Home » Segurança em Atmosferas Perigosas (Diretiva ATEX)

Segurança em Atmosferas Perigosas (Diretiva ATEX)

Início a definir

Objetivos

No final da ação, os formandos deverão ser capazes de:

  • Caracterizar uma atmosfera explosiva e diferenciar uma área perigosa de uma área não perigosa;
  • Identificar os principais perigos e riscos inerentes ao desenvolvimento de trabalho em atmosferas explosivas;
  • Identificar e implementar medidas de prevenção e proteção adequadas em função dos riscos mais prementes no local de trabalho derivados da atmosfera explosiva.
  • Cumprir as prescrições legais estabelecidas pela Diretiva ATEX 137 99/92/CE e transpostas para o direito interno pelo DL 236/2003 de 30 de Setembro

Destinatários

Técnicos Nível IV, Técnicos Superiores Nível VI de Segurança e Higiene do Trabalho que pretendam atualização científica e técnica através da frequência de formação contínua. Outros Responsáveis na área da Higiene e Segurança.

Conteúdos Programáticos

-       Diretiva ATEX – requisitos de segurança em atmosferas potencialmente explosivas (Decreto-Lei nº236/2003, 30 de Setembro);

-       Classificação de zonas ATEX;

-       Principais medidas de prevenção e proteção ATEX;

-       Análise de riscos de ATEX;

-       Estudo de caso.

Metodologia

- Aulas presenciais teórico-práticas, em sala de aula, com exposição do conteúdo teórico e será realizada conjuntamente com a execução de exemplos práticos que servirão de corpo à formação, para que os formandos possam acompanhar casos reais.

- Material de Apoio: serão fornecidos apontamentos de apoio às aulas, em suporte digital (PDF) com as bases teóricas, os exemplos de aplicação e a legislação essencial aos vários temas abordados.

Sistema de Avaliação

Avaliação contínua de acordo com a Unidade Curricular de Segurança do Trabalho da Pós-Graduação em Segurança e Saúde no Trabalho.

Formador

Dr. Paulo Costa. Licenciado em Gestão e Negócios, técnico de segurança no trabalho desde 1988, trabalhou/trabalha como responsável de segurança do Grupo Amorim, da Álvaro Coelho & Irmãos, S.A., da Cork Supply Portugal, do Grupo Fábrica Papel e Cartão Zarrinha, S.A., da Europac Embalagem, S.A., entre outras.

Certificação

No final da formação, será atribuído um Certificado de Formação da UFP aos formandos que concluírem o Curso com aproveitamento, creditando-se 1 ECTS (16 horas de contacto). O aproveitamento fica condicionado à obtenção de nota positiva no trabalho prático e à frequência de, pelo menos, 75% das horas de formação.

Caso o formando pretenda que o Curso seja utilizado para efeitos de formação contínua necessária para a revalidação da licença do exercício da atividade de Técnico Superior de Segurança no Trabalho terá de frequentar 90% das aulas.

Duração

16 horas presenciais

Horário

A definir

Número de Formandos

N.º Mínimo: 10
N.º Máximo: 20

Observações / Informações Adicionais:

Inscrição: 145€

Data-limite de inscrição: 18.setembro.2015

Inscrição

UFP TV
O Laboratório de Televisão funciona como um centro de produção de vídeo para apoio às actividades da Universidade.
Ver streamingVer Galeria de Vídeos
Secretaria Virtual
E-Learning
UFP-Universidade Virtual
Biblioteca
As Bibliotecas da UFP têm como missão permitir o acesso aos recursos informativos necessários ao desempenho das funções de ensino, investigação e aprendizagem, bem como conservar e preservar as suas colecções.
Ver streaming
Webmail
Acesso ao Webmail da Universidade Fernando Pessoa.
A UFP utiliza a plataforma/serviços gmail para fornecimento de serviços de correio electrónico.
Aceder ao webmail