Duas investigadoras associadas à UFP – Márcia Carvalho e Ana Catarina Silva – obtiveram reconhecimento dos seus trabalhos de investigação na edição deste ano do World’s Top 2% Scientists, prestigiado ranking elaborado pela Universidade de Stanford (EUA), em colaboração com a editora Elsevier.
O relatório destaca os melhores 2% de investigadores a nível mundial, avaliando o impacto da sua produção científica. Os resultados são apresentados em duas categorias: impacto ao longo da carreira e impacto num único ano.
A presença destas investigadoras dá visibilidade à influência das suas publicações na comunidade científica e contribui para a projeção internacional da investigação desenvolvida na UFP.
O “World’s Top 2% Scientists” é coordenado pelo investigador John P. A. Ioannidis e publicado pela Elsevier (Updated science-wide author databases of standardized citation indicators), o ranking baseia-se em dados normalizados de impacto citacional extraídos da plataforma Scopus. A atualização recente utiliza perfis de autor registados até 1 de agosto de 2026, contabilizando métricas de carreira até ao final de 2025 e citações obtidas durante o ano civil de 2025, resultando numa seleção restrita aos cem mil principais cientistas mundiais.


