SOBRE O CURSO

Com os avanços científicos e tecnológicos que vertiginosamente vão acontecendo, as práticas clínicas apresentam novas necessidades. Por isso, os planos de estudo das escolas de saúde têm sido obrigados adaptar-se a estas realidades, nem sempre, infelizmente, com a prontidão e a profundidade desejadas, mantendo, em muitos casos, estruturas do século anterior.
Sendo imperioso que os comportamentos humanos respondam adequadamente a estas necessidades, torna-se urgente definir e melhorar novas competências, adequar a gestão das doenças crónicas, adotar novas tecnologias e desenvolver outras áreas de conhecimento. Junta-se, portanto, à clássica dualidade das ciências básicas/clínicas, um terceiro componente que contempla as influências socias e os desafios administrativos nos cuidados de saúde que vão sendo prestados às populações.

OBJETIVOS

Contribuir para reinventar aspectos fundamentais da educação moderna em saúde, encorajando os profissionais do sector a repensar o modo como devem modernizar os seus desempenhos mediante a aquisição de valores explicitados nas diversas unidades curriculares do curso.

DESTINATÁRIOS

O curso destina-se preferencialmente a profissionais de saúde que pretendam actualizar os currículos de modo a serem capazes de terem desempenhos mais completos e eficientes no exercício das suas actividades.Podem ainda beneficiar do curso aqueles que procuram complementar a sua formação com conhecimentos fundamentais para uma mais valiosa e harmoniosa integração nas equipas de trabalho em que colaboram.

HORÁRIO

SEX: 18:00-22:00 e SAB: 9:00- 13:00

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO 

A avaliação individual das unidades curriculares far-se-á através de um relatório com as dimensões máximas de quatro páginas A4, fonte Times New Roman 10 a 1,5 espaços, com margens não superiores a 2,5 cm, onde os alunos manifestem a real noção dos conhecimentos e aptidões adquiridos e, eventualmente, das lacunas sentidas. Este relatório será avaliado qualitativamente, podendo os alunos excluídos repetir a prova 30 dias depois.

No fim do curso os alunos devem proceder a um auto-estudo para o trabalho de conclusão, que culminará com a elaboração de uma monografia que se relacione com os temas abordados no curso e não deverá exceder 30 páginas A4 com as características anteriormente apontadas. No caso desta monografia não ser aprovada por uma comissão cientifica a designar deverá ser elaborada uma outra, para ser entregue 60 dias depois.

Aos alunos que tenham assiduidade e classificações positivas em todas as unidades curriculares e no trabalho final será passado um certificado.

CORPO DOCENTE

Prof. Doutor Agostinho Monteiro · Prof. Doutor António Ferreira · Prof. Doutor Henrique Barros · Prof. Doutor Jaime Milheiro· Prof. Doutor José Lumini · Prof. Doutor José Manuel Calheiros · Prof. Doutor Manuel Cardoso de Oliveira · Prof. Doutor Paulo Lobo· Prof. Doutor Rocha Gonçalves · Prof. Doutor Tiago Taveira · Prof.ª Doutora Ana Salazar · Prof.ª Doutora Cláudia Silva · Prof.ª Doutora Cristina Amaral · Prof.ª Doutora Filomena · Prof.ª Doutora Isabel Azevedo · Prof.ª Doutora Isabel Silva · Prof.ª Doutora Susana Teixeira

COORDENAÇÃO

Prof. Doutor Manuel Cardoso de Oliveira

Envie o formulário para ser contactado pela coordenação do curso



CandidatoProfissionalOutro


PortugalPaís UEOutro País














CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

NÚMERO DE VAGAS
30 vagas

INFORMAÇÕES E CANDIDATURAS
Gabinete de Ingresso (ligação)

DATAS E CUSTOS

CANDIDATURAS: presencialmente no Gabinete de Ingresso
CRONOGRAMA*: 12 OUT. 18 a 22 FEV. 2019

TAXAS**
Candidatura (paga no ato de candidatura): 100€
Propina: 500€

* A realização do curso obedece a um número mínimo de alunos
** Não dispensa a consulta das Normas Gerais Relativas ao Pagamento das Taxas Escolares na UFP (PDF)