UFP vence prémio no V Congresso Nacional de Virologia

“Rhinovirus Infection is influenced by outdoor-air virus presence and polymorphisms in TOLLIP and IL6 genes” venceu o prémio Doutora Graça Rocha, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Virologia (SPV), no V Congresso Nacional de Virologia.

O projeto de investigação, realizado no FP-ENAS (Fernando Pessoa Energy, Environment and Health Research Unit), decorreu sobre a orientação do Prof. Doutor José Cabeda e teve a participação de três alunas do Mestrado em Ciências Farmacêuticas (Filipa Rodrigues, Mafalda Santos e Ana Ferreira), uma aluna Erasmus (Roberta Marino) e da Prof.ª Doutora Esmeralda Barreira.

A participação de 89 alunos na qualidade de voluntários, os quais mensalmente permitiram a recolha de zaragatoas nasais, foi crucial para a obtenção de resultados.

O trabalho permitiu descobrir a existência de Rinovirus no ar atmosférico, o qual se correlacionava com a presença do vírus nas narinas dos voluntários, sugerindo a transmissão pelo ar atmosférico como uma potencial via de transmissão. A mesma conclusão parece ser suportada pelo facto de a presença do vírus estar correlacionada com os níveis de radiação solar e de SO2 atmosférico, o que pode estar relacionado com a instabilidade viral associada a estes fatores. Um efeito inverso foi encontrado com os níveis atmosféricos de benzeno, o que pode relacionar-se com efeitos a nível do sistema imunológico.

Os investigadores descobriram ainda um alelo genético associado à resistência à infeção (no gene TOLLIP) e um outro associado a uma susceptibilidade aumentada à infeção (no gene IL6).

O V Congresso Nacional de Virologia – IX Encontro da Sociedade Portuguesa de Virologia” realizou-se entre 26 e 27 de outubro de 2018, na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e teve como temas de debate a ameaça dos arbovírus, a emergência do sarampo e do vírus da hepatite A na Europa, entre outros de interesse atual.