A Universidade Fernando Pessoa (UFP) e a Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa (ESS-FP) aliam, nos espaços das clínicas pedagógicas, uma dupla vertente de funcionamento. Por um lado, a promoção da saúde e a respetiva prestação de cuidados  e, por outro, a vertente académica e curricular, que permite aos alunos dos cursos da Faculdade de Ciências da Saúde, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (Psicologia) e da Escola Superior de Saúde a prática clínica supervisionada com pacientes em sistema de consentimento informado.

Também no âmbito dos serviços de saúde, o Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa assume-se como entidade prestadora de cuidados de saúde gerais e especializados, assegurados por profissionais de excelência.

Ensino clínico e a relação com a comunidade

As Clínicas Pedagógicas de Medicina Dentária da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa (CPMD FCS-UFP) contemplam o atendimento clínico de pacientes em algumas áreas da Medicina Dentária, que fazem parte do plano curricular do respetivo Mestrado Integrado.

O objetivo principal da atividade destas clínicas é de docência/aprendizagem/formação profissional. Todavia, esta atividade cria uma ligação estreita entre a Universidade e a Comunidade, uma vez que, simultaneamente, é prestado o apoio na área da prevenção tratamento e reabilitação oral, à comunidade.

Este atendimento inicia-se por uma consulta de triagem a todos os pacientes, onde sob a orientação do docente responsável, é elaborada uma história clínica um diagnóstico da situação do paciente, avaliação das suas necessidades e definido um plano de tratamento para cada paciente, sendo depois encaminhado para a área de atendimento que necessita.

Este atendimento visa a realização de tratamentos em áreas específicas: Dentística, Cirurgia Oral, Medicina Oral, Prostodontia, Endodontia, Periodontia, Odontopediatria, Ortodontia e Oclusão. Áreas onde os alunos iniciam e desenvolvem a sua prática Clínica, após a aquisição de conhecimentos nas disciplinas básicas e nas aulas de simulação clínica.

O Ensino Clínico nas CPMD FCS-UFP, tem objetivos perfeitamente definidos:

  • Capacitar o aluno de Medicina Dentária para: estabelecer uma relação positiva Médico Dentista/ paciente, motivar os pacientes para a saúde oral, Integrar e aplicar na sua atividade clínica todos os conhecimentos e habilidades adquiridas na sua formação precedente, estabelecer indicações de alternativas terapêuticas e planos sequenciais de tratamento, estabelecer critérios clínicos de êxito/fracasso, motivar-se para o seu aperfeiçoamento e formação contínua.
  • Proporcionar à sociedade um serviço de Medicina Dentária de responsabilidade Social e promoção da Saúde Pública numa perspetiva de ensino universitário.
  • Obter informações epidemiológicas.
  • Desenvolver estudos experimentais de aplicação de técnicas e materiais.

A formação final do Médico Dentista terá que permitir desempenhar as funções definidas nas normas Europeias:

  • Realizar atividades de prevenção, diagnóstico e tratamento relativas a anomalias e doenças dos dentes, boca maxilares e tecidos anexos
  • Prescrever fármacos, próteses e produtos do âmbito do seu exercício profissional.

No âmbito da responsabilidade social,  as CPMD da UFP estabeleceram alguns protocolos que permitem o atendimento nas suas instalações de utentes que não tem recursos económicos para a manutenção de uma boa saúde oral.

Estes protocolos foram estabelecidos com entidades de solidariedade social, algumas IPSS, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Câmara Municipal do Porto e nove  juntas de freguesia da cidade do Porto. A estes utentes são realizados tratamentos de cuidados primários de saúde oral, permitindo desta forma o restabelecimento da função mastigatória e da estética contribuindo de forma direta para a melhoria da condição de saúde sistémica e auto estima. Utentes que dada a sua condição económica e social não teriam acesso a estes cuidados de saúde.

Diretora Clínica CPMD-FCS
Sandra Gavinha

Contactos
Faculdade de Ciências da Saúde
Rua Carlos da Maia, 296
4200-150 Porto – Portugal
Telf. + 351 22 507 46 30
E-mail:
cpmd@fundacaofernandopessoa.pt 

A Universidade Fernando Pessoa, apostando num projeto inovador de formação na área da Psicologia disponibiliza uma estrutura de apoio a atividades de formação prática e de investigação aplicada – a Clínica Pedagógica de Psicologia (CPP-UFP).

A CPP-UFP integra um serviço de consulta psicológica aberto à comunidade (crianças, jovens, adultos e idosos), incluindo parcerias e protocolos com instituições (Junta de Freguesia de Paranhos, CPCJ, ISJ, entre outros), com diferentes áreas de atuação (dificuldades emocionais, dificuldades de relacionamento interpessoal, problemas de comportamento, dificuldades de adaptação, entre outras) e modalidades de intervenção (individual, casal, familiar e grupal).

A CPP-UFP em números

Em termos de ensino clínico, a CPP-UFP assegurou, desde 2013:

  • 38 estágios curriculares em psicologia clínica e da saúde
  • 12 estágios profissionais de acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses

No que se refere à prestação de serviços de psicologia à comunidade, a CPP-UFP recebeu, desde 2013:

  • cerca de 700 novos pedidos de consulta
  • 5.617 horas de consulta

Contactos
Faculdade de Ciências da Saúde
Rua Carlos da Maia, 296
4200-150 Porto – Portugal
Telf. + 351 22 507 13 83
E-mail: 
cpp@fundacaofernandopessoa.pt

A Universidade Fernando Pessoa disponibiliza, no âmbito das atividades do curso de Ciências da Nutrição, Consultas de Aconselhamento Alimentar.

A iniciativa visa a promoção da saúde e do bem-estar junto de toda a comunidade, com a adoção de hábitos e escolhas alimentares mais saudáveis:

  • Orientação e aconselhamento alimentar
  • Controlo de peso
  • Terapêutica nutricional para diferentes patologias
  • Avaliação da composição corporal

A Consulta de Aconselhamento Alimentar (CAA) tem como objetivos institucionais:

  • permitir aos alunos, do 1º ciclo de Ciências da Nutrição da UFP, a observação orientada de casos e de práticas de aconselhamento alimentar em diferentes patologias e condições fisiológicas;
  • permitir a orientação de estágios profissionais, que garantam a integração teórico prática do conhecimento adquirido ao longo da sua formação, bem como o desenvolvimento de competências técnicas e científicas e de capacidades necessárias ao exercício da profissão ou especialidade;
  • incentivar o desenvolvimento de atividades de investigação a partir de atividades clínicas ou comunitárias, contribuindo para uma participação efetiva do aluno ou do nutricionista estagiário em práticas de iniciação científica que permite albergar estágios curriculares e à ordem dos nutricionistas.

Contactos
Faculdade de Ciências da Saúde
Rua Carlos da Maia, 296
4200-150 Porto – Portugal
Telf. + 351 22 507 46 30

E-mail: cpn@fundacaofernandopessoa.pt

Horário
TER.: 8:30 – 13:00

Os anos passados na Universidade são excitantes, mas por vezes também causadores de grande stress. Muitos alunos enfrentam problemas que não são facilmente resolúveis ou, por alguma razão, a sua habitual forma de os resolver não funciona bem. Eles podem ter descoberto que, por exemplo, falar com amigos ou parentes acerca das suas preocupações é impossível ou insatisfatório.

Algumas das mais comuns preocupações dos estudantes incluem sentimentos confusos e perturbantes, baixa auto-confiança, relacionamento com os outros, comportamentos de autorealização, problemas académicos e dilemas de tomada de decisão. O Gabinete de Psicologia pode dar resposta a estas preocupações através do aconselhamento. O aconselhamento personalizado é uma hipótese para falar sobre aquilo que tem em mente e o preocupa com alguém que, de uma forma objectiva, o pode ajudar a aprender maneiras de olhar para as situações de modo a que se torne mais capaz de resolver novos problemas por si só, no futuro.

Eis algumas razões pelas quais os estudantes podem precisar de recorrer ao Gabinete de Psicologia:

  • O Gabinete de Psicologia é um lugar onde pode beneficiar da ajuda de um profissional experiente;
  • O(A) psicólogo(a) oferece uma ajuda objectiva e sem fazer juízos de valor;
  • O(A) psicólogo(a) tenta fazê-lo sentir-se confortável ao falar dos seus problemas – ele(a) compreende-o e ajuda-o na sua ansiedade inicial;
  • O aconselhamento no Gabinete de Psicologia envolve as preocupações e problemas normais de qualquer estudante.

O início do aconselhamento e a sua prossecução é voluntário e todo e qualquer ato de aconselhamento é estritamente confidencial (nenhuma informação é veiculada a ninguém sem o consentimento por escrito do visado).

O Gabinete de Psicologia presta serviços gratuitos de aconselhamento e apoio a alunos e colaboradores da UFP.

O Sindroma de Burnout está diretamente relacionado com o contexto laboral e com o impacto prejudicial que esse mesmo contexto tem na vida da pessoa.
Este Sindroma não está, necessariamente, relacionado com excesso de trabalho, mas sim com a relação com o ambiente de trabalho e com questões de ordem profissional.
Embora o Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (DSM-VI R) não o considere como doença, a Classificação Internacional de Doenças (CID-11) inclui o Sindroma de Burnout ou de Esgotamento Profissional na sua última revisão, caracterizando-o por:
1 – Sensação de esgotamento mental ou esgotamento de energia
2 – Aumento da distância mental do trabalho ou sentimentos de negativismo relacionados com o trabalho; e
3 – Redução da eficácia profissional
Os sintomas são dos mais variados e vão desde sintomas físicos a sintomas psicológicos e emocionais.
Exaustão emocional, sentimentos de distanciamento em relação às pessoas, redução da realização pessoal e stress crónico no local de trabalho, são alguns dos mais comuns.
A Comunidade Pessoana, nomeadamente docentes e discentes, tem ao seu dispor, de forma gratuita e num ambiente de total confidencialidade, um Serviço de Psicologia que dá apoio psicoterapêutico e de aconselhamento psicológico.


Contactos

Edifício das Clínicas Pedagógicas
Rua Delfim Maia, nº334 | 4200-253 Porto
Telf. +351 22 507 13 17
E-mail: imartins@ufp.edu.pt

Horário
Ter. e Qui.: 17:00-20:00 | Qua.: 08:00-11:00

O Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa (HE) foi desenvolvido a partir de um conceito inovador, como uma unidade multifuncional de cuidados primários, secundários e terciários, prestados numa lógica pedagógica, para a formação e qualificação permanente de profissionais de saúde e pela humanização na relação terapêutica.

O HE impressiona pela modernidade, luminosidade, funcionalidade e qualidade das suas instalações e equipamentos clínicos, de ensino e de investigação. 

VISITE O SITE DO HOSPITAL-ESCOLA UFP