SOBRE O CURSO

A revitalização do setor da construção a que se assiste no momento atual justifica a pertinência e utilidade de uma Pós-Graduação em Direção de Obra.

O Diretor de Obra é uma das mais clássicas e emblemáticas funções do Engenheiro no setor da construção. É um técnico devidamente habilitado, integrado no quadro técnico da empresa de construção a quem incumbe assegurar a execução da obra, que responde perante o diretor de fiscalização da obra, cumprindo o projeto de execução e, quando aplicável, as condições de licença ou comunicação prévia, no respeito pelas normas legais e regulamentares em vigor.

Atualmente, um Diretor de Obra é alguém crescentemente direcionado para a vertente de otimização temporal e económica da empreitada, mantendo-se concentrado nos pormenores técnicos da mesma.

A Pós-graduação é composta por 10 unidades curriculares, abrangendo as principais vertentes da Direção de Obra, nomeadamente a preparação inicial da obra, a gestão de recursos produtivos, o controlo de custos, de prazos e de qualidade, bem como a gestão do ambiente e da segurança e saúde no trabalho.

Objetivos
Pretende-se reforçar os conhecimentos nas questões específicas relacionadas com a direção de obra, sendo privilegiada uma perspetiva prática, nomeadamente recorrendo-se à apresentação de exemplos concretos e à realização de visitas de estudo. Em particular, a Pós-graduação visa o conhecimento e o domínio:

  • Dos procedimentos para a preparação inicial de uma obra;
  • Dos métodos a empreender para a realização da coordenação geral da execução da obra;
  • Das funções de chefe da equipa de gestão de obra.

A QUEM SE DESTINA
A Pós-Graduação destina-se a Engenheiros, Engenheiros Técnicos, Arquitetos e outros profissionais com interesse e conhecimento no sector da construção. No caso de candidatos que não sejam detentores de um curso superior será entregue um diploma de especialização.

DURAÇÃO
16 semanas X 10h/semana

LOCAL E HORÁRIO
Universidade Fernando Pessoa.
QUI. e SEX.: 19:30-21:00 e 21:30-23:00
SÁB.: 09:00-13:00

PLANO DE ESTUDOS

Plano de estudos e creditação de competências*

* após a conclusão de todas as unidades curriculares
** partilha de experiências por parte de convidados – diretores de obra de construções de elevada complexidade técnica

a) Creditação da unidade na licenciatura em Engenharia Civil, após a conclusão de todas as unidades curriculares (Opção; Gestão de empresas e de estaleiros; Fiscalização, coordenação e controlo de obras; opcional)
b) Creditação da unidade no mestrado em Engenharia Civil, após a conclusão de todas as unidades curriculares (Gestão de projetos e investimentos; Opcional; Planos e coordenação de segurança; Avaliação de impactes);
c) Creditação da unidade no mestrado integrado em Arquitetura e Urbanismo, após a conclusão de todas as unidades curriculares (Opção I; Gestão de projetos e empreendimentos; Opção II; Opção III).

CORPO DOCENTE

em atualização

COORDENAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO

Prof. Doutor Miguel Branco Teixeira • Prof. Doutor Miguel Magalhães Ferreira 

Envie o formulário para ser contactado pela coordenação do curso



CandidatoProfissionalOutro


PortugalPaís UEOutro País














DATAS E CUSTOS

CANDIDATURAS: até 7 NOV. 18
INÍCIO DE AULAS*: 8 NOV. 18

* A realização do curso obedece a um número mínimo de alunos.

VER TAXAS