SOBRE O CURSO

A Pós-graduação em Jornalismo Especializado UFP/Lusa é um curso criado a pensar nos jornalistas e candidatos a jornalistas que procuram adequar-se às novas condições de um sistema informativo em rápida e permanente mutação.

As Redações contemporâneas procuram jornalistas que sejam generalistas no uso de ferramentas comunicativas (saibam escrever, captar imagens e sons, editar) e que sejam especializados nos temas que abordam (Política, Desporto, Cultura, Economia, Justiça, etc.).

Este curso tem por objetivo afirmar-se como uma referência na formação de profissionais do jornalismo com profundos conhecimentos em áreas especializadas de saber e capazes de lidar com todas as plataformas mediáticas.

A Pós Graduação em Jornalismo Especializado junta duas instituições de excelência, com créditos firmados nos campos da comunicação e do jornalismo: a Universidade Fernando Pessoa e a Agência Lusa. O curso proporciona aulas com experientes profissionais da Agência Lusa e conceituados docentes da UFP, procurando contribuir para a formação de jornalistas capazes de enfrentar os novos desafios da informação.

A QUEM SE DESTINA
Atuais e futuros jornalistas. Licenciados, preferencialmente na área da comunicação.

DURAÇÃO
O curso, com a duração de um ano letivo, corresponde a um total de 60 ECTS (divididos por 9 unidades curriculares).

LOCAL E HORÁRIO
Universidade Fernando Pessoa e Agência Lusa (com opção nas Redações de Lisboa, Porto e delegações internacionais).

As unidades curriculares terão também componentes de sessões tutoriais presenciais e de módulos de ensino à distância através da UFP-UV  (plataformas de e-learning síncronas e assíncronas).

Segunda-feira a quinta-feira, entre as 18:00 e as 22:30.

CERTIFICADO
O curso confere, após a sua conclusão, um diploma de estudos pós-graduados, podendo os alunos candidatar-se à continuação dos estudos no ramo de Jornalismo, do 2º ciclo (Mestrado) em Ciências da Comunicação, da UFP.

CORPO DOCENTE

David Pontes (Lusa) · Eduardo Paz Barroso (UFP) · Fernando Paula Brito (Lusa) · Isabel Ponce de Leão (UFP) · Jaime Jesus (Lusa) · Joana Pulido (Lusa) · Jorge Pedro Sousa (UFP) · Luís Borges Gouveia (UFP) · Miguel Sousa Pinto (Lusa) · Patrícia Diniz (Lusa) · Paulo Agostinho (Lusa) · Paulo Carriço (Lusa) · Pedro Fonseca (Lusa) · Ricardo Jorge Pinto (UFP/Lusa) · Rita Rocha (Lusa) · Rui Estrada (UFP) · Rui Martins (UFP) · Rui Torres (UFP)  · Tiago Dias (Lusa)

COORDENAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO

Prof. Doutor Ricardo Jorge Pinto  (UFP e LUSA)

Envie o formulário para ser contactado pela coordenação do curso



CandidatoProfissionalOutro


PortugalPaís UEOutro País














DATAS E CUSTOS

CANDIDATURAS: até 15 JAN. 19
INÍCIO DE AULAS: FEV. 19

VER TAXAS
  • ANTIGOS ALUNOS

    André Manuel Correia é, atualmente,
    jornalista no Jornal EXPRESSO.

     

    (IMG DE RUI DUARTE SILVA)

  • ANTIGOS ALUNOS

    André Guerra é jornalista
    na Agência LUSA.

     

    (IMG DE RUI DUARTE SILVA)