SOBRE O CURSO

Acreditação plena, por 6 anos, pela A3ES, em 25-06-2016 (ligação)

Reconhecimento a Nível Europeu através do registo no INDEX FEANI, que permite aos diplomados em Engenharia Civil pela UFP trabalhar como Engenheiros no Espaço Europeu (ligação).

O Mestrado em Engenharia Civil visa aprofundar os conhecimentos obtidos no 1º ciclo de estudos em Engenharia Civil, assim como facultar novos conteúdos, de forma a proporcionar uma formação académica e profissional sólida e especializada.

O Mestrado em Engenharia Civil destina-se a Engenheiros, Engenheiros Técnicos, Arquitetos e outros a trabalhadores com experiência e interesse no sector da construção, possibilitando aumentar a autonomia e as competências técnico-profissionais previamente adquiridas, bem como incrementar o gosto pela atividade de investigação.

No Mestrado são ministrados conhecimentos que incidem fundamentalmente nos seguintes domínios:

  • Reabilitação de Edifícios;
  • Gestão de Projetos e Investimentos;
  • Projeto de Águas e Saneamento;
  • Estruturas de Betão Armado e Especiais;
  • Sustentabilidade nas Construções;
  • Coordenação de Segurança em Obras;
  • Qualidade Ambiental dos Edifícios;
  • Projetos de Urbanização;
  • Projetos Térmico, Acústico e de Ventilação

A realização de visitas de estudo, conferências, seminários e workshops contribui igualmente para potenciar a vertente empírica do mestrado, preparando os futuros mestres para os problemas práticos que se colocam no quotidiano da Engenharia Civil.

Há ainda a oportunidade de uma preparação dirigida a uma matéria de interesse específico do mestrando, através da escolha livre de um tema e posterior investigação e elaboração da dissertação de Mestrado.

Os Mestres em Engenharia Civil pela UFP possuem competências avançadas e específicas que lhes permitem exercer, entre outras, as seguintes funções profissionais:

  • Direção Técnica de Obras Públicas ou Privadas;
  • Fiscalização e Segurança de Obras Públicas ou Privadas;
  • Elaboração e Gestão de Projetos de Especialidades;
  • Acompanhamento e Gestão de Obras de Reabilitação de Edifícios;
  • Direção e Gestão de Empresas de Construção Civil e Obras Públicas;
  • Técnico de Gabinetes de Projeto de Engenharia e Arquitetura;
  • Técnico de Câmaras Municipais (Licenciamento, Vias de Comunicação, Ordenamento do Território e Ambiente, Gestão de Património, Obras Públicas, etc.);
  • Técnico de Serviços Municipalizados de Infraestruturas e Equipamentos (Águas e Saneamento -SMAS-, Transportes, etc.).

DESTINATÁRIOS DA FORMAÇÃO

Licenciados em Engenharia, preferencialmente em Engenharia Civil

 

PLANO DE ESTUDOS

2º Ciclo (Mestrado) · 4 semestres · 120 ECTS
Conforme Aviso n.º 3322/2009, DR 2ª série n.º27, de 9 de fevereiro; alterado pelo Despacho n.º 12491/2013, DR 2ª série n.º189, de 1 de outubro

UNIDADES CURRICULARES ECTS

O objetivo principal desta unidade curricular é fornecer conceitos complementares aos já adquiridos no domínio das estruturas usuais de betão armado, apresentar outros tipos de sistemas estruturais de carácter mais especial e introduzir os fundamentos, teóricos e práticos, do betão pré-esforçado. Assim, o âmbito da unidade curricular estende-se desde a sua conceção, modelação e análise, ao funcionamento orgânico e estrutural, bem como ao seu cálculo e pormenorização.

Preparar e especializar licenciados que trabalhem e exerçam responsabilidades no âmbito da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas, desde a concepção e projecto até à desconstrução de edifícios. Pretende-se transmitir conhecimentos, por forma a que no exercício das suas actividades estes profissionais possam aplicar os princípios Ambientais e de Sustentabilidade, como contributo para melhorar o desempenho global e os resultados das suas empresas, numa óptica de Planeamento e de Construção Sustentáveis.

Esta disciplina visa transmitir aos alunos as noções elementares sobre a gestão de projetos e empreendimentos, bem como as ferramentas associadas a essa gestão. Pretende-se abordar questões práticas relacionadas com a gestão que possibilitem uma melhor aproximação dos jovens engenheiros e arquitetos às práticas da construção civil, integrando conhecimentos de outras disciplinas.Os alunos deverão ser capazes organizar e gerir uma equipa de projeto; coordenar a gestão de projeto e de empreendimentos nas suas diferentes fases; proceder ao adequado planeamento e controlo das equipas de projeto.

Transmitir a todos os Licenciados em Engenharia Civil os conhecimentos e procedimentos que os habilitem à prática de projecto (de pequena e média dimensão) na área das infraestruturas de Saneamento Básico e de Hidráulica Urbana (Sistemas de adução e de distribuição de água. Sistemas de drenagem de águas residuais e de águas pluviais). Informação e familiarização com os aspectos normativos e aspectos construtivos.

Compreender os princípios e objectivos essenciais a um desenvolvimento sustentável do território.Identificar os agentes e instrumentos da política habitacional bem como o papel que desempenham.Compreender as causas e consequências dos principais problemas urbanos da actualidade, nomeadamente através da definição de tipologias de degradação urbana.Descrever as principais estratégias de planeamento e a transformação/requalificação espacial, particularmente a regeneração urbana de centros históricos e de frentes de água, e os programas comunitários de apoio a essas intervenções.

Fornecer conhecimentos a nível técnico e legal para a aplicação de tecnologias e procedimentos no conforto das edificações, nomeadamente:- Qualidade do ar interior e necessidades de ventilação; – Condições de conforto acústico – sons aéreos e sons de percussão; tratamento de salas para boa audição do som;- Condições de conforto higrotérmico aproveitando o mais possível as tecnologias passivas, beneficiando assim a economia e o ambiente do País. No final, o aluno deve possuir competências específicas na integração destes conhecimentos e da sua aplicação na gestão da qualidade ambiental de espaços interiores.As competências transversais adicionais que serão trabalhadas serão: •Trabalho autónomo e em equipa; • Capacidade de Organização e de Planeamento; • Capacidade para tomar decisões; • Capacidade de auto-aprendizagem; • Capacidade de aplicação de conhecimentos; • Capacidade de adaptação a situações novas; • Capacidade de Comunicação Oral e Escrita.

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Nesta UC, serão aprofundados os processos e operações que integram os sistemas de avaliação do impacte ambiental de projectos, bem como a avaliação ambiental estratégica de planos e programas. Os alunos deverão saber aplicar os conhecimentos adquiridos, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional dos assuntos, sendo confrontados com problemas específicos aos quais devem saber dar uma resposta devidamente fundamentada.Competências específicas: No final da UC o aluno deverá: • Conhecer os conceitos base dos processos de AIA e AAE; • Conhecer a legislação aplicável a procedimentos de AIA e AAE; • Conhecer metodologias para identificação, quantificação e mitigação de impactes; • Experiência de aplicação prática de procedimentos de AIA e AAE As competências transversais adicionais que serão trabalhadas serão: • Trabalho autónomo e em equipa; • Capacidade de Organização e de Planeamento; • Capacidade para tomar decisões; • Capacidade de auto-aprendizagem

O objetivo principal desta disciplina é transmitir os conceitos fundamentais teóricos e práticos no domínio da análise, dimensionamento e/ou verificação de estruturas correntes em construção metálica e mista. O âmbito do estudo a realizar estende-se desde sua conceção, modelação e discussão, ao seu funcionamento orgânico e estrutural, bem como ao seu cálculo e pormenorização. A disciplina que Estruturas Especiais (metálicas e mistas) pretende, deste modo, preparar os alunos dentro dos temas apresentados, com vista ao seu enquadramento profissional no desempenho de atividades específicas a estes ramos do conhecimento da Engenharia Civil, permitindo atingir as seguintes competências fundamentais: – Conceber, analisar, dimensionar e/ou verificar estruturas metálicas de edifícios correntes; – Associar peças estruturais mistas em estruturas metálicas, ou de betão armado e/ou pré-esforçado, de edifícios correntes.

No final do semestre o aluno deverá ser capaz de: – Distinguir os conceitos de Reabilitação, requalificação e destruição, incluindo as temáticas correspondentes de conservação e recuperação arquitectónica. – Desenvolver a percepção para a reabilitação do edifício como instrumento de reabilitação da cidade. – Garantir o indispensável alargamento crítico e fundamentação do desenho produzido e estabelecer sessões de debate/crítica colectiva. – Sintetizar os conhecimentos e competências adquiridas, através de exposição gráfica, escrita e oral do projecto bem como na sua apresentação/debate. 

Dotar um edifício de boas condições de conforto acústico, tanto ao nível de isolamento aos sons aéreos como aos sons de percussão, bem como ao nível do tratamento de salas e saber cumprir os Regulamentos e Normas aplicáveis, de modo que o aluno seja capaz de realizar projectos acústicos de edifícios. Igualmente saber dotar de condições de conforto térmico e de qualidade do ar através da utilização da ventilação natural, aproveitando o mais possível as tecnologias solares passivas, bem como saber cumprir a regulamentação aplicável no acto do projecto térmico e de ventilação de um edifício.

UNIDADES CURRICULARES ECTS

A disciplina de Coordenação Geral de Projetos envolve o conhecimento específico das necessidades para as várias especialidades que compõem o estudo e projeto de execução de edifícios, com vista à resolução dos problemas de compatibilidade através da coordenação dos diversos projetos. Os objetivos a atingir passam pela compreensão do conceito BIM e pela demonstração de capacidades na execução e coordenação de especialidades através da utilização de uma ferramenta comercial com potencialidades BIM.

Esta disciplina visa dotar os alunos dos conhecimentos e ferramentas necessários à elaboração de uma dissertação, o que implica desenvolver aspectos metodológicos de trabalho científico e de pesquisa. O objectivo final prende-se com a elaboração do projecto de dissertação e programação dos trabalhos a desenvolver.

Nesta unidade curricular, enquanto contributo para a formação do futuro mestre pretende-se que o aluno compreenda e investigue diferentes temáticas – Segurança e Saúde no Trabalho e Segurança contra Incêndios em Edifícios – situando o trabalho no âmbito da recolha e classificação de informação de natureza legal e técnica de modo a assegurar uma correta articulação entre diversos temas: acidentes, avaliação de riscos, medidas preventivas, proteção coletiva e individual, coordenação da segurança no setor da construção civil, gestão dos procedimentos de emergência, combate a incêndios, evacuação de trabalhadores em caso de perigo grave e iminente e formação de trabalhadores.

Ter conhecimento dos princípios dos sistemas de informação geográfica, a sua relação com a geografia e a herança cartográfica e topográfica. Apresentação do programa ArcGis – Configuração do ambiente de trabalho e definição de sistemas de coordenadas. Criar e usar bases de dados relacionais com e sem recurso a software SIG. Analisar as implicações da qualidade e validade dos dados. Verificar a qualidade dos dados. Planeamento e estruturação de um projecto SIG. Desenvolvimento de modelos de bases de dados para SIG. Análise de dados geográficos e atributos associados. Os SIG como sistemas de suporte à decisão. Aplicações temáticas

COORDENAÇÃO DO MESTRADO

MALAFAYA BATISTA

Envie o formulário para ser contactado pela coordenação do curso:



CandidatoProfissionalOutro


PortugalPaís UEOutro País














INTERCÂMBIO / ESTUDAR NO ESTRANGEIRO

Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram os critérios de elegibilidade dispõem da possibilidade de realizar períodos de estudo e/ou de estágio em mobilidade internacional.

Os períodos de estudo em mobilidade internacional de estudantes são realizados em instituições de ensino superior fora de Portugal com as quais a UFP mantém acordos de intercâmbio de estudantes ao abrigo do Programa Erasmus+ (no espaço Europeu), ou de outros acordos bilaterais de intercâmbio existentes.

Informação sobre programas de mobilidade/intercâmbio estão disponíveis através do Gabinete de Relações Internacionais (ligação).

CANDIDATURAS E TAXAS ESCOLARES

REGIME GERAL (*) (**)
CANDIDATURAS: 01 MAI.- 31 JUL. 2018
AFIXAÇÃO DOS RESULTADOS E MATRÍCULAS: NOTIFICADOS POR E-MAIL

RECEÇÃO AOS NOVOS ALUNOS
E INÍCIO DO ANO LETIVO:  17 SET. 2018

(*) Não dispensa a consulta do Cronograma de Ingresso (PDF)
(**) A UFP pode aceitar requerimentos fora do prazo estabelecido, para candidaturas a Doutoramentos, Mestrados e Pós-graduações, sempre que entenda existirem ou poderem ser criadas condições de integração dos candidatos nos cursos em causa.

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