SOBRE O CURSO

Este curso de Pós-Graduação da Universidade Fernando Pessoa permite obter habilitações para a
docência nos grupos de recrutamento da educação especial (910 no continente, 120 e 700 nos
açores, 100.EE, 110.EE e 700.EE na Madeira) e tem como principal objetivo responder aos desafios
colocados aos docentes e seus parceiros na aplicação direta do novo paradigma pedagógico no
desenvolvimento de uma prática eficaz para alunos com necessidades educativas especiais.
Com esta formação especializada nos termos do artigo 3º, alínea a, do Dec. Lei nº 95/97 de 23 de
Abril, pretende-se que os alunos atinjam o seguinte perfil de competências:

  • Saber adaptar atividades ao ritmo e às dificuldades dos alunos;
  • Dar resposta aos desafios colocados aos docentes face às Necessidades Educativas Especiais no
    domínio Cognitivo e Motor;
  • Efetuar avaliações educacionais com base em medidas pedagógicas em variados contextos e
    integrados em equipas multidisciplinares no âmbito da Educação Especial, tendo por base a
    classificação Internacional da funcionalidade (CIF), e a sua aplicabilidade ao Dec. Lei 3/2008;
  • Desenvolver projetos com indicadores psicopedagógicos, cognitivos, emocionais e motivacionais
    no âmbito da intervenção educativa inclusiva;
  • Conceber, selecionar e analisar materiais de aprendizagem inclusiva inovadora, tendo por base os
    mais recentes estudos científicos;
  • Desenvolver e aplicar métodos específicos de observação, diagnóstico e avaliação em alunos com
    necessidades educativas especiais;
  • Promover um sentido de comunidade, através da facilitação de contactos entre pessoas que
    partilham valores e necessidades, de tal forma que criem interdependências mutuamente benéficas;
  • Mobilizar recursos e apoios, através da construção de sistemas e redes de apoio formais e,
    sobretudo, informais que permitam encontrar respostas flexíveis e individualizadas às necessidades
    de cada família;
  • Partilhar responsabilidades e favorecer a colaboração entre famílias e profissionais com o
    estabelecimento de relações de efetiva parceria;
  • Proteger a integridade familiar respeitando as crenças e valores da família;
  • Fortalecer o funcionamento familiar promovendo as capacidades e competências da família
    necessárias para mobilizar recursos e não focalizando os aspetos fracos ou deficitários da família;
  • Adotar práticas “proativas”, através de um modelo de promoção de competências e de prestação
    de serviços;
  • Assegurar as condições facilitadoras do desenvolvimento da criança com deficiência ou em risco
    de atraso grave de desenvolvimento;
  • Potenciar as interações familiares;
  • Reforçar as competências familiares, capacitando-as face à problemática da deficiência;

A QUEM SE DESTINA
Docentes Licenciados do Pré-escolar e dos Ensinos Básico e Secundário;
Psicólogos, Técnicos de Serviço Social, Terapeutas e outros Profissionais interessados na área.

DURAÇÃO
2 semestres – 300h – 26 Semanas Letivas
52 ECTS

HORÁRIO
Pós-laboral

CREDITAÇÃO
Acreditado de acordo com a legislação em vigor, pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua de Professores: 10 créditos para efeito de Formação Contínua.

Possibilidade de creditação para efeitos de prosseguimento de Estudos de Mestrado, de acordo com a legislação em vigor .

COORDENAÇÃO

Profª. Doutora Fátima Coelho • Profª. Doutora Luísa Saavedra 

Envie o formulário para ser contactado pela coordenação do curso



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CONTACTOS

KIE – Associação Conhecimento, Inovação e Educação

Morada: Rua Juventude Azeitonense, 137A, 2925-588 Azeitão
Telf.: +351 218 943 305
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