SOBRE O CURSO

A Fitoterapia tem vindo a assumir um papel de destaque como “ferramenta terapêutica” quer por razões culturais, quer pelo progresso do conhecimento científico dos mecanismos de ação das plantas medicinais e dos seus constituintes ativos. Neste contexto, e perspetivando a prestação de um serviço diferenciado e de qualidade, esta pós-graduação pretende dar formação específica em fitoterapia e em áreas científicas com ela relacionadas, de acordo com as necessidades dos diferentes profissionais que atuam ativamente em áreas da Saúde.

A Pós-graduação em Fitoterapia e Farmacotecnia assenta numa formação teórica e prática visando a aquisição e atualização de conhecimentos e competências na fitoterapia como uma área integrada na farmacoterapia.

Os conhecimentos transmitidos serão fundamentados em evidências científicas, clínicas e no devido enquadramento regulamentar. Serão abordados todos os aspetos da Fitoterapia Clínica, ressalvando as particularidades em grupos especiais como seja a pediatria, a geriatria, a oncologia e condições metabólicas alteradas.

Visa proporcionar e atualizar conhecimentos e competências técnicas e científicas específicas para a manipulação e utilização clínica de medicamentos e de outros produtos de saúde à base de plantas, de acordo com parâmetros de qualidade, eficácia e segurança.

A QUEM SE DESTINA
Detentores de Licenciatura ou Mestrado Integrado na área das Ciências da Saúde, cuja seleção e seriação se fará aplicando os seguintes critérios:
1. Licenciatura/Mestrado Integrado na área da saúde – 1 ponto;
2. Mestrado Científico na área da saúde – 1 ponto;
3. Doutoramento na área da saúde – 1 ponto;
4. Experiência profissional na área da saúde – 1 ponto.

DURAÇÃO
O curso está organizado em 4 módulos, com duração total de 120 horas e 30 ECTS.

LOCAL E HORÁRIO
Universidade Fernando Pessoa
Sextas-feiras: 14.00 – 18:00

CERTIFICADO
A aprovação a todos os módulos confere Certificado de formação da Pós-Graduação, com atribuição dos 30 ECTS.

A frequência em módulos individuais não obriga à realização de avaliação, sendo apenas necessária presença obrigatória de 90% para obtenção de certificado de participação.

CORPO DOCENTE

Alberto Correia · Ana Cristina Vinha · Ana Vasco · Carla M. Lopes· Cristina Abreu· Elisabete Machado · Fátima Cerqueira · João Capela · José Neves · Lígia Gomes · Pedro Barata · Rita Oliveira · Sandra Rodrigues

COORDENAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO

Profª. Doutora Carla Martins Lopes · Profª. Doutora Fátima Cerqueira · Prof. Doutor Pedro Barata · Profª. Doutora Rita Oliveira 

Envie o formulário para ser contactado pela coordenação do curso



CandidatoProfissionalOutro


PortugalPaís UEOutro País














DATAS E CUSTOS

Edição 2018-19
CANDIDATURAS: até 12 OUT. 18
CALENDÁRIO DE AULAS: 26 OUT. 18 – 14 JUN. 19

VER TAXAS