UFP celebra Dia Mundial da Televisão

O Laboratório de Televisão da UFP assinalou o Dia Mundial da Televisão, 21 de novembro, com uma série de entrevistas a profissionais que trabalham em estações emissoras da cidade do Porto.  As gravações estão disponíveis no canal do Laboratório de TV da UFP no YouTube (ligação) , sendo progressivamente divulgadas entre os dias 21 e 23 de novembro.

Oito profissionais que atuam nas mais diversas áreas da produção televisiva foram entrevistados:  os jornalistas Carlos Rico (SIC), Miguel Marques Monteiro (Porto Canal), Mário Augusto (RTP) e Ricardo Jorge Pinto (UFP), o realizador Vasco Josué (RTP), a produtora Fátima Andrade (RTP), o repórter de imagem Miguel Cabral (SIC) e o documentarista Pedro Neves (Red Desert Films).

A ideia da série surgiu com o intuito de celebrar a data e reunir alunos que estudam televisão com aqueles que vivem este meio todos os dias. O objetivo foi perceber de que maneira a televisão mudou a sua forma de produção e a forma como ela é vista a partir da web, das redes sociais e com as novas possibilidades digitais.

O trabalho teve a participação de dez alunos que realizam ou já realizaram a Oficina de Televisão, apoiados pela equipa do Laboratório, em todas as tarefas, da operação de câmara à realização e condução das entrevistas.

O Dia Mundial da Televisão foi proclamado pelas Nações Unidas em 1996. A Rádio e Televisão Portugal (RTP) foi a primeira emissora inaugurada no país em 1957. A SIC foi criada em 1992 e a TVI em 1993.

Veja o resumo das entrevistas no YouTube (ligação).