CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

Regime Geral: Estudantes do ensino secundário Português

  1. Condições de ingresso:
    a) Ser titular de um curso de ensino secundário Português ou equivalente legal;
    b) Ter realizado, no ano em curso ou nos dois anos anteriores e com nota mínima de 95 valores (numa escala de 0 a 200), a prova de ingresso, ou o conjunto de provas (PDF), exigidas para o curso ao qual se candidata.
  2. Critérios de admissão:
    A candidatura pelo Regime Geral é baseada na Nota de Candidatura (por ordem decrescente de nota).
    2.1. A nota de candidatura é uma classificação na escala de 0 a 200 pontos (arredondada às décimas) e o candidato terá que ter nota igual ou superior a 100 pontos.
    2.2. É calculada através da seguinte fórmula: classificação do ensino secundário × 0,65 + classificação da prova de ingresso exigida × 0,35
  3. Submissão da candidatura:
    3.1. Online
    , clicando no botão “EFETUAR CANDIDATURA” abaixo;
    3.2. Presencialmente, no Gabinete de Ingresso.

EFETUAR CANDIDATURA


Documentos necessários:

  • Documento de identificação da União Europeia | Cidadãos Extracomunitários: Visto de Estudante ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
  • Documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
  • Ficha de classificação dos exames nacionais do ensino secundário (Ficha ENES) do ano civil em que apresenta a candidatura*;
  • Boletim de Candidatura;
  • Pagamento da taxa de candidatura.

* No caso de candidatura online, o original ou a cópia autenticada deste documento terá que ser enviado/a pelo correio  para o Gabinete de Ingresso da UFP, dentro do prazo de candidatura.

  1. Cronograma:
    As datas para este regime de ingresso estão disponíveis e podem ser consultadas no Cronograma de Ingresso do Regime Geral 2020-21.

5. Matrícula:
Documentos necessários:

  • Fotografia (3 x 4 cm);
  • Comprovativo de satisfação de pré-requisitos (aplicável aos cursos em que são exigidos pré-requisitos);
  • Comprovativo de proficiência da língua portuguesa*;
  • Q54 – Boletim de matrícula (PDF);
  • Pagamento da matrícula e da propina.

* Aplicável aos candidatos de países cuja língua oficial não seja o português que sejam admitidos nos ciclos de estudos com estágios/práticas clínicas, nas Clínicas Pedagógicas da UFP, no Hospital-Escola da UFP ou em Unidades de Saúde externas (Análises Clínicas e Saúde Pública, Ciências da Nutrição, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Dentária, Terapêutica da Fala).
NOTA:
1. Estudantes que não entreguem esse comprovativo no ato da matrícula serão obrigatoriamente inscritos para frequência do curso de “Português para Estrangeiros”.
1.1. A duração do curso é de dois anos letivos, sendo a aprovação necessária para poderem prosseguir para a formação clínica.
1.2. Alunos que não obtenham aprovação ao curso no final dos dois anos, terão que frequentar um 3º ano do curso.
2. A frequência do curso está sujeita ao pagamento da respetiva taxa em vigor.

6. NOTAS IMPORTANTES:
6.1. Não é efetuado o reembolso de taxas pagas nem a devolução de documentação entregue.
6.2. A abertura dos cursos obedece a um número mínimo de matrículas.
6.3. Morada para envio de documentação:
Universidade Fernando Pessoa
Gabinete de Ingresso
Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto

Regime Geral: Estudantes do ensino secundário da União Europeia

  1. Condições de ingresso:
    a) Ser titular de um curso de ensino secundário de um país da União Europeia ou equivalente legal;
    b) Ter realizado, este ano ou nos dois anos anteriores, exames finais das disciplinas terminais do ensino secundário estrangeiro correspondentes às provas de ingresso (PDF) fixadas para o curso ao qual se candidatam;
    c) Ter obtido nos exames estrangeiros referidos na alínea anterior nota mínima de 95 valores (numa escala de 0 a 200).
  2. Critérios de admissão:
    A candidatura pelo Regime Geral é baseada na Nota de Candidatura (por ordem decrescente de nota)
    a) A nota de candidatura é uma classificação na escala de 0 a 200 pontos (arredondada às décimas) e o candidato terá que ter nota igual ou superior a 100 pontos.
    b) A nota de candidatura é calculada através da seguinte fórmula: classificação do ensino secundário × 0,65 + classificação dos exames finais do ensino secundário estrangeiro* × 0,35
    * Correspondentes às provas de ingresso fixadas para o curso ao qual se candidatam
  3. Submissão da candidatura:
    3.1. Online, clicando no botão “EFETUAR CANDIDATURA” abaixo;
    3.2. Presencialmente no Gabinete de Ingresso

EFETUAR CANDIDATURA

Documentos necessários:

  • Documento de identificação da União Europeia | Cidadãos Extracomunitários: Visto de Estudante ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
  • Documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
  • Documento comprovativo da equivalência do ensino secundário estrangeiro ao ensino secundário português: a obter em qualquer escola do ensino secundário em Portugal (ligação)*;
  • Documento comprovativo da validação dos exames finais das disciplinas terminais do ensino secundário estrangeiro correspondentes às provas de ingresso (ligação) fixadas para o curso ao qual se candidatam; a obter na Direção Geral de Ensino Superior*;
  • Q42 – Boletim de Candidatura;
  • Pagamento da taxa de candidatura.

* No caso de candidatura online, original ou cópia autenticada terá que ser enviada pelo correio, para o Gabinete de Ingresso da UFP, dentro do prazo de candidatura.

4. Cronograma:
As datas para este regime de ingresso estão disponíveis e podem ser consultadas no Cronograma de Ingresso do Regime Geral 2020-21.

5. Matrícula:
Documentos necessários:

  • Fotografia (3 x 4 cm);
  • Comprovativo de satisfação dos pré-requisitos (aplicável aos cursos em que são exigidos pré-requisitos);
  • Comprovativo de proficiência da língua portuguesa*;
  • Q54 – Boletim de Matrícula (PDF);
  • Pagamento da matrícula e da propina.

* Aplicável aos candidatos de países cuja língua oficial não seja o português que sejam admitidos nos ciclos de estudos com estágios/práticas clínicas, nas Clínicas Pedagógicas da UFP, no Hospital-Escola da UFP ou em Unidades de Saúde externas (Análises Clínicas e Saúde Pública, Ciências da Nutrição, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Dentária, Terapêutica da Fala).
NOTA:
1. Estudantes que não entreguem esse comprovativo no ato da matrícula serão obrigatoriamente inscritos para frequência do curso de “Português para Estrangeiros”.
1.1. A duração do curso é de dois anos letivos, sendo a aprovação necessária para poderem prosseguir para a formação clínica.
1.2. Alunos que não obtenham aprovação ao curso no final dos dois anos, terão que frequentar um 3º ano do curso.
2. A frequência do curso está sujeita ao pagamento da respetiva taxa em vigor.

6. NOTAS IMPORTANTES:
6.1. Não é efetuado o reembolso de taxas pagas nem a devolução de documentação entregue;
6.2. A abertura dos cursos obedece a um número mínimo de matrículas;
6.3. Morada para envio de documentação:
Universidade Fernando Pessoa
Gabinete de Ingresso
Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto

Estudantes Internacionais

  1. Destinatários:
    Candidatos de nacionalidade extracomunitária que nunca tenham estado inscritos no ensino superior poderão candidatar-se pelo regime de Estudante Internacional.

  2. São considerados exceções a este regime:
    2.1. Os extracomunitários que tenham dupla nacionalidade com um estado membro da União Europeia;
    2.2. Os familiares de portugueses ou de nacionais de um estado membro da União Europeia, independentemente da sua nacionalidade;
    2.3. Os que, não sendo nacionais de um Estado membro da União Europeia, residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendam ingressar no ensino superior, bem como os filhos que com eles residam, sendo que o tempo de residência para estudo não releva para este efeito;
    2.4. Os beneficiários, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior, de estatuto de igualdade de direitos e deveres atribuído ao abrigo de tratado internacional outorgado entre o Estado Português e o Estado de que são nacionais;
    2.5. Os que requeiram o ingresso no ensino superior através dos regimes especiais: Estudantes bolseiros nacionais de países africanos de expressão portuguesa, no quadro dos acordos de cooperação firmados pelo Estado Português; Funcionários estrangeiros de missão diplomática acreditada em Portugal e seus familiares aqui residentes, em regime de reciprocidade; Praticantes desportivos de alto rendimento; Naturais e filhos de naturais do território de Timor Leste);
    2.6. Estudantes estrangeiros que se encontrem a frequentar uma instituição de ensino superior portuguesa no âmbito de um programa de mobilidade internacional para a realização de parte de um ciclo de estudos de uma instituição de ensino superior estrangeira com quem a instituição portuguesa tenha estabelecido acordo de intercâmbio com esse objetivo;
    2.7. Estudantes internacionais que adquiram a nacionalidade de um Estado membro da União Europeia.

Notas:
a) O ingresso nas instituições de ensino superior por aqueles que se encontrem abrangidos pelas alíneas 2.1. a 2.4. é realizado nos mesmos termos que os estudantes com nacionalidade portuguesa;
b) Entende-se por familiares de portugueses ou de nacionais de um estado membro da União Europeia, independentemente da sua nacionalidade:

  1. O cônjuge de um cidadão da União Europeia;
  2. O parceiro com quem um cidadão da União Europeia vive em união de facto, constituída nos termos da lei, ou com quem o cidadão da União mantém uma relação permanente devidamente certificada pela entidade competente do Estado membro onde reside;
  3. O descendente direto com menos de 21 anos de idade, ou que esteja a cargo de um cidadão da União, assim como o do cônjuge ou do parceiro na aceção da subalínea anterior;
  4. O ascendente direto que esteja a cargo de um cidadão da União Europeia, assim como o do cônjuge ou do parceiro na aceção da subalínea ii).

Caso se enquadre numa destas exceções deverá optar:
1. Pelo Regime Geral (https://www.ufp.pt/inicio/estudar-e-investigar/licenciaturas/condicoes-de-candidatura/> Terminei o Ensino Secundário em Portugal) ou
2. Pelo Regime de Maiores de 23 (ligação) se tiver feito 23 anos até 31 de dezembro do ano anterior.

3. Condições de ingresso:
a) Ser titular de um curso de ensino secundário estrangeiro ou equivalente legal;
b) Ter realizado exames finais das disciplinas terminais do ensino secundário estrangeiro equivalentes às provas de ingresso (PDF) fixadas para o curso ao qual se candidatam, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso.
c) Os exames estrangeiros referidos na alínea anterior devem ter sido aprovados com a nota mínima de 95 valores (numa escala de 0 a 200) e podem ter sido realizados em qualquer ano letivo.
NOTA: Alunos Brasileiros poderão utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
d) Ser proficiente na(s) língua(s) em que o curso a que se candidata é lecionado.

4. Critérios de admissão:
A candidatura pelo regime de Estudante Internacional é baseada na Nota de Candidatura (por ordem decrescente de nota).

a) A nota de candidatura é uma classificação na escala de 0 a 200 pontos (arredondada às décimas) e o candidato terá que ter nota igual ou superior a 100 pontos.
b) É calculada através da seguinte fórmula: classificação do ensino secundário × 0,65 + classificação dos exames finais do ensino secundário estrangeiro* × 0,35

* Correspondentes às provas de ingresso fixadas para o curso ao qual se candidatam

5. Submissão da candidatura:
5.1. Online, clicando no botão “EFETUAR CANDIDATURA” abaixo;

5.2. Presencialmente no Gabinete de Ingresso

EFETUAR CANDIDATURA

Documentos necessários:

  • Passaporte extracomunitário ou, se já estiverem a residir em Portugal, Título de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
  • Documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
  • Documento comprovativo da equivalência do ensino secundário estrangeiro ao ensino secundário português: a obter em qualquer escola do ensino secundário em Portugal (ligação);
  • Certificado da titularidade do ensino secundário não português (notas 8.3. e 8.4);
  • Certificado de disciplinas de ensino secundário não português [com indicação da classificação final, com a da escala de classificações e respetiva nota mínima de aprovação] (notas 8.3. e 8.4)
    Nota: Estudantes Brasileiros poderão utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nesse caso, a classificação final do ensino secundário não português terá de constar no Certificado da titularidade do ensino secundário não português, o qual terá de incluir a escala de classificações e respetiva nota mínima de aprovação (notas 8.3. e 8.4);
  • Certificado que ateste a aprovação num programa de ensino e lhes confira o direito de se candidatar e poder ingressar no ensino superior no país em que foi conferido, no qual constem as classificações obtidas em cada uma das disciplinas terminais (notas 8.3. e 8.4);
  • Documento comprovativo de proficiência em língua portuguesa  [não aplicável a nacionais de país de língua oficial portuguesa];
  • Documento comprovativo de proficiência em língua inglesa [apenas para cursos lecionados em regime bilingue];
  • Declaração, sob compromisso de honra, que se enquadra no estatuto do Estudante Internacional (modelo UFP / modelo ESS-FP).

Observação: A candidatura apenas é validada após o pagamento da respetiva taxa


6. Cronograma:

Ano Letivo 2021/22

1ª FASE
Candidaturas: até 15 de abril de 2021
Prova interna (se aplicável)*: 2 a 7 de maio de 2021
Afixação de resultados: 24 de maio de 2021
Matrículas Online: 25 de maio a 2 de junho de 2021
Validação da matrícula**: até 10 de setembro de 2021
Início do ano letivo: setembro de 2021

2ª FASE (apenas para cursos com vagas sobrantes)
Candidaturas: 14 a 30 de junho de 2021
Prova interna (se aplicável)*: 7 a 14 de julho de 2021
Afixação de resultados: 22 de julho de 2021
Matrículas Online: 23 a 30 de julho de 2021
Validação da matrícula**: até 30 de setembro de 2021
Início do ano letivo: setembro de 2021

* Abrange a prova de ingresso e/ou prova de proficiência de língua portuguesa, sempre que aplicável
** Para entrega de documentos em falta (se aplicável)

7. Matrícula:
Os candidatos colocados terão que efetuar a sua matrícula online no prazo indicado no cronograma. A validação da matrícula é feita presencialmente no Gabinete de Ingresso, dentro do prazo previsto no cronograma, com:

Documentos necessários:

  • Visto de Estudante para Portugal ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
  • Versão física do documento comprovativo da equivalência do ensino secundário estrangeiro ao ensino secundário português emitido por uma escola do ensino secundário em Portugal);
  • Versão física da cópia autenticada do Certificado da titularidade do ensino secundário não português (de acordo com notas 8.3. e 8.4);
  • Versão física da cópia autenticada do Certificado de disciplinas de ensino secundário não português [com indicação da classificação final, com a da escala de classificações e respetiva nota mínima de aprovação]  (de acordo com notas 8.3. e 8.4)
    OU, no caso de estudantes brasileiros, versão física do da cópia autenticada do ENEM (de acordo com notas 8.3. e 8.4);
  • Versão física da cópia autenticada  do Certificado que ateste a aprovação num programa de ensino e lhes confira o direito de se candidatar e poder ingressar no ensino superior no país em que foi conferido, no qual constem as classificações obtidas em cada uma das disciplinas terminais (de acordo com notas 8.3. e 8.4);
  • Versão física da cópia autenticada  do Documento comprovativo de proficiência em língua portuguesa  [não aplicável a nacionais de país de língua oficial portuguesa];
  • Versão física da cópia autenticada  do Documento comprovativo de proficiência em língua inglesa [apenas para cursos lecionados em regime bilingue];
  • Fotografia (3 x 4 cm);
  • Formulário dos pré-requisitos do Grupo A, preenchido por um médico registado em Portugal  (aplicável aos cursos em que são exigidos pré-requisitos).

Observação: A matrícula apenas é validada após o pagamento da taxa de matrícula e da propina.

8. NOTAS IMPORTANTES:
8.1. Não é efetuado o reembolso de taxas pagas nem a devolução de documentação entregue;

8.2. A abertura dos cursos obedece a um número mínimo de matrículas;
8.3. Seja original ou fotocópia, tem de ser autenticado com a Apostilha da Convenção de Haia no país da realização do curso. Caso esse país não tenha aderido à Convenção, tem de ser autenticados pelos serviços oficiais de educação desse país e pela respetiva autoridade diplomática portuguesa;
8.4. Certificados que não estejam redigidos em português, inglês, francês ou espanhol devem ser acompanhados de uma tradução para Português, a qual deverá estar legalizada pelo agente consular português no País de origem do diploma/certificado ou legalizada pela Apostilha de Haia;
8.5. Os selos brancos ou carimbos das entidades emissoras dos certificados devem estar claramente visíveis na candidatura online.

Titulares de curso superior

1. Condições de ingresso:
Ter concluído um curso superior (bacharelato, licenciatura, mestrado ou doutoramento) na UFP ou noutro estabelecimento de ensino superior. Os candidatos abrangidos por este regime de ingresso podem candidatar-se a qualquer curso superior.

2. Critérios de seriação para Titular de Curso Superior, para o 1.º ano, 1.º semestre, de um ciclo de estudos:

2. Critérios de seriação :
2.1. Ser proveniente de uma área afim;
2.2. Ter a melhor nota final do curso.

3. Submissão da candidatura:
3.1. Online, clicando no botão “EFETUAR CANDIDATURA” abaixo;
3.2. Presencialmente no Gabinete de Ingresso

EFETUAR CANDIDATURA

Documentos necessários:

  • Documento de identificação da União Europeia; Cidadãos Extracomunitários: passaporte ou, se já estiverem a residir em Portugal: Visto de Estudante ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
  • Documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
  • Diploma ou Certidão de conclusão do Curso Superior (Ver Notas 7.3 e 7.4)*;
  • Q42 – Boletim de Candidatura;
  • Pagamento da taxa de candidatura.

* No caso de candidatura online, a cópia autenticada terá que ser enviada pelo correio para o Gabinete de Ingresso da UFP, dentro do prazo de candidatura.

# Para pedir equivalências dos estudos anteriores: Ver ponto 6.

4. Cronograma:
As datas para este regime de ingresso estão disponíveis e podem ser consultadas no Cronograma de Ingresso – Concursos Especiais 2020-21.

5. Matrícula:
Os candidatos colocados terão que efetuar a sua matrícula presencialmente no Gabinete de Ingresso.

Documentos necessários:

  • Cidadãos Extracomunitários: Visto de Estudante ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
  • Fotografia (3 x 4 cm);
  • Comprovativo de satisfação dos pré-requisitos (aplicável aos cursos em que são exigidos pré-requisitos);
  • Comprovativo de proficiência da língua portuguesa*;
  • Q54 – Boletim de Matrícula (PDF);
  • Pagamento da matrícula e da propina;
  • Candidatos que tenham solicitado análise de creditações, terão que pagar ainda as taxas de registo de creditações.

* Aplicável aos candidatos de países cuja língua oficial não seja o português que sejam admitidos nos ciclos de estudos com estágios/práticas clínicas, nas Clínicas Pedagógicas da UFP, no Hospital-Escola da UFP ou em Unidades de Saúde externas (Análises Clínicas e Saúde Pública, Ciências da Nutrição, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Dentária, Terapêutica da Fala).
NOTA:
1. Estudantes que não entreguem esse comprovativo no ato da matrícula serão obrigatoriamente inscritos para frequência do curso de “Português para Estrangeiros”.
1.1. A duração do curso é de dois anos letivos, sendo a aprovação necessária para poderem prosseguir para a formação clínica.
1.2. Alunos que não obtenham aprovação ao curso no final dos dois anos, terão que frequentar um 3º ano do curso.
2. A frequência do curso está sujeita ao pagamento da respetiva taxa em vigor.

6. Creditações:

6.1. Elementos necessários:

  1. Formulário Q60 – pedido de análise de creditações (PDF);
  2. Pagamento da taxa de pedido de análise de creditações (taxa disponível no ponto 2 de “outras Taxas” dos preçários anuais)
    2.1. Não há lugar ao reembolso da taxa paga em caso de indeferimento do pedido;
    2.2. O processo de creditação só será considerado válido e registado, após a liquidação das respetivas taxas de registo de creditações, previstas nas Normas Gerais Relativas ao Pagamento das Taxas Escolares na UFP (https://www.ufp.pt/inicio/conhecer-a-ufp/#regulamentos);
  3. Pedido de creditação de formação realizada no sistema de ensino superior nacional ou estrangeiro e de cursos de especialização tecnológica:
    3.1. Certidões ou certificados descritivos que comprovem as classificações obtidas, as datas de obtenção de aprovação, a escala de classificação utilizada (quando diferente da escala de classificação portuguesa) e os créditos respetivos (se aplicável);
    3.2. Programas/Conteúdos programáticos, com indicação dos métodos de trabalho e de avaliação e das cargas horárias das unidades curriculares ou da formação realizada, carimbados pela instituição de ensino emissora;
    3.3. Plano de estudos do ciclo de estudos ou da formação realizada;
    3.4. No caso de formação realizada em instituições de ensino superior estrangeiras, documento comprovativo de que a instituição é reconhecida pelas autoridades competentes do Estado respetivo, como fazendo parte do seu sistema de ensino superior, nos termos estabelecidos pelo artigo I.1 da Convenção sobre o Reconhecimento das Qualificações Relativas ao Ensino Superior na Região Europa, aprovada, para ratificação, pela Resolução da Assembleia da República n.º 25/2000, de 30 de março
    Notas:
    a)
    Documentos que sejam emitidos por instituições de ensino ou de formação nacionais ou da União Europeia: poderão ser entregues originais ou cópias autenticadas com a Apostilha da Convenção de Haia no país de realização do curso ou em Portugal por um notário, advogado, estação de correios ou Junta de Freguesia;
    b) Documentos que sejam emitidos por instituições de ensino extracomunitário: terão de ser entregues, sejam originais ou cópias, com autenticação da Apostilha da Convenção de Haia no país de realização do curso; caso o país não tenha aderido à Convenção, os documentos têm de ser autenticados pelos serviços oficiais de educação do país de realização do curso e pelos respetivos serviços diplomáticos portugueses desse país;
    c) Documentos que sejam emitidos por instituições de ensino ou de formação estrangeiras que não estejam emitidos na língua portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa, têm der ser acompanhados de uma tradução para a língua portuguesa por um tradutor reconhecido pelas autoridades diplomáticas portuguesas;
  4. Pedidos de creditação de outra formação, realizada fora do sistema de ensino superior, e de experiência profissional:
    4.1. Curriculum vitae elaborado de acordo com o modelo europeu (Europass), atualizado e devidamente datado e assinado;
    4.2. Elementos probatórios das atividades nele mencionadas e de comprovativos, emitidos por entidades competentes, da experiência e competências profissionais ou elementos descritivos e certificativos da formação realizada, a que se pretende pedir creditação (originais ou cópias autenticadas conforme exposto em cima);
    4.3. Conteúdos da formação ou da atividade profissional, com uma descrição pormenorizada das funções e tarefas desempenhadas e dos resultados efetivos de aprendizagem (designadamente, competências adquiridas com a experiência) relevantes para efeitos de creditação;
    4.3.1. Este  documento deverá ser redigido em formato A4, com letra Times New Roman, tamanho 12, com 2,5 cm de margens e com uma extensão máxima de 9 mil palavras;
    4.4. Quaisquer outros elementos considerados pertinentes para a apreciação do pedido de creditação.

Ressalva:
No decurso do processo de análise do pedido de creditação poderá ser exigida a entrega de documentação adicional.

6.2. Momento de submissão do pedido:
O requerimento de creditação só pode ser apresentado nas seguintes situações:
a) No ato da candidatura a um ciclo de estudos;
b) No ato de matrícula e até 10 (dez) dias úteis subsequentes;
c) No ato de inscrição do estudante em ano letivo, e até 10 (dez) dias úteis subsequentes, quando a formação ou experiência profissional tiver ocorrido no ano anterior;
d) No ato de candidatura a reingresso e até 10 (dez) dias úteis subsequentes;
e) No final do ano letivo, quando se trate de pedido de mudança interna de ciclo de estudos.

6.3. Forma de submissão do pedido:

  • Presencialmente;
  • Pelo correio, para a morada indicada em baixo, dentro do prazo acima indicado; pagamento da taxa de pedido de análise de creditações feito por Vale Postal..

As Normas regulamentares para a creditação de formação e de experiência profissional dos candidatos e estudantes das unidades orgânicas da Universidade Fernando Pessoa podem ser consultadas no site da universidade em https://www.ufp.pt/inicio/conhecer-a-ufp/#regulamentos.

7. NOTAS IMPORTANTES:
7.1. Não é efetuado reembolso de taxas pagas nem a devolução de documentação entregue;
7.2. A abertura dos cursos obedece a um número mínimo de matrículas;
7.3. Certidões provenientes de estabelecimentos de ensino estrangeiro:
– Originais ou fotocópias têm que estar autenticados pelos serviços oficiais de educação do respetivo país e reconhecidos pela autoridade diplomática portuguesa ou trazer a Apostilha de Haia.

– Estas autenticações devem estar claramente visíveis nas versões digitais submetidas nas candidaturas online.
– A certidão de disciplinas deve também incluir a respetiva escala de notas utilizada na avaliação quantitativa, com indicação da nota mínima para aprovação, utilizada na avaliação curricular.
7.4. Documentos académicos ou profissionais devem ser emitidos em Português, Inglês, Espanhol ou Francês. Se emitidos noutra língua deverão ser traduzidos para Português, por um tradutor reconhecido pelas autoridades diplomáticas portuguesas.

7.5.  Morada para envio da documentação:
Universidade Fernando Pessoa
Gabinete de Ingresso
Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto

A. Requisitos

  1. Os candidatos à UFP pelo regime de transferência/mudança de curso, regulado pela Portaria nº 181-D/2015, de 19 de junho, nos termos do nº 2 do artigo 9º, devem ter estado matriculados/inscritos numa instituição de ensino superior, devidamente reconhecida pelo respetivo Estado, no ano letivo imediatamente anterior ou noutros anos lectivos, sem interrupção ou com interrupção de frequência de um curso, que não hajam concluído, definido como superior pela legislação do país em causa;
  2. Nos termos  do artigo 10º e das alíneas b) e c) do nº 1 do artigo 9º, os candidatos  titulares de diplomas de conclusão do ensino secundário legalmente equivalente ao ensino secundário português, devem comprovar, através do certificado narrativo de disciplinas  (“Relevé des notes” ou “Pagella Scolastica” ou “Transcript” ou “Histórico”) com as respectivas classificações, que foram aprovados na ou nas disciplinas correspondentes às provas específicas fixadas, em Portugal (PDF), para a candidatura ao ingresso no ciclo de estudos que pretendem  frequentar na UFP;
  3. Nos termos do nº 3 do artigo 9º, não é permitida a mudança de par instituição/curso técnico superior profissional, ou curso estrangeiro de nível correspondente, para ciclos de estudos de licenciatura ou ciclos de estudos integrados de mestrado;
  4. Nos termos do artigo 15º, a integração curricular dos estudantes admitidos pelo regime de transferência/mudança de curso faz-se no ano letivo em que se matriculam e inscrevem, pela primeira vez,  na UFP, não sendo permitido, suspender a frequência e guardar a vaga para o ano letivo seguinte;
  5. Caso aconteça a suspensão de frequência, o processo de candidatura terá de ser recomeçado, quando do eventual regresso;
  6. O ingresso pelo regime de transferência/mudança de curso está sujeito  a um processo de seriação e de seleção e a limitações quantitativas, anualmente fixadas pelo órgão legalmente competente da UFP;
  7. A seriação é feita através da fórmula NS = [ (65% X Nes) + (35% X Nde) : 2], em que NS significa “nota de seriação”; Nes significa “nota de conclusão do ensino secundário”; Nde significa “nota da disciplina específica”.
  8.  A nota da seriação (NS) entra para o cálculo da nota de candidatura (NC),  para a seleção dos estudantes a admitir à matrícula. 
  9. Para os candidatos, que tenham frequentado um ciclo de estudos de ensino superior, nacional ou estrangeiro,  reconhecido legalmente no respetivo país ( a PACES é também considerada para este efeito), e tenham sido aprovados, pelo menos em 1 unidade curricular, a NC (nota de candidatura) obtém-se pela seguinte fórmula: NC = [( NS + Md) X 0,8] : 2 + y, em que NS significa a “nota de seriação”; Md significa a “média aritmética da(s) nota(s) da(s) unidade(s) curricular(es) frequentada(s) e aprovada(s) na instituição de origem”,  que pertençam à área científica dominante do ciclo de estudos, ao qual foi apresentada a candidatura; y significa o “número de unidades curriculares frequentadas e aprovadas na instituição de origem”. O valor de Y será 0,75 para o candidato que aprovou entre 1 e 3 unidades curriculares; será de 1,0,  se aprovou entre 4 e 6 unidades curriculares; e  será de 1,5, se aprovou mais de 6 unidades curriculares.
  10. Para os candidatos,  que não aprovaram nenhuma  unidade curricular,  a NC (nota de candidatura) obtém-se pela seguinte fórmula: NC = (NS + 5):2 + z, em que NS significa a “nota de seriação”; 5 significa “fator de correção”; z significa “fator de  ponderação”, sempre igual a 0,5 pontos.
  11. A nota de candidatura tem que ser superior a 9,5 valores na escala de 0 a 20, para poder ser considerada na ordenação, para efeitos de seleção,  nos termos do número seguinte.
  12. Os estudantes a admitir à matrícula são ordenados, de forma decrescente, pela nota de candidatura até ao limite das vagas disponíveis.

B. Cronograma administrativo

  1. Candidaturas:
    1ª fase*: de 1 de abril a 30 de junho de 2020
    2ª fase* (caso existam vagas disponíveis): de 26 de agosto a 8 de setembro de 2020

* As candidaturas podem ser submetidas:
– Presencialmente no Gabinete de Ingresso
– Online, clicando no botão “EFETUAR CANDIDATURA” abaixo

EFETUAR CANDIDATURA

2. A divulgação dos resultados dos admitidos é feita a 06 de julho (1ª fase) e a 15 de setembro (2ª fase) no site da UFP (http://candidaturas.ufp.pt > Verificar candidatura);

3. A matrícula e a inscrição nas unidades curriculares e os pagamentos das respectivas taxas administrativas são feitos nos seguintes períodos:
1ª fase: de 07 a 23 de julho de 2020
2ª fase: de 17 a 24 de setembro de 2020

4. Entre 22 de junho e 10 de julho (1ª fase) e entre 17 e 24 de setembro (2ª fase) decorre o prazo para os estudantes matriculados e inscritos requererem ao conselho científico, se o pretenderem, creditação a disciplinas frequentadas e aprovadas no curso donde provêm, entregando, para o efeito, as respectivas fichas curriculares, os programas oficiais dessas unidades curriculares, – autenticadas pelo estabelecimento de ensino superior em causa.

4.1. O pedido de análise de creditações é feito presencialmente e implica o pagamento de uma taxa administrativa.
4.1.1. Sendo atribuídas creditações, os estudantes terão que liquidar a taxa administrativa prevista nas Normas gerais de pagamento da UFP para efetuar o seu registo.

C. Documentação 

C.1. Documentação para a candidatura:

  1. Documento de identificação (*);
  2. Documento de identificação fiscal;
  3. Ficha ENES (Exames Nacionais do Ensino Secundário) (**) ou certidão de disciplinas do ensino secundário estrangeiro(**);
  4. Documento comprovativo de realização de matrícula numa licenciatura ou mestrado integrado(**);
  5. Certidão de disciplinas da licenciatura ou mestrado integrado (**).

(*) Cidadão da União Europeia: documento de identificação da União Europeia; Cidadão extracomunitário a residir em Portugal: passaporte com Visto de Estudante para Portugal ou Título de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal; Cidadão extracomunitário a residir no estrangeiro: passaporte.
(**) Certificados de estabelecimentos de ensino nacionais: original ou fotocópia autenticada num notário, advogado, estação de correios ou Junta de Freguesia.
Documentos de instituições de ensino estrangeiras:
a) Originais ou fotocópias, têm que ser autenticados com a Apostilha da Convenção de Haia no país da realização do curso.
b) Caso esse país não tenha aderido à Convenção, o documento tem que estar autenticado pelos serviços oficiais de educação desse país e respetiva autoridade diplomática portuguesa.
c) A certidão de disciplinas tem que incluir a respetiva escala de notas quantitativa, com a indicação da nota mínima para aprovação, utilizada na avaliação curricular.
d) No caso de candidaturas online, as autenticações têm que estar claramente visíveis.
e) Documentos académicos devem ser emitidos em Português, Inglês, Espanhol ou Francês. Se emitidos noutra língua deverão ser traduzidos para Português, por um tradutor reconhecido pelas autoridades diplomáticas portuguesas.

Nota: A ficha ENES poderá ser substituída pela certidão do ensino secundário com os resultados dos exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso exigidas, através do regime geral de acesso ao ensino superior, para o ciclo de estudos em causa (nota mínima obrigatória de 9,5 valores).

C.2. Documentação para a matrícula e inscrição:
1. Cidadão extracomunitário: passaporte com Visto de Estudante para Portugal ou Título de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
2. Uma fotografia a cores 3 x 4 cm;
3. Versões físicas dos certificados académicos – no caso de se ter realizado a candidatura online;
4. Pré-requisitos do Grupo A [ligação], preenchidos por um médico registado em Portugal, no caso dos cursos da saúde;
4.1. Para a licenciatura em Terapêutica da Fala acresce: Declaração emitida por Terapeuta da Fala, conforme modelo disponível no Gabinete de Ingresso da UFP.
5. Comprovativo de proficiência da língua Portuguesa para os admitidos nos ciclos de estudos com estágios/práticas clínicas, nas Clínicas Pedagógicas da UFP, no Hospital-Escola da UFP ou em Unidades de Saúde externas (Análises Clínicas e Saúde Pública, Ciências da Nutrição, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Dentária, Terapêutica da Fala);
5.1. Estudantes que não entreguem esse comprovativo no ato da matrícula, serão obrigatoriamente inscritos para frequência do curso de “Português para Estrangeiros.
5.1.1. A duração do curso é de dois anos letivos, sendo a aprovação necessária para poderem prosseguir para a formação clínica.
5.1.2. Alunos que não obtenham aprovação ao curso no final dos dois anos, terão que frequentar um 3º ano do curso.
5.2. A frequência do curso está sujeita ao pagamento da respetiva taxa em vigor.

D. Salvaguarda-se que:

  1. Não há reembolso de taxas pagas, nem devolução de documentação entregue;
  2. Não são consideradas nem candidaturas nem aceites matrículas incompletas;
    2.1.A candidatura é apenas validada após o pagamento da taxa de candidatura.
    2.2. A matrícula é apenas validada após o pagamento da taxa de matrícula e de propina.
  3. A abertura dos cursos obedece a um número mínimo de matrículas.

CTeSP

1. Condições de ingresso:
1.1. Terem concluído um Curso de Técnico Superior Profissional;
1.2. Ter realizado exames finais das disciplinas terminais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso (PDF) exigidas para o curso ao qual se candidatam no âmbito do regime geral de acesso – os quais podem ter sido realizados em qualquer ano letivo;
1.3. Ter, nesses exames nota mínima de 95 valores (numa escala de 0 a 200).

2. Critérios de seriação :
2.1. Ser proveniente de uma área afim;
2.2. Ter a melhor nota final do curso.

3. Submissão da candidatura:
3.1. Online, clicando no botão “EFETUAR CANDIDATURA” abaixo;
3.2. Presencialmente no Gabinete de Ingresso

EFETUAR CANDIDATURA

Documentos necessários:

  • Documento de identificação da União Europeia; Cidadãos Extracomunitários: Visto de Estudante ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
  • Documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
  • Ficha ENES (Ver Nota 6.3);
  • Diploma do Curso de Técnico Superior Profissional Português*;
  • Q42 – Boletim de Candidatura;
  • Pagamento da taxa de candidatura

* No caso de candidatura online, a cópia autenticada terá que ser enviada pelo correio, para o Gabinete de Ingresso da UFP, dentro do prazo de candidatura.

4. Cronograma:

As datas para este regime de ingresso estão disponíveis e podem ser consultadas no Cronograma de Ingresso – Concursos Especiais 2020-21.

5. Matrícula:
Os candidatos colocados terão que efetuar a sua matrícula presencialmente no Gabinete de Ingresso.

Documentos necessários:

  • Cidadãos Extracomunitários: Visto de Estudante ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
  • Fotografia (3 x 4 cm);
  • Comprovativo de satisfação dos pré-requisitos (aplicável aos cursos em que são exigidos pré-requisitos);
  • Comprovativo de proficiência da língua portuguesa*;
  • Q54 – Boletim de matrícula (PDF);
  • Pagamento da matrícula e da propina.

* Aplicável aos candidatos de países cuja língua oficial não seja o português que sejam admitidos nos ciclos de estudos com estágios/práticas clínicas, nas Clínicas Pedagógicas da UFP, no Hospital-Escola da UFP ou em Unidades de Saúde externas (Análises Clínicas e Saúde Pública, Ciências da Nutrição, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Dentária, Terapêutica da Fala).
NOTA:
1. Estudantes que não entreguem esse comprovativo no ato da matrícula serão obrigatoriamente inscritos para frequência do curso de “Português para Estrangeiros”.
1.1. A duração do curso é de dois anos letivos, sendo a aprovação necessária para poderem prosseguir para a formação clínica.
1.2. Alunos que não obtenham aprovação ao curso no final dos dois anos, terão que frequentar um 3º ano do curso.
2. A frequência do curso está sujeita ao pagamento da respetiva taxa em vigor.

6. NOTAS IMPORTANTES:
6.1. Não é efetuado o reembolso de taxas pagas nem a devolução de documentação entregue;
6.2. A abertura dos cursos obedece a um número mínimo de matrículas;
6.3. Candidatos que não possuam Ficha ENES, poderão substitui-la pela Certidão do Ensino Secundário com os resultados (nota mínima 9.5) dos exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso exigidas para o ingresso no ciclo de estudos em causa através do Regime Geral de acesso ao ensino superior.
6.4. Certidões provenientes de estabelecimentos de ensino estrangeiro:
– Originais ou fotocópias têm que estar autenticados/as pelos serviços oficiais de educação do respetivo país e reconhecidos pela autoridade diplomática portuguesa ou trazer a Apostilha de Haia;
– Estas autenticações devem estar claramente visíveis nas versões digitais submetidas nas candidaturas online;
– A certidão de disciplinas deve também incluir a respetiva escala de notas utilizada na avaliação quantitativa, com indicação da nota mínima para aprovação, utilizada na avaliação curricular;
6.5. Documentos académicos ou profissionais devem ser emitidos em português, inglês, espanhol ou francês. Se emitidos noutra língua, deverão ser traduzidos para português por um tradutor reconhecido pelas autoridades diplomáticas portuguesas.
6.6. Morada para envio da documentação:
Universidade Fernando Pessoa
Gabinete de Ingresso
Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto
Portugal

De acordo com o Decreto-Lei nº11/2020, a Universidade Fernando Pessoa admite a concurso especial os candidatos titulares de cursos de dupla certificação de ensino secundário e cursos artísticos especializados.

Datas:
– Candidaturas: 1 a 6 de outubro de 2020
– Prova específica a realizar na UFP: 13 outubro de 2020
– Afixação dos resultados: 19 de outubro de 2020
– Matrículas: 19 a 22 de outubro de 2020

Provas – programa e bibliografia:
Biologia
Matemática

Regulamento:
Consulte  o documento das Normas Regulamentares de Candidaturas de Acesso e Ingresso na UFP através do Concurso Especial para Titulares dos Cursos de Dupla Certificação de Nível Secundário e Cursos Artísticos Especializados

A confirmação da área CNAEF dos cursos profissionais pode ser efetuada no Catálogo Nacional de Qualificações (http://www.catalogo.anqep.gov.pt/Qualificacoes), na rede de oferta formativa de cursos profissionais no site da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (opção a selecionar por período letivo no menu Escolas do site da DGEstE; https://www.dgeste.mec.pt) ou através da consulta das portarias de criação dos respetivos cursos profissionais.

Informações e Candidaturas:
Gabinete de Ingresso
Universidade Fernando Pessoa
Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto
e-mail: ingresso@fundacaofernandopessoa.pt

Normas sobre prosseguimento de estudos na Universidade Fernando Pessoa (UFP) no ciclo de estudos integrado conducente ao Mestrado em Medicina Dentária (MIMD) por candidatos titulares de diploma de licenciatura, ou equivalente legal, de graduação em Odontologia, obtido em países não pertencentes à União Europeia

A. ENQUADRAMENTO NORMATIVO:

1. O reconhecimento de graus académicos e diplomas atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras tem, em Portugal, um regime jurídico próprio, definido pelo Decreto-Lei nº 66/2018, de 16 de agosto.

2. Nos termos deste decreto, somente as instituições públicas de ensino superior podem fazer reconhecimento direto de graus académicos estrangeiros.

3. A UFP é uma instituição privada de ensino superior, pelo que não faz aquele reconhecimento, mas tendo em vista o prosseguimento de estudos, para obtenção do Mestrado Integrado em Medicina Dentária, nos termos da alínea a) do nº 1 do artigo 45º do Decreto-Lei nº 74/2006, de 22 de março, na última redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei nº 65/2018, de 16 de agosto,  pode atribuir créditos (ECTS) à formação graduada em Odontologia obtida em instituições de ensino superior de países não pertencentes à União Europeia, devidamente autorizadas.

4. A UFP pode também atribuir créditos por outras formações realizadas depois da graduação e por experiência profissional comprovada, diretamente relacionadas com o ciclo de estudos integrado conducente ao grau de mestre em Medicina Dentária, observadas as regras aplicáveis à creditação constantes do artigo 45º-A do decreto-lei referido no número anterior.

5. O Mestrado Integrado de Medicina Dentária (MIMD) da UFP tem uma carga horária total de 7.500 horas correspondentes a 300 ECTS, obtidos num programa de estudos com a duração mínima de 5 anos letivos.

5.1. Após análise do histórico escolar ou currículo académico, o Conselho Científico da Faculdade de Ciências da Saúde pode creditar 180 ECTS a graduações com duração entre 7 e 8 semestres e 210 ECTS a graduações com duração superior a 8 semestres;

5.2. Candidatos com cursos de especialização ou de pós-graduação ou de mestrado na área das ciências dentárias e com experiência profissional de 3 a 8 anos podem beneficiar da creditação suplementar de mais 15 ECTS, se tiverem entre 3 e 8 anos de experiência profissional como dentistas; e de mais 30 ECTS, se a experiência profissional for superior a 8 anos. Candidatos que, além dos elementos curriculares anteriores, sejam portadores do grau académico de doutor em Odontologia beneficiam ainda de mais 10 ECTS de creditação suplementar;

5.3. A creditação de anos de experiência profissional como dentistas e/ou de cursos de especialização, ou de pós-graduação ou de mestrado ou de doutoramento na área das ciências dentárias (descrita ponto 5.2), se aplicável, será efetuada mediante aprovação em exames sumativos de avaliação de competências, a realizar em modo presencial na UFP em setembro de 2021.

6. Os portadores de um grau académico em Odontologia, ou outra designação legalmente equivalente, conferido por instituição reconhecida de ensino superior de um país extracomunitário, que se candidatem à UFP e sejam nela admitidos, para prosseguimento de estudos, com vista à obtenção do MIMD, devem ter presente que a formação académica de médicos dentistas, na União Europeia, obedece às respetivas normas da Diretiva nº 2005/36/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 7 de setembro de 2005, alterada pela Diretiva nº 2013/55/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de novembro de 2013, das quais se salienta a obrigatoriedade de frequência presencial e a tempo integral da formação em Medicina Dentária.

7. A admissão à frequência das unidades curriculares (UC) do complemento de formação, necessárias para conclusão do MIMD, além da observância das normas daquelas Diretivas, exige o cumprimento dos regulamentos pedagógicos e administrativos vigentes na UFP, no momento do ingresso do estudante.

7.1. O complemento de formação do MIMD é, assim, de carácter presencial, com aulas a decorrer ao longo do ano letivo e é lecionado em Língua Portuguesa, sendo necessário o domínio desta língua, especialmente nas unidades curriculares de práticas clínicas;

7.2. Os candidatos não falantes de Língua Portuguesa, que não entreguem comprovativo de proficiência desta língua, terão de frequentar na UFP o curso de Português para Estrangeiros, desenhado especificamente para a aquisição das competências de comunicação necessárias para interagirem com os pacientes que apenas falam Português, seja nas Clínicas Pedagógicas seja no Hospital-Escola;

7.3. As taxas escolares a pagar pela candidatura, pela matrícula, pela frequência e pelo registo dos ECTS atribuídos por creditação podem ser consultadas no preçário anual, disponível no site da UFP.

 

B. CANDIDATURA:

Antes de formalizarem a candidatura, nos termos das alíneas seguintes, os candidatos deverão ler atentamente os requisitos administrativos e científicos necessários à admissão no MIMD. Um cronograma com resumo das fases do processo, encontra-se disponível no ponto F do corrente Edital.

1. Submissão da candidatura:

1.1. A candidatura, para complemento da formação necessária para a conclusão do MIMD na UFP por candidatos com graduação em Odontologia, obtida em países não pertencentes à União Europeia, é submetida até 29 (vinte e nove) de Março de 2021.

1.1.1. Para o ano letivo 2021/22, há 40 vagas a concurso.

1.2. A candidatura é submetida única e exclusivamente online em https://candidaturas.ufp.pt

2. Documentação para a candidatura: 
Os candidatos terão de preencher o formulário de candidatura online e anexar a seguinte documentação (em documento único em formato PDF) de acordo com os campos do referido formulário*;

* incluir as cópias autenticadas dos certificados académicos da graduação e dos restantes cursos submetidos na candidatura online. Para informações sobre o tipo de autenticação aceite, por favor consultar alínea c) das Notas do nº 1 da secção “D. Matrícula”.

2.1. Documentação académica:

2.1.1. Graduação em Odontologia:

  • Diploma de conclusão da graduação;
  • Histórico escolar ou certificado narrativo do curso, com:
    – A duração em semestres e a carga horária total da graduação;
    – O número de horas de cada disciplina;
    – A nota de aprovação de cada disciplina;
    – A nota final da graduação;
    – A escala de avaliação quantitativa usada na instituição de ensino superior, com a nota mínima para aprovação.

Ressalva-se:

a. Caso o número total de horas da graduação não conste no histórico escolar, a instituição de ensino superior deverá emitir uma declaração com esta informação, a qual terá de ser incluída na candidatura online;

b. Caso a nota final da graduação não conste no histórico escolar, a instituição de ensino superior deverá emitir uma declaração com esta informação, a qual terá de ser incluída na candidatura online;

c. Caso a escala de avaliação quantitativa não conste no histórico escolar, a instituição de ensino superior deverá emitir uma declaração com esta informação, a qual terá de ser incluída na candidatura online.

2.1.2. Outros cursos de formação de pós-graduaçãolato sensustricto sensu, no campo científico e profissional das ciências dentárias.: Para cada formação: Diploma, com o número de horas, nota final e escala de avaliação quantitativa ou qualitativa e, se possível, o histórico escolar, com o número de horas, avaliação de cada disciplina e escala de avaliação quantitativa ou qualitativa.

Ressalva-se: Caso o número de horas, nota final e escala de avaliação quantitativa ou qualitativa de cada formação de Pós graduada, Mestrado e Doutoramento não conste no diploma e histórico escolar (se submetido), a instituição formadora deverá emitir uma declaração com esta informação, a qual terá de ser incluída na candidatura online.

2.2. Documentação para comprovar a experiência profissional como Dentista:

  • Curriculum vitae (em modelo Europass) descrevendo a experiência profissional como dentista e descrito o número total de anos de experiência profissional em odontologia/ medicina dentária.
  • Comprovativos das atividades indicadas no CV.

2.3. Proficiência da Língua Portuguesa (não aplicável a candidatos nacionais de países de língua portuguesa): certificado ou diploma de curso de Língua Portuguesa.

NOTAS:

a. Documentos que não estejam redigidos em língua portuguesa, em língua inglesa, em língua espanhola ou em língua francesa, só serão aceites, se acompanhados por tradução certificada para a língua portuguesa;

b. Na candidatura online, deverá estar visível o carimbo das entidades emissoras dos documentos académicos e profissionais;

c. A submissão da candidatura online é da responsabilidade do candidato – todos os campos não preenchidos serão considerados como ausentes e não serão aceites aditamentos de informação ou de documentos após a validação da candidatura.

3. Taxa de candidatura: A candidatura está sujeita ao pagamento da taxa administrativa de € 350 (trezentos e cinquenta euros, não reembolsável), relativa à verificação da conformidade legal da documentação e à análise do histórico escolar, do curriculum vitae, da certificação das formações de especialização e/ou de pós-graduação do candidato e da sua experiência profissional.

3.1. No ato de preenchimento da candidatura online, os candidatos têm que escolher a opção de pagamento por referência Multibanco, se tiverem conta bancária portuguesa ou por PayPal, se não tiverem conta bancária portuguesa;

3.2. No caso do pagamento por PayPal, depois de submeterem a candidatura no site da UFP, os candidatos serão encaminhados para o site da PayPal para fazerem o pagamento da taxa administrativa. Caso não o façam nessa altura, não conseguirão validar o pagamento mais tarde, pelo que terão de voltar a submeter a candidatura no site da UFP. O pagamento por PayPal está sujeito a uma sobretaxa para cobrir os custos cobrados por essa entidade à UFP;

3.3. A candidatura apenas é validada, após o recebimento da taxa de candidatura até 29 de março de 2021, prazo limite para a candidatura.

C. SERIAÇÃO:

1. A admissão até ao número de vagas disponíveis é feita em função da seriação ou ordenação dos candidatos de forma decrescente, de acordo com a seguinte fórmula: [(65% X Ng) + (35% X Nag)] : 2 + EC + FPG = Ns, em que:

  • Ng significa “Nota da graduação na escala de 0 – 20”;
  • Nag significa “Duração da graduação em número de semestres académicos”;
  • EC significa pontuação atribuía à experiência clínica;
  • FPG significa pontuação atribuída à formação de pós-graduação;
  • Ns significa “Nota de seriação”.

1.1. A pontuação a atribuir pela experiência clínica é a seguinte:

  • Até 5 anos de experiência clínica: 0 pontos;
  • Mais de 5 anos e menos de 10 anos de experiência clínica: 1 ponto;
  • 10 ou mais anos de experiência clínica: 3 pontos;

1.2. A pontuação a atribuir a formações de pós-graduação é a seguinte:

  • Formações lato sensu (só contabilizadas as com o mínimo de 225 horas): 2 pontos;
  • Formação stricto sensu (mestrado): 3 pontos;
  • Formação stricto sensu (doutoramento): 4 pontos.

2. Os candidatos serão informados por email, até 23 de Abril de 2021, se foram ou não colocados no Mestrado Integrado em Medicina Dentária. Nessa comunicação serão, também, informados do número de ECTS que lhe foram atribuídos pela graduação.

2.1. A comunicação indicará a duração prevista do curso de complemento a frequentar e as taxas previstas para o registo dos ECTS, as quais terão de ser pagas até 31 de julho de 2021.

 

D. MATRÍCULA:

1. Até 15 de maio de 2021, os candidatos colocados têm de:

1.1. Efetuar uma matrícula online, no site da UFP, liquidando a taxa de matrícula e de propina.

1.2. Entregar ou enviar pelo correio:

1.2.1. Cópias ou originais dos certificados académicos e documentos profissionais submetidos na candidatura online devidamente autenticados;

1.2.2. Programas oficiais e conteúdos de cada disciplina (ementas) da graduação em Odontologia, devidamente carimbados pela instituição de ensino superior que as emitiu.

NOTAS:

a) A forma de autenticação aceite é a Apostilha da Convenção de Haia, obtida no país das instituições que emitiram os documentos;

  • Se o país não tiver aderido à Convenção de Haia, a autenticação terá de ser feita pelos serviços oficiais de educação desse país e pelas respetivas autoridades diplomáticas portuguesas.

b) Serão aceites cópias dos programas, desde que autenticadas conforme as alíneas anteriores.

c) A matrícula online apenas é realizada após o pagamento da taxa de matrícula e de propina, o qual tem de ser recebido pela UFP até 15 de Maio de 2021.

d) Os documentos enviados pelo correio têm de chegar ao Gabinete de Ingresso da UFP até 15 de Maio de 2021.

e) A validação da matrícula (receção de pagamentos e de documentação) fora do prazo implica anulação do processo.

2. Comunicação de resultados de creditações: Até 15 de junho de 2021 os estudantes matriculados serão informados:

2.1. Das unidades curriculares creditadas no âmbito da formação graduada em Odontologia realizada em instituição de ensino superior extracomunitária; incluindo as taxas a liquidar para o registo dessas creditações, cujo pagamento terá de ser feito até 31 de julho de 2021;

2.2. Das unidades curriculares que terão de realizar para concluir o MIMD;

2.3. Das unidades curriculares a que poderão requerer os exames sumativos para avaliação de conhecimentos e competências no âmbito da formação pós-graduada e/ou da experiência profissional, se aplicável.

3. Exames sumativosO requerimento de exames sumativos para atribuição de ECTS por formação pós-graduada e/ou da experiência profissional (para os alunos que os possam requerer) é feito até 15 de julho de 2021;

3.1. Não é possível a inscrição nos referidos exames após esta data;

3.2. Os exames sumativos referidos no ponto anterior serão realizados entre 1 e 8 de Setembro, em datas a serem posteriormente comunicadas aos inscritos nas provas.

4. Finalização do processo de matrícula: é feita entre 1 e 8 de setembro, com:

4.1. Entrega do formulário dos pré-requisitos do Grupo A, preenchido por um médico registado em Portugal;

4.2. Apresentação do documento de identificação no caso dos cidadãos da União Europeia ou, no caso de cidadãos extracomunitários, apresentação do original e entrega de cópia de:

4.2.1. Título de Residência emitido pelo SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal    ou

4.2.2. Visto de Estudante emitido para Portugal – após a realização da matrícula online, os alunos residentes no estrangeiro podem solicitar uma declaração para apresentação no Consulado de Portugal para auxiliar na obtenção do Visto de Estudante.

5. Resultados dos exames sumativos: Os estudantes matriculados serão informados dos resultados dos exames sumativos até 22 de setembro:

5.1. Nessa comunicação serão informados do valor a liquidar para o registo dos ECTS a creditar no âmbito de creditações por outras formações e/ou por experiência profissional (se aplicável), cujo pagamento terá de ser feito até 6 de outubro de 2021.

5.2. A alteração das inscrições nas unidades curriculares em função desses resultados (se aplicável) será feita pelos serviços até ao final do mês.

6. Início das aulas em 2021/22: 27.09.2021.

 

E. INFORMAÇÕES RELEVANTES DE INGRESSO:

1. A candidatura apenas é válida para o ano letivo em que é apresentada. O processo de candidatura e/ou de matrícula não é transferível para anos letivos seguintes;

2. Não há reembolso dos montantes pagos.

3. Atrasos nos pagamentos estão sujeitos a multas, conforme previsto nas Normas Gerais Relativas ao Pagamento das Taxas Escolares na UFP

4. Não é efetuada a devolução da documentação entregue.

5. Os estudantes apenas poderão assistir às aulas após a regularização da situação administrativa.

6. O ano letivo em Portugal decorre anualmente entre setembro e julho.


F. CRONOGRAMA ADMINISTRATIVO:

Consulte o Cronograma Administrativo (PDF)


G. TAXAS ESCOLARES:

Consulte as Taxas Escolares para titulares de diploma de licenciatura, ou equivalente legal, de graduação em Odontologia, obtido em países não pertence à União Europeia a prosseguir estudos no ciclo de estudos integrado conducente ao Mestrado em Medicina Dentária (PDF)

última atualização: 16.03.2021

TAXAS ESCOLARES

TAXAS ESCOLARES – LICENCIATURAS E MESTRADOS INTEGRADOS 2021/22

Consulte o documento de Taxas Escolares adequado ao seu caso:

 

UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA

  • 1º ciclo e Mestrados Integrados 2021/22 UFP – 1º ano (PDF)*
  • 1º ciclo e Mestrados Integrados 2021/22 UFP – anos seguintes (PDF)*
  • 1º ciclo e Mestrados Integrados 2021/22 UFP – Estudantes externos e regime parcial (PDF)*

ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE FERNANDO PESSOA

  • 1º ciclo 2021/22 ESS-FP – 1º ano (PDF)*
  • 1º ciclo 2021/22 ESS-FP – anos seguintes (PDF)*
  • 1º ciclo 2021/22 ESS-FP – Estudantes externos e regime parcial (PDF)*

* Não dispensa a consulta do documento de Normas Gerais Relativas ao Pagamento das Taxas Escolares na UFP/ESS-FP 2021/22, disponível na área de Regulamentos.