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Gabinete de Acção Social Escolar

O Gabinete de Acção Social Escolar (GASE) da Universidade Fernando Pessoa (UFP) tem como principal objectivo permitir que todos os estudantes, independentemente das suas condições económicas, possam frequentar os nossos cursos.


Bolsas de Estudo da Direcção Geral do Ensino Superior (DGES/DSAE)

A bolsa de estudo é uma prestação pecuniária, de valor variável, para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso e é suportada integralmente pelo Estado a fundo perdido.

De acordo com o Despacho n.º 5404 de 2017, o requerimento de atribuição da bolsa de estudo para um ano lectivo deve ser submetido:

a) Entre 25 de junho e 30 de setembro;

b) Nos 20 dias úteis subsequentes à matrícula, quando esta ocorra após 30 de setembro;

c) Ocorrendo a inscrição antes de 30 de setembro o estudante dispõe sempre de um prazo de 20 dias úteis para submeter o requerimento, mesmo que esse prazo ultrapasse aquela data;

d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas a) e b) o requerimento pode ainda ser submetido entre 1 de outubro e 31 de maio, sendo, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir proporcional ao valor calculado nos termos do presente regulamento, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período lectivo.

Informação sobre os requerimentos para atribuição de bolsa de estudo, ano letivo 2016/2017, na UFP (Porto)Mapa Síntese

Informação sobre os requerimentos para atribuição de bolsa de estudo, ano letivo 2015/2016, na UFP (Ponte de Lima): Mapa Síntese

Para mais informações poderá consultar o sítio da DGES/DSAE: www.dges.gov.pt ou contactar o GASE (gase@ufp.edu.pt).


Bolsas de Estudo por Mérito da Direcção Geral do Ensino Superior (DGES/DSAE)

A bolsa de mérito, de acordo com o Despacho n.º 13531/2009, alterado pelo Despacho n.º 7761/2017, é uma prestação pecuniária, de valor fixo, destinada a estudantes que tenham mostrado um aproveitamento escolar excecional (no ano letivo a que se refere a atribuição da bolsa, tenha obtido aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do ano curriculares e uma média das classificações dessas unidades curriculares não inferior a 16 valores). Esta bolsa é aplicável às licenciaturas, mestrados integrados, mestrados, cursos de especialização tecnológica e cursos técnico superior profissional, e os critérios de seleção são estabelecidos em cada ano letivo, conforme regulamento próprio

Prazo de candidaturas (média das classificações das unidades curriculares obtida no ano letivo 2013/2014): 27 a 30 de novembro de 2017

Resultados (média das classificações das unidades curriculares obtida no ano letivo 2013/2014): disponível aqui.

 

Programa Retomar da Direção Geral do Ensino Superior (DGES/DSAE)
O Programa Retomar é uma iniciativa do Governo Português que tem como principais objetivos: Permitir o regresso de estudantes do ensino superior que pretendam completar formações anteriormente iniciadas ou realizar uma formação diferente, nomeadamente incentivando o regresso de antigos estudantes que abandonaram o ciclo de estudos antes da sua conclusão; Combater o abandono escolar no ensino superior, tendo presente critérios de utilidade social e empregabilidade; Promover a qualificação superior de jovens que não estão nem a trabalhar, nem inseridos em percursos de educação ou formação.

Para mais informações poderá consultar o Regulamento, de acordo com o Despacho normativo n.º 8-A/2014, ou o sítio da DGES/DSAE: www.dges.gov.pt.


Localização e Contactos:
Praça 9 de Abril, 349 | 4249-004 Porto | Portugal
Rés-do-chão do Edifício Pedagógico – Sede
Telf. (+351) 22 507 13 00 | Fax: (+351) 22 550 82 69
gase@ufp.edu.pt

Horário de atendimento:
2.ª a 6.ª – Manhã – 10.30 | 12.30
2.ª a 6.ª – Tarde – 15.30 | 17.00

Gestão de atendimento presencial:
Retirar senha D no dispensador.

Coordenação:
Rui Padrão
Colaboradores:
Pedro Soares

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