Dia de Jornalismo e Estudos Mediáticos na UFP

APRESENTAÇÃO
Estudar os media e o jornalismo encontra, hoje, num mundo caracterizado pelo digital, tanta razão de ser como no passado.

O Dia de Jornalismo e Estudos Mediáticos, uma jornada de estudo, reflexão e debate que pretende reunir os doutores, doutorandos, pós-doutores, pós-doutorandos e docentes da especialidade de Jornalismo e Estudos Mediáticos do programa de doutoramento e pós-doutoramento em Ciências da Informação da Universidade Fernando Pessoa, vai ao encontro dessa necessidade.

COMISSÃO ORGANIZADORA E CIENTÍFICA
Comissão Organizadora
Prof. Doutor Jorge Pedro Sousa – Coordenador da Especialidade de Jornalismo e Estudos Mediáticos do Doutoramento em Ciências da Informação da Universidade Fernando Pessoa
Gabinete de Comunicação e Imagem da Universidade Fernando Pessoa

Comissão Científica
Prof. Doutor Eduardo Paz Barroso, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa
Prof. Doutor Jorge Pedro Sousa, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa Prof. Doutor Rui Estrada, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa

PROGRAMA
10:30 – Abertura
Magnífico Reitor da Universidade Fernando Pessoa, Prof. Doutor Salvato Trigo
Diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Prof.ª Doutora Inês Gomes
Coordenador da especialidade de Jornalismo e Estudos Mediáticos do doutoramento em Ciências da Informação da Universidade Fernando Pessoa, Prof. Doutor Jorge Pedro Sousa
Moderadora: Coordenadora do Departamento de Ciências Empresariais e da Comunicação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, Prof.ª Doutora Elsa Simões

11:00 – 1.º Painel de Comunicações
Prof. Doutor João Lourival: Papel político d’O Panorama, primeiro jornal enciclopédico ilustrado português (1837-1844)
Prof.ª Doutora Giovanna G. B. Flores: Os sentidos de nação e independência do Brasil sob a ótica da imprensa portuguesa do século XIX
Prof. Mestre Gustavo dos Santos Fernandes: Análise do conteúdo e mídia: nas veredas da identidade ielmomarinhense
Prof.ª Mestre Joana Ribas Lima: Buscando uma estratégia para a promoção do Brasil enquanto destino turístico a partir do diagnóstico da imagem do país nas revistas de viagens e turismo europeias e estadunidenses
Prof.ª Doutora Maria Zaclis Veiga: Os fotojornalistas fazem parte de uma tribo transnacional?
Moderador: Prof. Doutor Jorge Pedro Sousa

12:30 – Intervalo

14:00 – 2.º Painel de Comunicações
Mestre Felipe Harmata Marinho: YouTube e influenciadores digitais: a ascensão de formadores de opinião no contexto da internet
Mestre André Tezza: Intolerância e pós-verdade: pesquisa netnográfica das páginas oficiais de facebook de tres pré-candidatos à presidência do Brasil
Prof.ª Doutora Cristiane de Lima Barbosa:A divulgação da ciência em redes sociais: o uso do Facebook por instituições de pesquisa do Amazonas
Prof. Doutor Ricardo Augusto Orlando: Design de imprensa nas primeiras páginas: modos de enunciação verbo-visual em jornais contemporâneos
Mestre Maria João Palma: Infografia jornalística no ensino: um estudo comparativo entre Portugal e o Brasil
Moderador: Prof. Doutor Ricardo Jorge Pinto

15:30 – 3.º Painel de Comunicações
Prof. Doutor Marco Antônio Gehlen: Jornalismo de (im)precisão: o conhecimento matemático e a apuração de números
Mestre Leoní Serpa: Jornalismo especializado em Ciência: os processos produtivos do jornalismo na cobertura dos temas do espaço pela imprensa de Portugal e do Brasil
Mestre Patrícia Weber: A pesquisa sobre jornalismo no 1º ciclo (licenciatura e graduação): Inventariação temática, categorização metodológica, dificuldades sentidas pelos jovens pesquisadores nos trabalhos de conclusão de curso e busca de soluções – Uma comparação entre alunos portugueses e brasileiros
Moderador: Prof. Doutor Eduardo Paz Barroso

16:30 Intervalo

17:00 – 4.º Painel de Comunicações
Mestre Christiane Monteiro Machado: Envelhecimento e Publicidade: estudo piloto sobre campanhas publicitárias no Brasil
Mestre Elayne Esmeraldo Nogueira: Violência de gênero segundo o modelo de Kellner: uma análise da série Big Little Lies
Mestre Giane Silva Santos Souza: O estupro da mulher como notícia: o posicionamento discursivo dos jornais impressos brasileiros
Moderador: Prof. Doutor Rui Estrada

RESUMOS
Resumos disponíveis (PDF)

INSCRIÇÕES
Para inscrições, enviar email para: jpsousa@ufp.edu.pt