“Pensar a Cidade Contemporânea” em livro

O urbanismo, com ênfase no planeamento, evolução e morfologia(s) da cidade contemporânea tem sido a área particular de atuação da docente de Arquitetura e Urbanismo da UFP, Profª. Doutora Sara Sucena. E é precisamente a “Cidade Contemporânea” que dá título e mote ao livro que agora edita.

“Pensar a Cidade Contemporânea. ReConhecer e intervir na Cidade Difusa”, assim se intitula a obra da docente da UFP recentemente publicada.

Sobre a Autora
Arquiteta desde 1994 (FAUP) e doutora em Urbanismo desde 2011 (ESTA-Barcelona/UPC). Na UFP, além de lecionar no curso de Arquitetura e Urbanismo, desde 2000, desempenhou funções nos conselhos pedagógico e científico da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa e é editora da revista “A Obra Nasce”. Enquanto investigadora, integra o “Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo” da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP) e colabora no “Laboratório de Estudos e Projectos” da Universidade Fernando Pessoa (LEP-UFP).

Sobre a Obra
“A noção de ‘urbano’, que acolhe uma diversidade de configurações territoriais difícil de sintetizar, é, na prática, e com frequência, ainda reduzida a uma representação convencional comprometida entre a cidade medieval e a cidade industrial, que domina o imaginário do cidadão e condiciona, por isso, o aparato instrumental do arquitecto, do urbanista. O livro constitui-se a partir de dois textos que discutem a cidade contemporânea, reflectindo e propondo instrumentos e princípios urbanísticos para a sua compreensão, desejavelmente contribuindo para o exercício do seu planeamento/desenho, e apelando ao reconhecimento de uma realidade urbana que ainda hoje não se acolheu como ‘figura’ específica, nem entre arquitectos/urbanistas, nem pelas entidades públicas com responsabilidade no ordenamento territorial.”