Estudo UFP sobre Terapia da Fala em pacientes com nódulos vocais

O artigo “Is there an improvement on acoustic voice parameters in patients with bilateral vocal fold nodules after voice therapy? a meta‑analysis” foi recentemente publicado na revista European Archives of Oto-Rhino-Laryngology.

Este artigo faz parte do plano de um estudo mais amplo, da autoria da Terapeuta da Fala Rita Alegria, conducente ao grau de Doutor em Perturbação e Desenvolvimento da Linguagem pela Universidade Fernando Pessoa, intitulado “Reabilitação vocal em meio aquático: estudo longitudinal” e desenvolvido sobre a orientação da Profª. Doutora Susana Vaz Freitas e da Profª. Doutora Conceição Manso.

O objetivo do estudo apresentado neste artigo foi estimar o efeito da intervenção da Terapia da Fala em adultos com nódulos nas pregas vocais, em três parâmetros acústicos da voz (designados por frequência fundamental, jitter e shimmer). A análise acústica tem um papel na avaliação clínica da voz de pacientes com nódulos nas pregas vocais, fornecendo medidas objetivas sobre o efeito da terapia nos parâmetros acústicos da voz.

Esta metanálise mostrou que pacientes com nódulos nas pregas vocais melhoraram significativamente os parâmetros acústicos da voz após intervenção vocal. Ou, dito de outra forma, que a intervenção dos Terapeutas da Fala é efetiva na recuperação de pacientes com nódulos nas pregas vocais.

O artigo já publicado está acessível aqui.