Estudantes de Medicina da Fernando Pessoa realizam visita pedagógica à Farmácia Hospitalar do Hospital Senhor do Bonfim

No âmbito da unidade curricular “Fundamentos das Ciências Médicas II”, os estudantes do 2.º ano do Mestrado Integrado em Medicina da FP, realizaram uma visita pedagógica à Farmácia Hospitalar e à Farmácia Central do Hospital Senhor do Bonfim, do Grupo Trofa Saúde.

A visita, que foi acompanhada pelo Prof. Doutor Rúben Fernandes e pela Prof. Doutora Maryna Vovchenko, teve como principal objetivo aproximar os estudantes da realidade da prática farmacêutica hospitalar, promovendo a compreensão do papel da Farmácia Hospitalar na segurança do doente e na prestação de cuidados de saúde em contexto multidisciplinar. Durante a visita, foi possível observar o contributo da farmácia hospitalar no ciclo do medicamento, desde a prescrição até à administração e monitorização, bem como a importância da validação farmacêutica na prevenção de erros de medicação e na promoção do uso racional de medicamentos.

A Fernando Pessoa gostaria de agradecer ao Grupo Trofa Saúde e, em especial, à Dra. Patrícia Moura – Diretora de Farmácia do Grupo Trofa Saúde – que recebeu os nossos estudantes, por toda a disponibilidade e acolhimento.

PARTILHAR