Alunos de Doutoramento da UFP apresentam trabalhos na SOPCOM

Duas alunas de Doutoramento em Ciências da Informação, na especialidade de Jornalismo e Estudos Mediáticos, e um estudante de pós-doutoramento da UFP apresentaram resultados de pesquisas no Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação – SOPCOM, no dia 21 de novembro, em Braga, na Universidade do Minho.

O Encontro “Fronteiras do Jornalismo e modelos de negócio: constrangimentos e sustentabilidade” integrou o II Encontro do GT de Economia e Políticas de Comunicação e V GT Jornalismo e Sociedade, da SOPCOM e reuniu investigadores de Portugal e do Brasil.

As doutorandas, Leoní Serpa e Patrícia Weber, sob a orientação do Prof. Doutor Jorge Pedro Sousa, apresentaram o trabalho: “Cenários e alternativas na viabilidade económica da atividade jornalística no Brasil”, na sessão de “Novas perspetivas de negócio no jornalismo”. A apresentação e posterior artigo científico resultam de uma pesquisa exploratória e de estudos de casos e faz uma reflexão sobre modelos de negócio em vias de falência e com pouca sustentabilidade. Nesse trabalho, apresentaram-se, assim, modelos considerados alternativas de sustentabilidade, para empresas e jornalistas.

O estudante do pós-doutoramento, Marco António Gehlen, sob a orientação do Prof. Doutor Jorge Pedro Sousa, apresentou o trabalho “Jornalismo de dados em Portugal: um estudo exploratório sobre práticas jornalísticas especializadas”, na sessão “Desafios às práticas jornalísticas”, em que fez uma abordagem do uso de dados na atividade jornalística e as tendências do modelo nos futuros negócios de média.