SOBRE O CURSO

Resultado do processo de acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES):
Decisão: Acreditado
N.º de anos de acreditação: 6
Data de publicação da decisão: 01/06/2016
Prazo de vigência da acreditação: 31/07/2021*
Deliberação da A3ES: ACEF/1415/0902037

Relatório de autoavaliação: RAA-ACEF/1415/0902037

*A caducidade do prazo de vigência não cessa os efeitos da acreditação deste ciclo de estudos, por se aplicar o disposto no n.º 2 do artigo 38.º do Regulamento n.º 392/2013, da A3ES.


Regime/Horário: Diurno
Número máximo de admissões: 40
Número de vagas em oferta para a 2.ª fase de candidaturas: 32



O mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial tem a duração de dois anos letivos e está organizado em 4 semestres, fazendo uma gestão equilibrada entre saberes e práticas que visam promover a aquisição/ aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento/ aprimoramento de competências no domínio das Ciências da Educação, mais especificamente na área da educação especial.

O principal objetivo deste ciclo de estudos é o de preparar docentes ou outros profissionais ligados à área da educação para o exercício de funções em agrupamento de escolas ou escolas não agrupadas e em instituições particulares ou públicas de apoio à população em situação de desvantagem, com competências de análise crítica, de intervenção, de consultoria e de formação, supervisão e avaliação na área das ciências da educação em geral e da educação especial em particular.

Este curso tem como principais objetivos formar especialistas com conhecimentos teóricos e práticos, cujas metodologias e técnicas proporcionem bases sólidas para uma intervenção e investigação no campo educativo em função dos alunos com NEE nos diferentes Domínios. Em particular visa proporcionar aos mestrandos:

  • A aquisição de conhecimentos e competências científicas que permitam criar condições facilitadoras do desenvolvimento da criança com incapacidade ou em risco de atraso grave de desenvolvimento, promovendo a sua funcionalidade e participação nos diversos contextos de vida.
  • A capacidade de potenciar a melhoria das interações familiares e o reforço das competências familiares como suporte da sua progressiva capacitação e autonomia, face à problemática da incapacidade.

Estes objetivos concretizam-se em duas vertentes: Profissional e Académica.


Dados sobre empregabilidade e sucesso escolar: PDF


 

PLANO DE ESTUDOS

2º Ciclo (Mestrado) · 4 semestres · 120 ECTS
Conforme Despacho n.º 12170/2013, DR 2ª série n.º 184, de 24 de setembro

Área científica predominante: Ciências da Educação

RAMO: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR

RAMO: DOMÍNIO DA INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA

 

 

TODOS OS PLANOS DE ESTUDOS (PDF)

 

Coordenação

Prof.ª Doutora Fátima Coelho • Prof.ª Doutora Luísa Saavedra • Prof.ª Doutora Susana Marinho



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Intercâmbio Erasmus+

Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram os critérios de elegibilidade dispõem da possibilidade de realizar períodos de estudo e/ou de estágio em mobilidade internacional.

Os períodos de estudo em mobilidade internacional de estudantes são realizados em instituições de ensino superior fora de Portugal com as quais a UFP mantém acordos de intercâmbio de estudantes ao abrigo do Programa Erasmus+ (no espaço Europeu), ou de outros acordos bilaterais de intercâmbio existentes.

Informação sobre programas de mobilidade/intercâmbio estão disponíveis através do Gabinete de Relações Internacionais (ligação).

Condições de Candidatura

CRONOGRAMA E CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE INGRESSO
Consulte a informação na página » Condições de Candidatura de Mestrados 

Preçário

MESTRADOS 2022/23

Consulte os valores das propinas adequadas ao seu caso:

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