A Universidade Fernando Pessoa recebe, no próximo dia 23 de outubro, às 17h00, a Prof.ª Doutora Raquel Soares, Professora Catedrática do Departamento de Biomedicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, para uma conferência dedicada aos desafios e oportunidades da investigação biomédica no século XXI.
A conferência assinala a aula inaugural do Doutoramento em Ciências Biomédicas e da Saúde da UFP e da UTAD
Sob o tema “From Scientific Questions to Health Impact: Challenges and Opportunities in Biomedical Research in the 21st Century – Insights from Obesity and Cancer”, a conferência propõe uma reflexão sobre a forma como as questões científicas se transformam em conhecimento capaz de produzir impacto na saúde e na qualidade de vida das populações.
Partindo de duas áreas de particular relevância para a saúde pública — a obesidade e o cancro —, a sessão permitirá explorar alguns dos principais desafios da investigação biomédica contemporânea, desde a compreensão dos mecanismos envolvidos no desenvolvimento das doenças até à identificação de novas estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento.
Num contexto de constante evolução científica e tecnológica, a conferência constitui uma oportunidade para refletir sobre o papel da investigação biomédica na resposta aos grandes desafios da saúde, destacando a importância da inovação, da interdisciplinaridade e da ligação entre a investigação fundamental e a prática clínica.
A realização desta conferência, dirigida a estudantes de Mestrado e Doutoramento, docentes, investigadores e demais interessados, reforça a importância da formação avançada e da partilha de conhecimento científico, promovendo o contacto com temas e perspetivas relevantes para o desenvolvimento da investigação biomédica.


