Home » Património Cultural e Arquitetónico

Património Cultural e Arquitetónico

Início a definir

Enquadramento

O módulo formativo consiste numa abordagem ampla e abrangente às questões relacionadas com o Património Cultural, em especial o Património Arquitectónico, designadamente quanto às acções possíveis e necessárias para a sua consciencialização, preservação e valorização, atenta a sua importância como repositório de identidade cultural, como recurso com enorme valia, o seu papel de motor de actividades económicas e o seu contributo efectivo para um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.

Objectivos

Os objectivos deste módulo formativo são a discussão e compreensão de um alargado conjunto de questões ligadas com o Património Arquitectónico e toda a gama de actividades relativas à sua promoção, divulgação, preservação e valorização, inclusivamente quanto à sua relevância económica e social, questão essencial que está cada vez mais na ordem do dia.

Sendo actualmente incontestável a relevância do Património Arquitectónico, obviamente que as questões que lhe são inerentes não se circunscrevem a uma só área do saber e da técnica, sendo necessário e até indispensável o contributo de muitos profissionais de diversas especialidades, pelo que urge consciencializar os múltiplos intervenientes que exercem competências a níveis muito diversificados nos processos de estudo, planeamento, gestão e intervenção no Património.

Neste módulo formativo serão analisadas as causas e os efeitos da actual situação do Património na nossa sociedade. Estruturado em 12 temáticas destinadas à reflexão sobre questões emergentes associadas ao Património, especialmente as tocantes à divulgação e conhecimento, à reabilitação e reutilização, à protecção e salvaguarda, à valorização e rendibilização do Património Arquitectónico, bem como as suas funções social intrínseca e de gerador de dinâmicas e actividades económicas.

Destinatários

Profissionais liberais; Arquitectos; Engenheiros; Gestores de Turismo; Técnicos de restauro; Técnicos da administração local; Técnicos com actividade nas áreas da recuperação, salvaguarda e valorização do Património Arquitectónico e da reabilitação urbana; Estudantes de Arquitectura e Engenharia; Interessados em geral nas temáticas em causa.

Conteúdo Programático

Módulo 1: Património Cultural e Arquitectónico: definições e conceitos; cartas e convenções.
Módulo 2: Património e identidade – classificação de Património, contexto nacional e UNESCO.
Módulo 3: Tipologia do Património: monumento, conjunto e sítio; Património imaterial.
Módulo 4: Património e território – ordenamento; estruturas lineares; paisagem cultural.
Módulo 5: Participação e cidadania – os envolvimentos dos vários parceiros e intervenientes.
Módulo 6: Património e planeamento integrado – regeneração urbana e melhoria do ambiente urbano.
Módulo 7: Gestão, preservação e reabilitação – planos de gestão, de salvaguarda; acções de valorização.
Módulo 8: Património e turismo – potencial, capacidades, cargas e impactos.
Módulo 9: Metodologias e critérios de intervenção no Património.
Módulo 10: Boas e más práticas nas acções sobre o Património.
Módulo 11: Património e economia – geração de dinâmicas e actividades económicas.
Módulo 12: Fundos estruturais – Portugal2020 e os incentivos à reabilitação de Património.

Metodologia

Ativa.

Sistema de Avaliação

Os participantes neste módulo formativo serão avaliados a dois níveis: a) por meio de avaliação contínua, ao longo das sessões do módulo, seja através das participações nos debates que se irão suscitar, seja através de questões específicas colocadas à discussão; b) por meio de um teste de múltipla escolha a realizar no final do módulo formativo. Para aferição do interesse do módulo formativo e para fins estatísticos, haverá ainda um questionário a ser respondido pelos formandos no último dia da formação.

Formador

Filinto Girão. Mestre em Metodologias de Intervenção no Património Arquitectónico FAUP/FEUP (FAUP, 2007). Licenciatura em Arquitectura (FAUP, 1995). Técnico Superior na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) desde 1996, onde vem desempenhando funções ligadas com o Ordenamento do Território, o Urbanismo, o Ambiente, a Paisagem, o Turismo, a gestão dos Fundos Estruturais e o Património Cultural. De 2008 a 2014 integrou como especialista em Património Cultural a equipa da Estrutura de Missão do Douro, responsável pela promoção, gestão, desenvolvimento e valorização do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial.

Certificação

No final da ação, os formandos que concluírem o curso com aproveitamento e respeitarem o regime de assiduidade, receberão um Certificado de Formação da UFP.

Duração

24 Horas (18 horas teóricas e 6 horas práticas)

Realização

De 6 de maio a 8 de julho de 2016.
Sextas-feiras (8 sessões), das 18h30 às 21h30

Custos
Regime Geral: 145,00 Euros.
Regime Específico: 120,00 Euros (aplicável a alunos e ex-alunos da UFP e a entidades protocoladas com a UFP).
Certificado: custo adicional de 5,00 Euros.

Número de Formandos

Mínimo: 10

Inscrição

UFP TV
O Laboratório de Televisão funciona como um centro de produção de vídeo para apoio às actividades da Universidade.
Ver streamingVer Galeria de Vídeos
Secretaria Virtual
E-Learning
UFP-Universidade Virtual
Biblioteca
As Bibliotecas da UFP têm como missão permitir o acesso aos recursos informativos necessários ao desempenho das funções de ensino, investigação e aprendizagem, bem como conservar e preservar as suas colecções.
Ver streaming
Webmail
Acesso ao Webmail da Universidade Fernando Pessoa.
A UFP utiliza a plataforma/serviços gmail para fornecimento de serviços de correio electrónico.
Aceder ao webmail