Aula aberta “Juntos à mesa da deglutição: a importância do trabalho interdisciplinar”
15 de maio • Entrada gratuita • Sala Fernando Pessoa

No dia 15 de maio, entre as 09h00 e as 10h15, realizar-se-á a aula aberta “Juntos à mesa da deglutição: a importância do trabalho interdisciplinar”, no âmbito da Licenciatura em Terapia da Fala.

O objetivo da aula, que será conduzida pela Professora Daniela Oliveira Vieira e os alunos Leonor Garcia, Nádia Santos e Tess Bensimhon, estudantes finalistas do curso de Terapia da Fala, tem como objetivo principal sensibilizar os diferentes profissionais de saúde para a importância do trabalho interdisciplinar na avaliação e intervenção, na área da deglutição e as suas perturbações.

Desse modo, através da aula aberta, espera-se que os participantes possam ser capazes de definir o conceito da deglutição e perturbações da deglutição, reconhecendo a sua relevância clínica no contexto da prática em saúde; reconhecer a importância da comunicação e articulação entre os profissionais de saúde para a gestão eficaz das perturbações da deglutição; analisar um caso clínico, identificando os profissionais envolvidos e possíveis estratégias de intervenção interdisciplinar e refletir sobre o impacto do trabalho interdisciplinar na segurança, na qualidade de vida e nos resultados clínicos dos clientes com perturbações da deglutição.

A aula realizar-se-á na Sala Fernando Pessoa, e destina-se a estudantes e docentes das licenciaturas de Ciências Biomédicas Laboratoriais, Ciências da Nutrição, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Medicina Dentária, Psicologia e Terapia da Fala, a partir do segundo ano do ciclo de estudos.

A entrada é gratuita, por ordem de chegada.

PROGRAMA: 

  1. Introdução à temática da deglutição e disfagia (10 min)
  • Apresentação da sessão e dos objetivos.
  • Pergunta inicial para discussão: “O que entendemos por deglutição e perturbação da deglutição?”
  • Breve enquadramento da relevância clínica das perturbações da deglutição.

  1. Modelos de colaboração em saúde (10 min)
  • Exemplo de aplicação na prática clínica.
  • Importância da complementaridade de competências.

  1. Análise de caso clínico (30 min)
  • Apresentação de um caso clínico breve.
  • Discussão orientada:
    Que profissionais devem intervir?
    Qual o papel de cada profissional?
    Que riscos existem se não houver articulação entre a equipa?

  1. Mini-quiz e encerramento (10 min)
  • Realização de um quiz interativo para consolidação dos conteúdos.
  • Síntese das principais mensagens (take-home messages).

PARTILHAR