Home » Técnico de Informação Turística

Técnico de Informação Turística

Início a definir

Enquadramento

Esta formação proporciona a preparação indispensável para enfrentar os principais desafios globais com que se depara um Técnico de Informação Turística, versátil e adaptado ao mundo moderno.  A metodologia POWER e MAIL contextualizam a forma ideal, necessária e positiva, que necessita para se sentir habilitado neste trabalho, num mundo cada vez mais exigente e competitivo e possibilita ainda, a adopção da comunicação aos novos tempos e relança técnicas interpessoais. Esta é a oportunidade para conhecer os pontos Power, a sua margem de progressão e descobrir como poderá potenciar uma inovadora performance, alcançando resultados positivos. Esta metodologia jamais o deixará sozinho em qualquer parte da Península Ibérica.

Objetivos

No final da acção, os formandos deverão ser capazes de:
- Desenvolver competências de liderança de grupos;
- Desenvolver competências na gestão diária das viagens com destinos diversificados;
- Desenvolver estratégias para tornar as viagens agradáveis;
- Desenvolver estratégias de comunicação com as pessoas (clientes);
- Desenvolver estratégias de comunicação com grupos de trabalho;
- Desenvolver competências interpessoais na gestão de conflitos;
- Adquirir competências de utilização de ferramentas e técnicas web ou App –  Ibéricas;
- Afinar o estilo de comunicação de acordo com a objectivos individuais;
- Desenvolvimento de competências em plataformas digitais na generalidade.

Destinatários

Técnicos de turismo, gerentes da agências de viagens, formadores, operadores turísticos, guias interpretes, correios de turismo, transferistas, motoristas de turismo, relações públicas, walking tourism, público em geral.

Conteúdo Programático

Módulo 1: Mail Tourism Leader
1.1.  Auto liderança
1.2.  Competências
1.3.  Ferramentas
1.4.  Filosofia e metodologia

Módulo 2: Comunication and Sucess
2.1. Mensagem inicial
2.2. Apresentação oral
2.3. Apresentação vídeo
2.4. Apresentação Power
2.5. Comunicação Organizacional
2.6. A arte de falar em publico
2.7. Medo do publico: como ultrapassar
2.8. Segredos da comunicação de sucesso

Modulo 3: Estratégias Avançadas
3.1. Crise vs oportunidades
3.2. Criar relação com o grupo
3.3. Abordagem de grupos diários
3.4. Gestão do tempo
3.5. Obstáculos – projeção do trabalho em equipa
3.6. Fecho do grupo dia a dia

Modulo 4: Liderança e Planeamento
4.1. Liderança
4.2. Consolidação de equipas
4.3. Atingir objectivos
4.4. Inspiração de equipas e de grupos

Modulo 5: Teoria vs Pratica
5.1. Casos práticos
5.2. Experiência com profissionais de turismo
5.3. Diferentes abordagens (guias; correios; Transferistas, etc)
5.4. Apresentação do modelo web e a sua utilidade.

Modulo 6: Os pontos estratégicos das visitas
6.1. A abordagem técnica da informação sobre a visita
6.2. Como processa a visita do ponto de vista informativo
6.3. Adaptabilidade de informação
6.4. O tempo da visita e a linguagem adaptada às circunstâncias

Modulo 7: Saber ver, ler e interpretar a Arte
7.1. Arte antiga
7.1.1. Arte clássica: Grécia e Roma
7.2. Arte medieval
7.3. O Renascimento
7.4. Maneirismo, Barroco e Rococó
7.5. Neoclassicismo, Romantismo, Academicismo, Realismo
7.6. Impressionismo, pós-Impressionismo
7.7. Arte moderna
7.8. Arte contemporânea

Metodologia

Metodologia de formação ativa, com avaliação contínua e final.
A formação é apresentada de forma compacta, pelo que será necessária a presença em pelo menos 75% das horas de formação.

Formador

Amaro Correia. Doutorando Ciências da Informação – Especialidade em Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, Mestrado em Relações Internacionais, Licenciatura Ciência Politica e Relações Internacionais, vasta experiência nas áreas de realização e locução radiofónica,  guia interprete, correio de turismo e coordenação em departamento de relações publicas em agência turística.

Duração

30 horas.

Realização

A definir

Certificação

No final da ação, todos os formandos que concluírem o curso com aproveitamento receberão um Certificado de Formação da UFP.

Custos

Regime Geral: 170,00 Euros.
Regime Específico: 150,00 Euros (aplicável a alunos e ex-alunos da UFP e a entidades protolocadas com a UFP).
Certificado: custo adicional de 5,00 Euros.

Número de Formandos

Mínimo: 12

Inscrição

UFP TV
O Laboratório de Televisão funciona como um centro de produção de vídeo para apoio às actividades da Universidade.
Ver streamingVer Galeria de Vídeos
Secretaria Virtual
E-Learning
UFP-Universidade Virtual
Biblioteca
As Bibliotecas da UFP têm como missão permitir o acesso aos recursos informativos necessários ao desempenho das funções de ensino, investigação e aprendizagem, bem como conservar e preservar as suas colecções.
Ver streaming
Webmail
Acesso ao Webmail da Universidade Fernando Pessoa.
A UFP utiliza a plataforma/serviços gmail para fornecimento de serviços de correio electrónico.
Aceder ao webmail