HORÁRIO PÓS-LABORAL

ACESSO A BOLSAS DE ESTUDO

CORPO DOCENTE DE REFERÊNCIA

Acreditação plena, por 6 anos, pela A3ES, em 30-10-2013 (ligação)

funciona em Regime Pós-laboral, na Unidade de Ponte de Lima

Provas de Ingresso (reg. geral)
Economia, Geografia ou Matemática
Vagas (reg. geral) 30 

A proporção equilibrada de disciplinas nas áreas científicas de gestão e de contabilidade, complementadas com disciplinas promotoras de desenvolvimento de competências transversais, habilitam os licenciados em Gestão Comercial e Contabilidade para exercer a sua atividade profissional como responsáveis financeiros e gestores (do sector privado e público).

PORQUÊ ESCOLHER GESTÃO COMERCIAL E CONTABILIDADE DA UFP?

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Proximidade e apoio dos professores ao longo de todo o curso

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Corpo docente altamente qualificado e diferenciado, com experiência e reconhecimento nacional e internacional.

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Programas das unidades curriculares com conteúdos científicos e técnicos atualizados, e uma grande percentagem de aulas práticas, permitem aos alunos uma aprendizagem em contexto real e uma adaptação gradual à futura vida profissional.

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Qualidade das instalações.

A SUA EQUIPA DE APOIO

O sucesso educativo alcança-se através do trabalho de equipa. Durante o seu processo de candidatura, e sempre que precisar, contará com o apoio e aconselhamento de uma equipa de profissionais.

Professores

Além de academicamente qualificados, os nossos professores são conhecidos por serem muito próximos dos alunos e disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas.

Equipa de Acolhimento

A equipa de acolhimento, constituída por colaboradores da UFP que são maioritariamente antigos alunos da universidade, tem como objetivo facilitar a integração dos novos alunos.

Colaboradores

Presencialmente (durante os horários de atendimento) ou à distância de um clique, os nossos colaboradores são conhecidos pelo seu profissionalismo e pela sua disponibilidade para ajudar.

PLANO DE ESTUDOS

1º Ciclo Licenciatura* · Duração: 8 Semestres · 240 ECTS
Conforme Registo R/B-AD-93/2006, DR 2ª série n.º 56, de 20 de Março de 2007 · Despacho n.º 10761/2007, DR 2ª série n.º 107, de 04 de Junho de 2007 · Despacho n.º 149/2012, DR 2ª série n.º 5, de 06 de Janeiro de 2012 · Despacho nº7267/2014, de 03 de Junho, publicado no Diário da República nº 106, 2ª série

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Objetivos: a) entender os princípios microeconómicos subjacentes ao comportamento dos consumidores e das empresas e a interação dos agentes em estruturas diferenciadas; b) entender o mecanismo de preços como regulador dos mercados; c) conhecer as teorias do consumidor, dos custos e da produção; d) distinguir a análise microeconómica em diferentes estruturas de mercado.

Competências: a) aquisição de conhecimentos específicos em microeconomia; b) resolução de problemas; c) aplicação de conhecimentos em contextos diferentes; d) adaptação a novas situações; e) trabalho autónomo.

Os objetivos fundamentais desta unidade curricular, implícitos nos temas a abordar, são a obtenção de um enquadramento conceptual adequado à Contabilidade, a compreensão do processo de normalização contabilística e a prática contabilística desde a abertura da Escrita até à Prestação de Contas. No final, o aluno deverá ser capaz de efetuar registos contabilísticos que envolvam contas das diferentes classes do Sistema de Normalização Contabilística, bem como elaborar as principais demonstrações financeiras.

A presente unidade curricular deverá possibilitar ao aluno a compreensão e a aplicação dos algoritmos algébricos. Estes deverão promover a completa compreensão de outras unidades curriculares, bem como possibilitar a identificação e aplicação de ferramentas de apoio à Economia e Gestão. Neste contexto, os alunos deverão adquirir: a) capacidade de análise e síntese; b) capacidade e autonomia para resolver problemas; c) capacidade de aplicar o conhecimento; d) capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante que sustente juízos e soluções preconizadas.

Esta unidade letiva pretende desenvolver competências linguísticas e comunicativas dos alunos com o objetivo de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações socioprofissionais, uma ferramenta ao serviço da formação académica e profissional específica do aluno, bem como promover a aprendizagem e investigação autónomas. Visa também a consolidação de estruturas gramaticais e padrões previamente adquiridos, bem como a identificação, crítica, comentário e produção de vários tipos de texto, através do desenvolvimento das capacidades de ouvir, compreender, analisar, discutir e resolver problemas em inglês.

Objetivos de Aprendizagem: a capacidade de análise e síntese; a capacidade de aprender;a habilidade para resolver problemas; a capacidade de aplicar o conhecimento;a capacidade de adaptar-se a situações novas;a capacidade para trabalhar a informação; a capacidade de trabalhar autonomamente e em grupo; a liderança; as capacidades de investigação; a capacidade de compreensão a um nível que saibam aplicar os conhecimentos; a capacidade de resolução de problemas no âmbito da sua área de estudo, e de constituírem e fundamentarem a sua própria argumentação.

A escolher entre Língua estrangeira | Programas e fundos europeus

UNIDADES CURRICULARES ECTS

1. Compreender os problemas e objetivos da análise macroeconómica; 2. Compreender a mensuração conducente às principais grandezas macroeconómicas; 3. Conhecer a fundamentação e entendimento clássico e keynesiano da macroeconomia no âmbito dos mercados de bens e serviço, de capital e do trabalho; 4. Desenvolver competências que permitam estabelecer uma análise crítica fundamentada de informação estatística e interpretação de orientações de políticas económica; 5. Competências a desenvolver: a) análise e síntese; b) aquisição de conhecimentos específicos em macroeconomia; c) resolução de problemas; d) aplicação de conhecimentos em contextos diferentes; e) trabalho autónomo.

Os objetivos fundamentais desta unidade curricular, implícitos nos temas a abordar, são a obtenção de uma adequada formação que permita a compreensão das áreas temáticas da Contabilidade Financeira e a perceção da importância da informação contabilística no processo de decisão. No final o aluno deverá ser capaz de contabilizar factos que envolvam todas as classes do Sistema de Normalização Contabilístico, bem como dominar os conceitos, os critérios de reconhecimento e mensuração, o âmbito e as informações a divulgar no anexo para cada caso.

1. Capacidade de calcular estatísticas e distingui-las de parâmetros. 2. Capacidade de caracterizar devidamente conjunto de dados (amostrais ou populacionais) e fazer a sua correta interpretação. 3. Capacidade de identificar e utilizar modelos específicos de distribuições de probabilidade. 4.Capacidade de utilizar ferramentas de inferência estatística: intervalos de confiança. 5. Testar hipóteses aos parâmetros do modelo de regressão linear.

Esta unidade letiva pretende desenvolver competências linguísticas e comunicativas dos alunos com o objetivo de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações socioprofissionais, uma ferramenta ao serviço da formação académica e profissional específica do aluno, bem como promover a aprendizagem e investigação autónomas. Visa também a consolidação de estruturas gramaticais e padrões previamente adquiridos, bem como a identificação, crítica, comentário e produção de vários tipos de texto, através do desenvolvimento das capacidades de ouvir, compreender, analisar, discutir e resolver problemas em Inglês

Através da presente disciplina pretende-se que os discentes do presente curso assimilem as noções básicas e introdutórias do que é e porque existe o Direito Civil, quais são as suas grandes linhas estruturais, a relação jurídica, o negócio jurídico e os vícios dos negócios, bem como as relações contratuais. Pretende-se, ainda, que o aluno venha a conhecer os princípios gerais das relações civis, já que as mesmas fazem parte do quotidiano do indivíduo e, por isso, necessárias a qualquer profissional da área das Ciências Empresariais.

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Objetivos: Caracterizar os principais instrumentos e técnicas de análise financeira; Calcular e desenvolver um raciocínio crítico acerca dos diferentes indicadores económico-financeiros, bem como elaborar o diagnóstico da situação económico financeira da empresa; Conhecer os principais instrumentos de financiamento de empresas; Compreender e aplicar as noções gerais e especiais de amortização de empréstimos. Competências: elaboração do diagnóstico da situação económico-financeira das empresas, nomeadamente no que respeita ao seu equilíbrio financeiro e à sua rentabilidade; selecionar fontes de financiamento adequadas; adaptação a novas situações; trabalho autónomo.

1 -Reconhecer a utilidade da contabilidade analítica para a gestão; 2 -Apreender os conceitos básicos da contabilidade analítica; 3 – Definir e classificar os custos; 4 – Calcular o custo de um produto/serviço; 5 – Imputar os custos industriais indiretos aos objetos de custos; 6 – Articular a contabilidade geral com a contabilidade analítica; 7 – Analisar as diferentes óticas de tratamento dos gastos, rendimentos e resultados de forma a apoiar a tomada de decisões aos vários níveis numa organização; 8 – Aplicar as técnicas necessárias à organização interna da contabilidade e os instrumentos de análise de custos e de rendimentos, tendo em atenção os aspetos de Gestão.

Objetivos: Dotar os alunos das bases indispensáveis em Marketing através da compreensão e operacionalização dos conceitos e instrumentos fundamentais do Marketing e da Comunicação Empresarial e compreender a sua função dentro das organizações como fator crítico de sucesso.
Competências: i) Desenvolver um raciocínio e uma atitude de orientação para os clientes e para o mercado; ii) Avaliar o valor dos clientes; iii) Segmentar o mercado e posicionar a oferta; iv) Capacidade de planeamento de estratégias de marketing; v) Capacidade de análise dos principais modelos de portefólio de produtos; vi) Desenvolver estratégias e campanhas de comunicação

A presente unidade curricular visa introduzir ao alunos os conceitos e técnicas nucleares da gestão organizacional, dotando-os de: – Conhecimento das escolas e modelos nucleares de gestão; – Capacidade de compreensão sobre os contextos e dinâmicas organizacionais ;- Capacidade crítica para o entendimento e participação nos processos de gestão; – Conhecimento e compreensão das áreas e funções da gestão organizacional; – Capacidade de planeamento e operacionalização de instrumentos de gestão.

A disciplina pretende dotar os alunos do conhecimento instrumental, teórico e prático, indispensável à sua sadia integração futura em unidades empresariais societárias, preparando-os para aí se moverem com total à vontade jurídico nos domínios das normas que regem a actividade individual e societária comercial.Competências a atingir: estar aptos a compreender a filosofia subjacente ao ordenamento jurídico comercial no plano da sua dimensão conceptual das actuais escolhas reguladoras, mas também daquelas que poderão vir a enformar o ordenamento jurídico comercial no futuro.

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Complementar e consolidar as aprendizagens anteriores; Familiarizar os alunos com a normalização contabilística; Conhecer as normas e delas retirar soluções para a contabilização; Ser capaz de completar o processo contabilístico, em final de exercício; Saber relatar a informação contabilística, elaborando as demonstrações financeiras

Reconhecer a utilidade da contabilidade analítica para a gestão; Apreender os conceitos básicos da contabilidade analítica; Definir e classificar os custos; Calcular o custo de um produto/serviço, em processos produtivos mais complexos; Imputar os custos industriais indiretos aos objetos de custos: secções ou actividades; Aplicar as técnicas necessárias à organização interna da contabilidade e os instrumentos de análise de custos e de rendimentos, tendo em atenção os aspetos de Gestão; Elaborar orçamentos, partindo de custos padrões e analisar desvios.

Os conteúdos programático desta unidade curricular, bem como os métodos de ensino-aprendizagem têm como objetivo permitir que os alunos adquiram as seguintes competências: – Integrar conceitos, teorias, métodos e técnicas no domínio da gestão de Pessoas; – Identificar características relevantes de indivíduos e de grupos através da administração de questionários, da realização de entrevistas e da observação; – Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita; – Desenvolver uma atitude crítica, bem como adotar valores éticos e deontológicos.

Compreender a importância da distribuição o contexto da atividade da gestão comercial, nomeadamente as novas funções e tipologias de distribuição e comércio, a interdependência entre o marketing e a distribuição, e as relações entre os produtores e os distribuidores. Competências: Caracterizar e analisar a tipologia dos canais de distribuição; Adquirir conhecimentos e instrumentos que permitem a optimização das redes de distribuição e as operações logísticas a elas associadas; Analisar e categorizar a performance comercial dos diferentes canais de distribuição.

Objetivos da unidade curricular e competências a atingir: a) pretende-se ministrar aos alunos uma formação básica no domínio do Direito Fiscal através do conhecimento dos esquemas conceptuais e dogmáticos, sua evolução e estado actual, deste ramo do Direito, bem como dos principais impostos do sistema fiscal português.
Competências a atingir: estar aptos a compreender a filosofia subjacente ao ordenamento jurídico fiscal no plano da sua dimensão concetual das actuais escolhas reguladoras, mas também daquelas que poderão vir a enformar o ordenamento jurídico tributário no futuro.

UNIDADES CURRICULARES ECTS

– Familiarizar os alunos com a necessidade e objetivos de informação das entidades públicas; – Conhecer as especificidades das entidades públicas; – Conhecer e ser capaz de analisar as NCP-AP; – Aplicar as NCP-AP, na contabilização de factos relacionados com a área financeira; – Perceber a importância da contabilidade orçamental; – Contabilizar no âmbito da contabilidade orçamental, os orçamentos iniciais e as suas alterações; – Contabilizar a execução orçamental, nas suas diferentes fases.

Partindo da definição e enquadramento da Gestão Orçamental no ciclo de planificação, são apresentadas as principais técnicas de elaboração e articulação dos diferentes orçamentos, bem como das demonstrações financeiras previsionais deles emergentes. É ainda enfatizada a importância da análise dos desvios, dentro dos princípios do controlo orçamental. No final, o aluno deverá ser capaz de elaborar o orçamento de uma empresa, as respetivas demonstrações financeiras previsionais, e calcular e analisar os desvios, propondo medidas corretivas.

1. Introduzir os conceitos de base essenciais relativos à análise de investimentos; 2. Dar a conhecer as etapas da elaboração de um projeto de investimento e a utilidade da realização de estudos prévios na formulação de projetos de investimento, assim como saber utilizar algumas ferramentas de previsão para fazer face à incerteza dos fluxos financeiros; 3. Expor os critérios usualmente utilizados na avaliação financeira de projetos de investimento baseados nos Cash Flow e aprender a utilizá-los corretamente recorrendo a pequenos exemplos de aplicação; 4. Aprender a escolher entre PI’s de diferente dimensão e duração; 5. Avaliar o impacto da Inflação na análise de Investimentos; 6. Fornecer as ferramentas para uma cuidada avaliação de projetos de investimento em contexto de incerteza e risco; 7.Avaliar o impacto da Inflação na análise de Investimentos; 8. Fornecer as ferramentas para uma cuidada avaliação de projetos de investimento em contexto de incerteza e risco.

Objectivos: Compreender a importância da IO na gestão. Representar um sistema real num modelo matemático e, posteriormente, por recurso a técnicas computacionais, obter soluções para o modelo; Interpretar o significado das soluções obtidas e analisar o impacto de alterações nos valores dos parâmetros do modelo; Reconhecer e resolver problemas de transportes e de afetação como casos particulares de modelos de programação linear; Aplicar os métodos PERT e CPM na determinação das atividades críticas, no âmbito da gestão de projetos. Competências: aquisição de conhecimentos e ferramentas específicas de IO no auxílio à tomada de decisão em diferentes contextos; adaptação a novas situações; trabalho autónomo.

Objetivos da unidade curricular e competências a atingir: Pretende-se ministrar aos alunos uma formação especializada no domínio da Fiscalidade Empresarial através do conhecimento das noções fundamentais do planeamento fiscal, dos benefícios fiscais, dos procedimentos e processo tributário, do regime das infrações tributárias, bem como do procedimento de inspeção.Competências a atingir: estar aptos a compreender o funcionamento do ordenamento jurídico fiscal no plano da sua dimensão operativa, com repercussões diretas na vida das empresas.

Através da presente disciplina pretende-se que os discentes do presente curso assimilem as noções básicas e introdutórias do que é e porque existe o Direito Trabalho, quais são as suas grandes linhas estruturais, a relação jurídica laboral Pretende-se, ainda, que o aluno venha a conhecer os princípios gerais das relações civis, já que as mesmas fazem parte do quotidiano do indivíduo e, por isso, necessárias a qualquer profissional da área das Ciências Empresariais

UNIDADES CURRICULARES ECTS

A escolher entre Finanças públicas e gestão autárquica  | Empreendedorismo

Objetivos: Permitir aos alunos a utilização investigação e análise de mercados como um instrumento primordial da sua atividade profissional futura, com especial relevância como instrumento de redução de riscos e de suporte de decisões e de interpretação de dados. Os alunos deverão ficar habilitados não só a compreender o papel da investigação e pesquisa de mercados e interpretá-la, bem como poder conceber e implementar de raiz uma investigação, que passe pela definição de um problema e objetivos, pela recolha e análise dos dados e termine num relatório final.

O objetivo fundamental da unidade curricular consiste na obtenção de conhecimentos relativos aos elementos integrantes do relato financeiro e da prestação de contas das empresas, bem como da sua importância no processo de tomada de decisões por parte dos destinatários. Neste contexto, espera-se que o aluno venha a ser capaz de elaborar o Relatório e Contas de uma empresa, bem como preparar toda a informação exigida pela Autoridade Tributária e Aduaneira.

(i) Saber definir ética, moral e deontologia; (ii) Dar passos para desenvolver um raciocínio moral autónomo e responsável; (iii) Saber aplicar o raciocínio ético a dilemas no domínio da Gestão Comercial e da Contabilidade, à luz dos princípios deontológicos fundamentais nesta área; (iv) Mostrar capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante, particularmente na área profissional, de modo a estar habilitado a fundamentar as soluções que sejam preconizadas e os juízos emitidos, sobretudo na análise dos aspectos éticos relevantes; (v) Desenvolver capacidades para uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.

* A conclusão, com aproveitamento, de todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do 1º ciclo (180 ECTS) confere o grau de licenciado.

COORDENAÇÃO DO CURSO

Profª. Doutora Luísa Ribeiro

Envie o formulário para ser contactado pela coordenação do curso



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INTERCÂMBIO / ESTUDAR NO ESTRANGEIRO

Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram os critérios de elegibilidade dispõem da possibilidade de realizar períodos de estudo e/ou de estágio em mobilidade internacional.

Os períodos de estudo em mobilidade internacional de estudantes são realizados em instituições de ensino superior fora de Portugal, com as quais a UFP mantém acordos de intercâmbio de estudantes, ao abrigo do Programa Erasmus+ (no espaço Europeu) ou de outros acordos bilaterais de intercâmbio existentes.

Informação sobre programas de mobilidade/intercâmbio estão disponíveis através do Gabinete de Relações Internacionais (ligação).

CANDIDATURAS E TAXAS ESCOLARES

1.ª FASE* (REGIME GERAL E UNIÃO EUROPEIA)
CANDIDATURAS: 01 MAI – 14 AGO 2018
AFIXAÇÃO DOS RESULTADOS: 17 AGO 2018
MATRÍCULAS: 20 AGO – 07 SET 2018

2.ª FASE* (REGIME GERAL E UNIÃO EUROPEIA – VAGAS EVENTUALMENTE SOBRANTES**)
CANDIDATURAS: 11 – 18 SET 2018
AFIXAÇÃO DOS RESULTADOS: 20 SET 2018
MATRÍCULAS: 20 SET – 26 SET 2018

RECEÇÃO AOS NOVOS ALUNOS E INÍCIO DO ANO LETIVO:  17 SET. 2018

* Não dispensa a consulta do Cronograma de Ingresso (PDF)
** O Mestrado Integrado em Medicina Dentária não dispõe de vagas para candidaturas de 2ª fase 2018/19

VER TAXAS

VISITE O CAMPUS UNIVERSITÁRIO

Venha conhecer a Universidade Fernando Pessoa. Visite as bibliotecas, laboratórios e espaços do campus UFP.
Desfrute dos espaços verdes e tire uma foto ao pé da estátua do nosso Patrono, Fernando Pessoa.



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