SOBRE O CURSO

3ª edição

Face ao crescimento dos custos, declínio da qualidade, incremento de necessidades, quebra de confiança e, por vezes, falta de transparência, torna-se imperativo que os sistemas de saúde revejam os seus desempenhos. Muitas das atenções têm-se centrado em políticas e processos voltados preferencialmente para o setor económico-financeiro, com prejuízo da compreensão da natureza fundamental dos cuidados de saúde e, por isso, menorizando a importância do seu planeamento e prestação.

Daí a importância de aplicar os melhores conhecimentos disponíveis para resolver problemas de saúde que, sendo estruturados em algumas situações, noutras são fundamentalmente pouco ou nada estruturados, tornando a clínica um exercício que tem frequentemente de lidar com a incerteza e de tomar decisões com base em probabilidades. Esta realidade requer diferentes tipos de recursos, processos, ferramentas e modelos organizacionais, sendo importante que a prestação de cuidados e a aprendizagem a partir de boas práticas permitam que eles melhorem a sua qualidade, baixem os custos, satisfaçam os doentes e as comunidades e melhorem, portanto, os resultados.

Este MBA, atento à importância destas novas realidades, vai essencialmente focar-se no planeamento e gestão dos cuidados de saúde sem, obviamente, deixar de atender ao seu carácter multi e interdisciplinar.  Nesta 3ª Edição, enriquecida com o sucesso das duas anteriores, pretende-se  contribuir para as mudanças organizacionais de que a saúde tanto carece. Para isso conta com parceiros qualificados em experiências e competências que muitos cursos pós-graduados anteriores robusteceram.

OBJETIVOS
O MBA – Curso de Gestão de Organizações e Serviços de Saúde tem como objectivo global contribuir para a formação de melhores profissionais em todas as áreas relacionadas com a prestação de cuidados de saúde, habilitando-os a melhor compreender a importância da qualidade dos seus desempenhos e os desafios com que hoje estão confrontados.

O MBA pretende ainda proporcionar uma reflexão sustentada sobre os vários contextos em que exercem a sua actividade e, por outro lado, aprofundar e atualizar competências na área em questão.

Nunca como actualmente foi tão imperativa a necessidade de mudança, sendo necessário construir um novo modelo em que a integração dos cuidados e as questões da humanização e do profissionalismo ocupem o lugar central que lhes é devido.

A QUEM SE DESTINA
O MBA destina-se preferencialmente aos profissionais mais directamente envolvidos na prestação de cuidados de saúde, mas acolherá também outros diplomados que trabalhem direta ou indiretamente no setor.

Podem ainda frequentar o curso aqueles que procurem complementar a sua formação académica com conhecimentos sólidos que melhor os habilitem a trabalhar em actividades ligadas ao setor da saúde.

DURAÇÃO
O curso tem a duração total de 60 ECTS.

LOCAL E HORÁRIO
Universidade Fernando Pessoa
Sextas-feiras: 18:00 – 22:00 e Sábados: 9:00 – 13:00

CERTIFICADO
O curso é organizado e certificado pela Universidade Fernando Pessoa.

AVALIAÇÃO
A avaliação das unidades curriculares será realizada, pelo menos, uma semana após a lecionação e pode incluir perguntas de escolha múltipla (30%) e perguntas abertas (60%), restando, no máximo, 10% para a assiduidade.

A classificação em cada uma das unidades é efectuada na escala numérica inteira de 0 a 20 valores, implicando a aprovação:

– A presença mínima de 80% do tempo estabelecido como horas de contacto; uma classificação final mínima de 10 valores a cada unidade curricular

Os alunos que não tenham obtido aprovação numa unidade curricular poderão efectuar uma prova de recurso, no final do respectivo semestre, de acordo com o regulamento da UFP.

TRABALHO DE CONCLUSÃO E MÉDIA FINAL
A proposta contendo o projecto e o plano do trabalho para conclusão do curso terá até 6 páginas A4 na fonte Times New Roman 10 a 1,5 de espaços, com margem não superiores a 2,5 cm. Ela deverá evidenciar o conhecimento de cada aluno na (s) metodologia (s) quantitativa e (ou) qualitativa e nas normas de redação de trabalhos científicos, e será apreciada pela comissão coordenadora e entregue na sala 2.5 ou 1.9 do Edifício das Pós- Graduações, em formato de papel até ao dia 24 de Abril de 2020. Em caso de não aprovação será reformulada no prazo de 30 dias a partir da data de decisão.

A extensão da monografia propriamente dita deve situar-se entre as 30 e 50 páginas com as características acima referidas. A entrega de 3 exemplares e de gravação em CD deverá ocorrer até o dia 31 de Julho de 2020, nos locais acima referidos.

No caso da monografia não ter, segundo a comissão coordenadora, as condições mínimas para poder ser discutida, deverá ser rejeitada e o candidato poder reformulá-la no prazo máximo de 60 dias.

A análise e discussão pública da Monografia ocorrerão no prazo máximo de 30 dias seguidos, contados a partir da data da sua entrega e terá a duração máxima de 60 minutos, compreendendo uma apresentação sucinta pelo candidato (a) no tempo máximo de 15 minutos, seguida das intervenções do 1º arguente (15 minutos) e do candidato(a) 15 minutos. Para o orientador e o Presidente do Júri restam 5 minutos e igual tempo para o candidato (a) responder.

PLANO DE ESTUDOS

CONFERÊNCIA DE ABERTURA: GESTÃO DE CRISE EM SAÚDE

1º SEMESTRE

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Coordenador: Manuel Cardoso de Oliveira

– Políticas e sistemas de saúde
Contributos da Convenção Nacional de Saúde

– Gestão dos cuidados de saúde
Introdução
Medicina narrativa e bioética

Coordenador: Agostinho Monteiro

– O significado das acreditações em saúde
– Genética e medicina de precisão
– Compromisso dos doentes, das famílias e da comunidade
– Avaliação de UC1 + UC2

Coordenador: Susana Teixeira

– Medicina narrativa e bioética
A ilusão da certeza
Gestão e translação do conhecimento
Evidência e valor em saúde
Qualidade e competências clínicas
Segurança dos doentes
Gestão dos cuidados centrados nos doentes e nas pessoas

– Deontologia e responsabilidade social 

Coordenador: Manuel Cardoso de Oliveira

– Valor em saúde
– Governance
– Inovação
– Novos caminhos para a saúde
– Avaliação UC3 + UC4 

Coordenador: Tiago Taveira Gomes

Aulas

Coordenador: Manuel Cardoso de Oliveira

– Educação para a Saúde
– Exemplos práticos sobre a literacia
– Literacia e segurança dos doentes. Contributos da APASD
– Avaliação de UC5 + UC6 

Coordenador: Isabel Silva

– Economia da saúde
– Medição em saúde
– Experiências de medição em saúde I
– Experiências de medição em saúde II
– Gestão de operações 

Coordenador: Silvério Cordeiro

– Liderança e estratégia
– Competências de liderança excecional para executivos
– Compliance em saúde
– Avaliação UC 7 + UC8 

Coordenadoras: Sofia Gaio e Ana Salazar

– Comunicação em saúde
– Qualidade em saúde
– Avanços na comunicação em saúde
– Marketing de empresas farmacêuticas 

Coordenador: José Manuel Calheiros

– Epidemiologia clínica
– Introdução à epidemiologia
– Estudo de Casos
– Avaliação UC9 + UC10 

Coordenador: Agostinho Monteiro

– Conceitos básicos
– Novos desafios à gestão da saúde
– Sociologia do envelhecimento 

Coordenador: Carla Fernandes

– Prática baseada em evidência
– Gestão do risco em unidades de saúde
– Saúde e segurança no trabalho – o papel do enfermeiro do trabalho
– Avaliação UC11 + UC12

Coordenador: Luísa Ribeiro

– Gestão financeira
– Financiamento dos hospitais

Coordenador: Pedro Barata

– Aulas
– Avaliação UC13 + UC14 

Coordenador: Jorge Maciel

– Gestão dos recursos humanos
– Bases para a tomada de decisões 

Coordenador: Tiago Taveira Gomes

– Integração de cuidados: conceitos básicos. O papel dos hospitais
– Organização e coordenação dos cuidados primários
– ACES e integração dos cuidados de saúde
– Organização e gestão dos cuidados continuados
– Avaliação UC15 + UC16 

Coordenador: Manuela Maia

– Contratualização
– Regulação
– Responsabilidade disciplinar, civil e penal
– Responsabilidade médica. Novos desafios
– Direito do trabalho
– Avaliação UC17 

Palestras e Seminários 

Coordenador: Manuel Cardoso de Oliveira

– Aulas

Coordenador: Maria Pia Ferraz

– Redação de trabalhos científicos
– Bioestatística aplicada à investigação em saúde
– Entrega do projeto de monografia
– Avaliação (UC20 + Projeto)

 

CORPO DOCENTE

Agostinho Monteiro · Alexandre Lourenço · Álvaro Moreira da Silva · Álvaro Campêlo · Ana Paula Cabral · Ana Paula Martins · Ana Salazar · Andreia Café · Andreia Oliveira · António Ferreira · Augusta Silveira · Bruno Magalhães · Carla Fernandes · Catarina Martins · Cláudia Ricardo · Conceição Manso · Dulce Pinto · Elsa Guimarães · Eurico Castro Alves · Filomena Girão · Hélder Mota Filipe · Henrique Botelho · Isabel Silva · Ivone Ferreira · Joana Andrade · Jorge Correia · Jorge Maciel · José Manuel Calheiros · Luísa Ribeiro · Manuel Cardoso de Oliveira · Manuela Maia · Manuela Santos Jorge · Margarida Ferreira · Maria João Oliveira · Maria Pia Ferraz · Paulo Lobo · Pedro Barata · Pedro Lopes Ferreira · Paulo Lobo · Rui Maia · Silvério Cordeiro · Sílvia Silva · Sofia Gaio · Susana Teixeira · Tiago Taveira Gomes · Teresa Sequeira

COORDENAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO

Prof. Doutor Manuel Cardoso de Oliveira (UFP/APASD) • Prof. Doutor Silvério Cordeiro (CHVNG/UFP) • Prof. Doutor Eurico Castro Alves (CHP/UFP)

Envie o formulário para ser contactado.



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DATAS E CUSTOS

Candidaturas: até 30 SET. 2019
Afixação de resultados: a definir
Matrículas: a definir
Início*: a definir

* A realização do curso obedece a um número mínimo de alunos.

 

VER TAXAS
  • ANTIGOS ALUNOS

    Sofia Leal é  Diretora Executiva no ACES Cavado III – Barcelos/Esposende

     

    (IMG. CEDIDA PELA PRÓPRIA)