Estudantes e docentes da UFP participam em ação de literacia em saúde oral em Gondomar
Um grupo de estudantes finalistas do Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD) da Universidade Fernando Pessoa participou numa ação de extensão comunitária dedicada à literacia em saúde oral, realizada no Multiusos de Gondomar e dirigida à população sénior do concelho.
A iniciativa contou com o acompanhamento das docentes Prof.ª Doutora Augusta Silveira, docente do Mestrado Integrado em Medicina Dentária e Prof.ª Doutora Sandra Gavinha, Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da FP e integrou o projeto municipal “Mais Saúde – Envelhecimento Ativo”, promovido pela Câmara Municipal de Gondomar. A sessão reuniu cerca de 250 participantes, maioritariamente idosos, com o objetivo de sensibilizar para a importância dos cuidados de higiene oral, da prevenção de patologias e da adoção de hábitos saudáveis.
Durante a sessão, foram abordados temas relacionados com a promoção da saúde oral e a prevenção de doenças, reforçando a importância desta dimensão para a saúde geral, autonomia e qualidade de vida da população sénior. A iniciativa incluiu também momentos de partilha e esclarecimento, permitindo aos participantes colocar questões e consolidar conhecimentos de forma acessível.
A participação da Universidade Fernando Pessoa nesta ação insere-se na sua missão de ligação à comunidade e promoção da literacia em saúde, envolvendo estudantes e docentes em atividades de sensibilização e intervenção junto da população. Iniciativas desta natureza contribuem para reforçar o papel da academia na promoção do bem-estar e da saúde pública, ao mesmo tempo que proporcionam aos estudantes experiências de contacto direto com a comunidade.


