UFP integra equipa de investigação premiada

O projeto galardoado com o prémio Celgene 2018 resulta de uma parceria entre investigadores e instituições: Profª. Doutora Carla Silva Fernandes (Universidade Fernando Pessoa), Profª. Doutora Célia Santos (Escola Superior de Enfermagem do Porto) e Prof. Doutor Bruno Magalhães (Escola Superior de Saúde de Santa Maria) e designa-se “iGestSaude”.

A bolsa Celgene de 10 mil euros agora atribuída a este projeto do grupo de profissionais identificado vai permitir, num primeiro momento, “dar vida” à aplicação móvel que apoiará 200 doentes hemato-oncológicos a lidar com a doença e eventuais sintomas que possam surgir decorrentes dos tratamentos. Num futuro próximo, o objetivo é alargar esse apoio a outras pessoas, com as mais variadas doenças crónicas.

De acordo com informação transmitida pela Profª. Doutora Carla Silva Fernandes, o percurso que leva até este prémio consiste “numa investigação com extensão à comunidade, para ligação do doente crónico aos cuidados de saúde, com o objetivo fundamental de desenvolver uma aplicação móvel de monitorização e controlo da gestão do regime terapêutico neste grupo de pessoas”.