SOBRE O CURSO

A gestão é uma área de intervenção das profissões de saúde, com uma grande importância estratégica e primordial para a eficiência da resposta dos serviços e das equipas de qualquer unidade de saúde. Nas equipas multidisciplinares destas unidades, os gestores constituem uma estrutura fundamental para a garantia da qualidade dos cuidados de saúde prestados à população.

No contexto atual, o desenvolvimento de competências dos gestores, enquanto profissionais habilitados técnica e cientificamente para responderem com rigor, eficiência e eficácia aos desafios que lhes são colocados aos vários níveis da sua atuação (prevenção, promoção e reabilitação), é um investimento económico e social com benefícios, não só individuais, mas, acima de tudo, organizacionais.

No momento que a Saúde atravessa, devemos construir um entendimento que reconheça a importância dos gestores nos cuidados de saúde. A qualidade e a segurança dos cuidados prestados aos cidadãos estão diretamente relacionadas com a qualidade da prática de uma gestão eficiente. Assim sendo, torna-se fundamental desenvolver competências de gestão para que os profissionais de saúde assumam a liderança que o seu papel determina.

A Pós-graduação em Gestão em Cuidados de Saúde tem como objetivos:

  • Disponibilizar um sólido quadro concetual que permita a apropriação da especificidade da gestão das organizações prestadoras de cuidados de saúde;
  • Desenvolver competências no domínio do diagnóstico, planeamento, liderança e mudança organizacional no setor da saúde;
  • Desenvolver competências na operacionalização e aplicação de ferramentas de gestão capazes de potenciar a eficiência e eficácia das diferentes tipologias de serviços/unidades.

A QUEM SE DESTINA
Formação académica superior, preferencialmente na área da saúde. 

Para seleção e seriação serão aplicados os seguintes critérios:

Experiência como profissional de saúde – 1 ponto por cada ano completo (máx. 10 pontos); 2. Exercício em funções de gestão (Gestor de topo, intermédio ou operacional; Adjunto do Gestor de serviço/departamento; substituição do Gestor de serviço/departamento pelo período superior a 1 ano, coordenador de unidades funcionais em CSP ou outros) – 1 ponto por cada ano completo (máx. 5 pontos); 3. Projetos/comissões na área da saúde – 1 ponto por cada projeto/comissão (máx. 5 pontos).

Em casos de empate, serão aplicados os seguintes critérios de desempate, de forma cumulativa: 1. Tempo superior em funções de gestão; 2. Tempo superior de experiência profissional; 3. Idade superior

DURAÇÃO
O curso tem a duração de 750 horas e 30 ECTS.

LOCAL E HORÁRIO
Universidade Fernando Pessoa
SEX.: 17:00 – 21:00; SÁB.: 09:00 – 13:00 | 14:00 – 18:00

CERTIFICADO
São elementos de avaliação que permitirão a certificação:

  1. Avaliação contínua (assiduidade, participação, atitude e trabalhos individuais de teor a definir e com carácter obrigatório) – 30 %
  2. Apresentação e defesa em Seminário Final – 70%
  3. A presença mínima de 80% do tempo estabelecido como horas de contacto.

CORPO DOCENTE

Mestre Amélia José Monteiro (UFP) · Prof. Doutor António Ferreira (FMUP) · Dr. Belmiro Rocha (CHVNG/Espinho) · Mestre Carlos Esteves (Centro Hospitalar Médio Ave) · Dra Cláudia Telles de Freitas (Corporate coach) · Prof. Doutor Filipe Almeida (FMUP) · Prof. Doutor Germano Couto (UFP) · Prof. Doutor José Manuel Santos (UFP) · Dr. José Ribeiro (Centro Hospitalar Tâmega Sousa) · Profª. Doutora Margarida Ferreira (UFP) · Dr. Miguel Paiva (Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga) · Prof. Doutor Paulo Cardoso (UFP) · Prof. Doutor Pedro Barata (UFP) · Prof. Doutor Pedro Lopes Ferreira (FEUC) · Mestre Raúl Fernandes (CERNER) · Dr. Renato Pinto (Serv. Partilhados Min. Saúde) · Profª. Doutora Susana Teixeira (UFP)

COORDENAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO

Prof. Doutor Germano Couto 

Envie o formulário para ser contactado pela coordenação do curso



CandidatoProfissionalOutro


PortugalPaís UEOutro País














DATAS E CUSTOS

Edição 2018-19
CANDIDATURAS:
online: até 28 AGO. 2018
presencial: 31 AGO. 2018 

INÍCIO DE AULAS: 7 SET. 2018

 

VER TAXAS
  • ANTIGOS ALUNOS

    Leonor Santos é Fisioterapeuta
    no Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa

     

    (IMG. CEDIDA PELA PRÓPRIA)