Na UFP, atribuímos grande importância às atividades físicas e desportivas, cujo contributo sabemos ser fundamental para a saúde e bem-estar. Nesse sentido, dispomos de uma Academia de Saúde e Lazer e incentivamos o Desporto Universitário dinamizado pela Associação de Estudantes.

Também as atividades de cariz académico e cultural assumem um papel fundamental, criando valor e promovendo laços que perduram após a conclusão do percurso universitário. A Associação de Estudantes, os Núcleos de Estudantes e as Tunas são disso exemplo, comprovando a dinâmica da universidade.

A Academia de Saúde e Lazer é um espaço dedicado à prática de exercício físico, destinado a membros e familiares da comunidade académica pessoana (Alunos e Colaboradores), a Antigos Alunos da Universidade, utentes das clínicas pedagógicas da UFP e outros interessados.

Dispõe de uma estrutura moderna e elegante que inclui um ginásio equipado com os mais recentes modelos de máquinas de musculação e acessórios, bem como piscina interior.

Contactos:
Edifício das Clínicas Pedagógicas da UFP
Rua Delfim Maia, nº 334 | 4200-150 Porto
Telefone: 22 509 6371
E-mail: asl@ufp.edu.pt

O desporto universitário assume especial importância no âmbito das atividades da Associação de Estudantes da UFP.

Equipas e estudantes praticantes de diferentes modalidades têm vindo a conquistar troféus em Campeonatos Nacionais de Desporto Universitário. Um histórico de conquistas, que integram prémios em modalidades como Futsal, Atletismo ou Voleibol.

Para conhecer as modalidades atualmente disponíveis, os interessados deverão contactar diretamente a Associação de Estudantes da UFP (ae@ufp.edu.pt).

A Associação de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa (AEUFP)  tem como principal objetivo defender os direitos dos alunos, disponibilizar serviços e organizar atividades de cariz académico que melhorem a sua experiência na instituição.

No âmbito da AEUFP integram-se os Núcleos de Estudantes. Constituídos por alunos de cada um dos cursos de 1º ciclo (Licenciatura) e Mestrado Integrado da UFP, os núcleos representam a UFP em associações estudantis nacionais da sua área de formação e dinamizam atividades de interesse particular no âmbito do curso. 

A AEUFP colabora também com instituições e desenvolve também parcerias no sentido de incentivar e envolver os estudantes a integrarem iniciativas de voluntariado social. Disso é exemplo a parceria com a ONG “Mundo a Sorrir, que permitiu criar a bolsa “Fernando Pessoa International Volunteering” e já proporcionou uma experiência de voluntariado internacional a alunos de Medicina Dentária, em S. Tomé e Príncipe.

VISITE A PÁGINA DA AEUFP

A Tuna Académica da Universidade Fernando Pessoa, da antiga sempre leal e mui nobre cidade do Porto, foi fundada a 12 de Outubro de 1994, contando desde então, com vários fiéis da boémia, da música e de espírito académico invejável.

Com objetivos vincados, sempre a par com a música tradicional e/ou popular portuguesa, esta tuna conseguiu superar alguns sonhos de outrora, chegando a despertar várias atenções graças à sua jovialidade, alegria, companheirismo… e tantos outros adjetivos que são uma maneira permanente de ser e de estar deste grupo.

Contacto: taufp@ufp.edu.pt

A Tuna Feminina da Pessoa sucede à Tuna Feminina da Universidade Fernando Pessoa, cuja criação se deu em 1992.

A Tuna Feminina da Pessoa nasceu a 30 de novembro de 2016. Nasceu do sonho e da vontade de (re)criar a Tuna Feminina na Universidade Fernando Pessoa. Um grupo de amigas corajosas, com espírito académico e boémio, decidiu fundar esta tuna ultrapassando todos os obstáculos.

Tendo como padrinhos a Tuna Académica da Universidade Fernando Pessoa, a Tuna Feminina da Pessoa conta com o charme e romantismo “de meter inveja a muitos”!

Contacto: tunafp@ufp.edu.pt