ação, independentemente do formador, local ou ano de realização.
3. Não são reconhecidas ações de curta duração que se relacionem ou insiram em qualquer tipo de companha promocional ou publicitária.

Custo

Regime Geral: 25,00 Euros, incluindo emissão de certificado.
Regime para Alunos e Membros de Entidades Associadas: 15,00 Euros, incluindo a emissão de certificado.

Número mínimo de participantes

25

UFP TV
O Laboratório de Televisão funciona como um centro de produção de vídeo para apoio às actividades da Universidade.
Ver streamingVer Galeria de Vídeos
Secretaria Virtual
E-Learning
UFP-Universidade Virtual
Biblioteca
As Bibliotecas da UFP têm como missão permitir o acesso aos recursos informativos necessários ao desempenho das funções de ensino, investigação e aprendizagem, bem como conservar e preservar as suas colecções.
Ver streaming
Webmail
Acesso ao Webmail da Universidade Fernando Pessoa.
A UFP utiliza a plataforma/serviços gmail para fornecimento de serviços de correio electrónico.
Aceder ao webmail