As Bibliotecas da UFP têm como missão permitir o acesso aos recursos de informação necessários ao desempenho das funções de ensino, investigação e aprendizagem, bem como conservar e preservar as suas coleções.

A busca pela excelência, a melhoria no atendimento, a atualização do acervo, o apoio aos nossos utilizadores e o aumento da visibilidade da nossa produção académica e científica constituem os principais objectivos deste Serviço.

A Universidade Fernando Pessoa disponibiliza a todos os seus utilizadores um serviço de trabalho remoto, permitindo-lhes aceder aos recursos abaixo enumerados, de qualquer ponto da Internet através de VPN.

  • Academic Search Complete*
  • b-on*
  • Business Source Complete*
  • Cinahl Plus with Full Text*
  • Current Contents (ISI)*
  • Infopedia**
  • Journal Citation Reports*
  • Medline with full text*
  • Nursing Reference Center*
  • Psychology & Behavioral Science*
  • Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho Online**
  • SportDiscus*
  • Web of Knowledge*

* Requer VPN (fora da UFP)
** Credenciais de acesso fornecidas pela Biblioteca da UFP (biblioteca@ufp.edu.pt) a pedido do utilizador (elemento da Comunidade UFP).

CONSULTE O SITE DAS BIBLIOTECAS UFP

Localizada no edifício sede da UFP é designada Biblioteca Fernando Pessoa (BFP) desde agosto 2012, na sequência de um reagrupamento das bibliotecas. Funcionando em regime de livre acesso, está organizada de acordo com a classificação decimal universal (CDU). Destina-se à comunidade UFP, bem como a qualquer leitor interessado.

O fundo documental da BFP, composto por livros, publicações periódicas, testes psicológicos, material cartográfico e obras de referência, abrange áreas de ciência e conhecimento, organização, informação, documentação, filosofia, psicologia, religião, teologia, ciências sociais, estatística, economia, comércio, direito, política, administração pública, assistência social, educação, matemática, ciências naturais, ciências aplicadas, tecnologia, arte, recreação, entretenimento, língua, linguística, literatura, geografia e história. Detém, ainda, um considerável espólio do Professor Alexandrino Severino, estudioso pessoano.

A biblioteca dispõe de uma sala de leitura, com lotação para 68 lugares, um patamar superior com 10 lugares, um gabinete técnico, dois gabinetes de trabalho em grupo (com capacidade para 15 lugares) e equipados com postos de pesquisa com acesso à Internet, que se destinam exclusivamente a alunos e colaboradores da UFP associados em grupo, com o propósito de não perturbar o ambiente de silêncio que deverá existir na sala de leitura.

Possui cacifos, equipamento de impressão, cópia e digitalização, em regime self-service, e cobertura de rede sem fios (wireless).

Contactos:
Praça 9 de Abril, 349 | 4249-004 Porto
Telf. +351 22 507 13 01
E-mail: bibfp@ufp.edu.pt

Horário Período Letivo:
Seg. a Qui.: 08:00 -20:00
Sex.: 08:00 – 18:00

Localizada no Edifício das Clínicas Pedagógicas é designada Biblioteca Ricardo Reis (BRR) desde agosto 2012, na sequência de um reagrupamento das bibliotecas. Funcionando em regime de livre acesso, está organizada de acordo com a classificação decimal universal (CDU). Destina-se à comunidade UFP, bem como a qualquer leitor interessado.

O fundo documental da BRR, composto por livros, publicações periódicas, trabalhos académicos, materiais audiovisuais (distribuídos pelas diversas áreas do conhecimento) e obras de referência, abrange as áreas de investigação científica, ética, ciências naturais (física, química, biologia, genética, biofísica, virologia, microbiologia, botânica), ciências médicas (anatomia, fisiologia, saúde e higiene, saúde pública, farmacologia, fisioterapia, patologia, medicina clínica, enfermagem, fonoaudiologia, medicina dentária, cirurgia) e história da medicina.

A biblioteca dispõe de uma sala de leitura, com lotação para 54 lugares, oito gabinetes de trabalho em grupo (com capacidade para 70 lugares), equipados com postos de pesquisa com acesso à Internet, que se destinam exclusivamente a alunos e colaboradores da UFP associados em grupo, com o propósito de não perturbar o ambiente de silêncio que deverá existir na sala de leitura.

Possui cacifos, equipamento de impressão, cópia e digitalização, em regime self-service, e cobertura de rede sem fios (wireless).

Contactos:
Rua Delfim Maia, 334 | 4200-253 Porto
Telf. +351 22 5071300
E-mail: bibrr@ufp.edu.pt

Horário Período Letivo:
Seg. a Qui.: 08:00 -20:00
Sex.: 08:00 – 18:00

Localizada na Unidade de Ponte de Lima é designada Biblioteca Alberto Caeiro (BAC) desde agosto 2012. Funcionando em regime de livre acesso, está organizada de acordo com a classificação decimal universal (CDU). Destina-se à comunidade UFP, bem como a qualquer leitor interessado.

O fundo documental da BAC, composto por livros, publicações periódicas, trabalhos académicos, material audiovisual e obras de referência, abrange áreas de ciência e conhecimento, organização, informação, documentação, filosofia, psicologia, religião, ciências sociais, estatística, política, economia, comércio, direito, administração pública, assistência social, educação, matemática, ciências naturais, ciências aplicadas, medicina, tecnologia, arte, recreação, entretenimento, desporto, língua, linguística, literatura, geografia, biografia e história.

Contactos:
Casa da Garrida | Rua Conde de Bertiandos | 4990-078 Ponte de Lima
Telf. +351 25 8741026
E-mail: bibac@ufp.edu.pt

Horário Período Letivo:
Seg. a Sex.: 09:00 – 12:30; 14:00 – 18:30

Desde a publicação do primeiro título, em 1992, à atualidade, a Editora da UFP desenvolveu competências  que lhe permitem ser auto-suficiente na realização de trabalhos gráficos de qualidade e na execução de uma política editorial, cujo primeiro escopo é tornar visível o trabalho pedagógico e científico da nossa comunidade universitária. 

A Editora da UFP é, pois, um instrumento privilegiado para o cumprimento dos objetivos de investigação, de cooperação e de extensão universitária. 

LOJA ON-LINE DAS EDIÇÕES UFP