UFP concede Honoris Causa a Jeffrey K. Zeig

A Universidade Fernando Pessoa atribuiu o título de Doutor Honoris Causa em Ciências Sociais e do Comportamento ao psicólogo e escritor Prof. Doutor Jeffrey K. Zeig. Com a homenagem realizada no dia 21 de novembro, o professor norte-americano passou a integrar o corpo de doutores da instituição.

Na sua conferência, ocorrida no Auditório da UFP, o Prof. Zeig dissertou sobre a sua área de interesse e na qual desenvolve pesquisas atualmente: a comunicação baseada em códigos implícitos que envolvem não somente a fala. Referiu que a comunicação também está presente na postura do interlocutor, em gestos, na voz ou mesmo nas obras de arte, como na música ou pintura. Cada um destes elementos torna-se estratégico para a comunicação.

Na cerimónia, o Reitor da UFP, Prof. Doutor Salvato Trigo, também referiu o desenvolvimento de áreas como a hipnose e psicoterapia, em grande parte devido ao empenho do homenageado, mesmo perante as dificuldades que envolvem a sua pesquisa.

O Prof. Doutor Jeffrey K. Zeig nasceu em 1947, em Nova Iorque, Estados Unidos. É fundador e diretor da Fundação Milton H. Erickson localizada em Phoenix, Arizona, na qual estudou ao longo de seis anos na década de 1970. É o idealizador de uma das conferências mais importantes da história da psicoterapia, “The Evolution of Psychotherapy Conferences”. Organiza e participa em conferências de terapia breve e de casais, dedicando-se também a realizar Congressos Internacionais sobre abordagens Ericksonianas para Hipnose e Psicoterapia. Organiza acompanhamentos individuais como psicólogo e terapeuta no seu consultório. Os seus mais de 20 livros, que escreveu ou em que participou na edição, foram traduzidos para 12 idiomas. Além destas obras, integra o Conselho Editorial de vários periódicos e realiza workshops em mais de 40 países em universidades e hospitais de ensino.