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Pós-graduação em Infância e Juventude em Contexto de Risco

Coordenação

Prof.ª Doutora Ana Sacau (pssacau@ufp.edu.pt)
Dr. Carlos Silva Peixoto (carlos_peixoto@hotmail.com)

Público-alvo

Principal: Técnicos em ativo das CPCJs, EMATs, Reinserção Social, Acolhimento Institucional, Instituições Particulares de Solidariedade Social; Outros: Psicólogos, Assistentes sociais

Condições de ingresso

Licenciatura ou equivalente legal, nacional ou estrangeiro, em Medicina, Direito, Psicologia, Antropologia, Enfermagem, Serviço Social, Sociologia, Educação, Ciências Forenses e Criminais e Ciências Policiais. Nota: Não licenciados detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste curso de pós-graduação pela coordenação do mesmo poderão apresentar a candidatura. Após a conclusão do curso com aproveitamento, será emitido um diploma de Curso de Especialização.

Informações de ingresso

Apresentação
Esta pós-graduação tem como objetivo geral a especialização dos profissionais que trabalham na área da infância e juventude nos temas relacionados com os contextos de intervenção com essa população e as suas famílias.

O curso assenta num programa interdisciplinar respondendo a uma necessidade formativa identificada, integrando docentes/pesquisadores de elevada qualidade e com uma ampla experiência prática. O programa é destinado a profissionais com interesse em desenvolver estratégias positivas para a afirmação e desenvolvimento da identidade e prática profissional no cuidado à criança e jovem. Inspira-se a partir de uma variedade de disciplinas e abordagens, incluindo direito, psicologia, serviço social, sociologia, educação e política social.

A pós-graduação pretende desenvolver uma abordagem teoricamente informada, compreensiva e baseada na prática, focando uma aprendizagem baseada em evidências de questões relacionadas com os contextos sociais, políticos e culturais de crianças e jovens. Considera e analisa contextos teóricos, políticos e práticos, o desenvolvimento da criança ao longo de toda a trajetória de vida, os métodos de intervenção, a reflexão crítica e métodos de investigação.

O papel do Estado, as agências não-governamentais e organizações privadas na prestação de serviços de assistência às crianças e jovens será examinado complementarmente com as perspetivas internacionais na matéria. O programa pretende atender à necessidade de formação de profissionais para atuar com alto nível de qualidade na área de aplicação do direito da infância e juventude, na intervenção precoce, na promoção e proteção, na educação e transtornos de aprendizagem, no comportamento anti-social e delinquência, nas responsabilidades parentais focando uma abordagem centrada na criança/jovem e na família.

Pretende também possibilitar a complementação entre formação prática e teórica dos profissionais, proporcionado um maior conhecimento da rede de intervenção e proteção na infância e juventude e as diversas entidades incluídas nela, com análise aprofundada dos diversos sistemas: jurídico, de saúde, de educação, de proteção e ação social. Um dos princípios orientadores será o estímulo à cooperação e interdisciplinaridade entre os profissionais e as diversas áreas do saber visando dar efetividade ao princípio do superior interesse da criança e jovem. Esta pós-graduação visa compreender a questão da violência praticada por ou contra crianças e jovens como uma realidade a ser intervencionada e qualificar os profissionais, visando à construção de propostas através de uma prática marcada por ações consistentes e comprometidas com a efetivação dos direitos fundamentais.

O programa centra-se numa perspetiva de: * preparar os participantes da pós-graduação para uma política e prática de alta qualidade e em programas de avaliação e intervenção com crianças e jovens; * desenvolver conhecimentos e habilidades dos participantes do programa nas principais teorias, metodologias, políticas e práticas nas áreas relativas às crianças e jovens; * fornecer aos pós-graduados um conjunto de habilidades genéricas de trabalho para potenciar o trabalho interdisciplinar e promover a integração no mercado de trabalho.

Objetivo geral

Dotar os futuros Pós-graduados de conhecimentos e capacidades adequados à resolução eficaz das questões ligadas à infância e juventude, designadamente, em programas de avaliação e intervenção precoce, na prevenção da violência e na intervenção em vítimas, sensibilizando-os e preparando-os, também, para uma atitude de trabalho interdisciplinar. Candidaturas Onlineaté dia 24 de Outubro de 2017

Presencialmente: até dia 27 de Outubro de 2017

Cronograma 

Comunicação aos candidatos da aceitação efetiva da candidatura: entre 30 de outubro a 3 de Novembro de 2017.

Sessão de boas-vindas com os coordenadores: 8 de Novembro de 2017.
Inicio: 8 deNovembro de 2017.
Duração total: 17 semanas.
Data previsível de conclusão da lecionação presencial: 17 de Março de 2018.
Prazo para entrega do projeto final: 31 de maio de 2018 (possibilidade de prorrogação, devidamente fundamentada, até 31de Julho de 2018)
Vagas: Mínimo: 8 | Máximo: 16 Data de início - previsto para a semana de 6 de novembro de 2017. * A realização do curso obedece a um número mínimo de alunos.
Duração Duração total do curso: 15 semanas Data de conclusão das aulas: 4 de fevereiro de 2017 (sujeito a atualização) Prazo para entrega do projeto final: 31 de maio de 2017
Horário 12 horas por semana: Quartas e sextas-feiras das 18.30 à 22.30 horas e sábados das 9.00 às 13.00 horas

Plano curricular

MÓDULO

ECTS

I. ENQUADRAMENTO LEGAL E PRINCÍPIOS ÉTICOS E DEONTOLÓGICOS NA ÁREA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE 1.1. Intervenção precoce1.2. Promoção e proteção1.3. Educação1.4. Responsabilidades parentais1.3. Tutelar educativo1.4. Ética e deontologia1.5. Análise e discussão de casos práticos

3

II. INTERVENÇÃO PRECOCE 2.1.      Desenvolvimento infantil2.2.      Perturbações da infância2.3.      Aspetos históricos e epidemiológicos2.4.      Desenvolvimento atípico e deficiência2.5.      Modelos de avaliação e intervenção precoce2.6.      Prevenção do atraso do desenvolvimento2.7.      O Sistema Nacional de Intervenção precoce (SNIPI)2.8.      Análise e discussão de casos práticos

2

III. PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DE CRIANÇAS EM RISCO3.1.      Aspetos históricos e epidemiológicos3.2.      Tipologias, indicadores e consequências3.3.      Fatores de risco e instrumentos para a sua avaliação3.4.      Modelos de diagnóstico e intervenção3.5.      Aplicabilidade e operacionalidade das medidas de proteção3.5.1.   Apoio junto dos pais e mães3.5.2.   Apoio junto de outro familiar3.5.3.   Confiança a pessoa idónea3.5.4.   Adoção3.5.5.   Autonomia de Vida 3.5.6.   Acolhimento residencial 3.5.7.   Acolhimento familiar 3.6.      O Sistema de promoção e proteção (SPP) 3.7.      Análise e discussão de casos práticos

4

IV. EDUCAÇÃO E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM 4.1.      Aspetos históricos e epidemiológicos4.2.      Os transtornos da aprendizagem4.3.      O absentismo e desmotivação4.4.      Perspetivas, modelos e estilos educativos4.5.      Percursos educativos alternativos4.6.      O Sistema Educativo (SE)4.7.     Análise e discussão de casos práticos

2

V. RESPONSABILIDADES PARENTAIS 5.1.      Aspetos históricos e epidemiológicos5.2.      Perspetivas e modelos5.3.      Avaliação das responsabilidades parentais5.4. A audição técnica especializada5.5.      A supervisão de visitas5.6.      Fundo de garantia de alimentos5.7. A mediação familiar5.8.      Cooperação internacional5.9.      Os procedimentos em sede das responsabilidades parentais5.10.    Análise e discussão de casos práticos

3

VI. COMPORTAMENTO ANTI-SOCIAL E DELINQUÊNCIA JUVENIL 6.1.      Aspetos históricos e epidemiológicos6.2.      O comportamento antissocial6.3.      As trajetórias delinquentes6.4.      Modelos de diagnóstico e intervenção6.5.      O Sistema Tutelar Educativo (STE)6.6.      Análise e discussão de casos práticos

2

VII. A CRIANÇA E ADOLESCENTE: AVALIAÇÃO, INTERVENÇÃO E TRATAMENTO 7.1. As perturbações infanto-juvenis7.2. A entrevista e audição da criança7.3. Os abusos e negligência7.4. A violência filio-parental7.5. As agressões sexuais7.6. Ansiedade, medos e fobias7.7. Ansiedade de separação7.8. Depressão7.9. Défice de atenção e hiperatividade7.10. Perturbações comportamentais 7.11. Psicologia forense em crianças e adolescentes 7.12. Análise e discussão de casos práticos   Visita de Estudo à Casa de Acolhimento Residencial Especializado (CARE) para Jovens com perturbações do comportamento – IPSS Gondomar Social – Coração D’Ouro.

6

VIII. A FAMÍLIA: O CONTEXTO MULTIDESAFIADO 8.1.      A família – perspetivas e contextos8.2.      Desenvolver uma visão sistémica do funcionamento familiar8.3.      As famílias multidesafiadas8.4.      Modelos, teorias e operacionalização da avaliação e intervenção8.5.      As competências parentais8.6.     Análise e discussão de casos práticos

4

IX. A PREVENÇÃO 9.1.      A importância da prevenção primária na infância e juventude9.2.      Risco e vulnerabilidade9.3.      Conceção e avaliação de programas de prevenção9.4.      Referenciais de programas de prevenção9.5.      Análise e discussão de casos práticos

2

X. EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO SOCIAL NA INFÂNCIA E JUVENTUDE  10.1.    Economia social e sustentabilidade10.2.    Modelos de Empreendedorismo Social10.3.    Metodologias de Diagnóstico, Planeamento e Prospetiva10.4.    Metodologias de Gestão e Avaliação de Projetos10.5.    Práticas da Inovação Social10.6.   Análise e discussão de projetos de inovação social

2

Total horas presenciais:

180 horas

Total ECTS:

30 ECTS

Nota: Existe a possibilidade de inscrição em módulos individuais.  Para mais informações, por favor contactar o Gabinete de Ingresso. Na modalidade de pós-graduação 2 vagas são reservadas a candidatos internos da UFP com título de licenciado. Caso não se preencham, serão preenchidas por candidatos externos. Em cada módulo: Máximo: 5 (o máximo de alunos por módulo será de 21 participantes).

Certificado Para a obtenção do certificado de pós-graduação será necessário obter uma classificação positiva na avaliação e uma assiduidade de, como mínimo, 80% das aulas presenciais.

Docentes

Módulo / Conteúdos Docente(s)
1. Enquadramento legal e princípios éticos e deontológicos na área de infância e juventude

Prof. Doutor Miguel Ricou

Universidade do Porto

Juíz Nuno Melo

Tribunal de Família e Menores do Porto

2. Intervenção precoce

Associação Nacional de Intervenção Precoce – ANIP

3. Promoção e proteção de crianças em risco

Prof. Doutora Ana Sani

UFP Drª. Maria João Gonçalves Psicóloga

4. Educação e transtornos de aprendizagem

Prof. Doutor Joaquim Ramalho

UFP

5. Responsabilidades parentais

Prof. Doutor Luís Santos

UFP

6. Comportamento anti-social e delinquência juvenil

Prof. Doutora Sónia Caridade

UFP

7. A criança e adolescente: Avaliação, intervenção e tratamento

Prof. Doutora Margarida Rangel Henriques * Universidade do Porto

8. A família: O contexto multidesafiado

Prof. Doutora Ana Oliveira

Universidade Católica

9. A prevenção

Prof. Doutora Gloria Jólluskin

UFP

10. Empreendedorismo e inovação social na infância e juventude

Dr.ª Helena Loureiro

Portugal Inovação Social

* a confirmar

Condições de selecção/Avaliação

Avaliação final, apenas para a modalidade de pós-graduação, consistirá na elaboração de um programa prático relacionado com as temáticas abordadas e com aplicação prática no contexto profissional do participante. O programa prático terá a orientação, supervisão e avaliação por parte da Coordenação, com apoio especializado do corpo docente. Para a obtenção do certificado de pós-graduação será necessário obter uma classificação positiva na avaliação e uma assiduidade de, como mínimo, 80% das aulas presenciais.

Critérios de desempate de candidatos: 1º) Nota de Motivação; 2º) Cartas de Recomendação; 3º) Prémios relacionados com a atividade científica; 4º) Atividades extracurriculares valorizando-se as de índole social, designadamente de voluntariado.

Última atualização: 29.09.2017

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