Apresentação


A Cátedra Internacional de Bioética da UFP faz parte de uma rede com mais de duzentas Cátedras (https://www.int-chair-bioethics.org/) que visam criar, promover e desenvolver a educação na área da bioética em geral, incluindo a formação ética dos profissionais de saúde, bem como a formação continuada de docentes e investigadores desta área. É neste enquadramento que a Cátedra desenvolve atividades e disponibiliza instrumentos pedagógicos com o objetivo de gerar reflexão e diálogo promotores de ciência com consciência, ou seja, promotores de conhecimento e de práticas inspirados em valores éticos.

As suas atividades incluem a organização de seminários/cursos/ conferências; a produção e divulgação de material para o ensino da (bio)ética, estabelecendo pontes entre todos os que se interessam pela dimensão ética do ensino & aprendizagem e da investigação.

​A Cátedra Internacional de Bioética da UFP pretende que a sua ação seja promotora da partilha de conhecimentos e competências no âmbito da comunidade académica e que possa estabelecer pontes com outros projetos, tanto na UFP, como noutras cátedras pertencentes à rede.

E-mail: catedrabioeticaffp@fundacaofernandopessoa.pt

   

Comité Diretivo



 

 

Dia Internacional da Bioética


“Responsabilidade Social e Saúde” constitui o tema escolhido para a comemoração do Dia Mundial da Bioética pela Rede Internacional de Cátedras de Bioética, da qual a Universidade Fernando Pessoa faz parte. Trata-se de um tema inspirado no Artigo 14 da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, no qual se frisa que a promoção da saúde e do desenvolvimento social em benefício dos povos é um objetivo fundamental dos governos e deve envolver todos os sectores da sociedade. Gozar da melhor saúde que se possa alcançar constitui um dos  direitos  fundamentais  de  qualquer  ser  humano,  sem  distinção  de  raça, religião, opções políticas e condição económica ou social. Ao progresso da ciência e da tecnologia nas áreas da saúde haverá de corresponder, na medida das possibilidades de cada povo, a responsabilidade dos cidadãos pelos seus comportamentos em comunidade, tanto no sentido da prevenção, como no sentido da contenção de pandemias.

É com este evento que a Cátedra Internacional de Bioética da Universidade Fernando Pessoa inaugura as suas atividades, apresentando-se à comunidade académica e celebrando o Dia Mundial da Bioética.  Esta celebração inclui um primeiro momento de apresentação da Cátedra e uma conferência à distância comemorativa do Dia Mundial da Bioética, na qual será desenvolvido o tema da “Responsabilidade Social e Saúde”.

PROGRAMA
27 de outubro

>>>16h00: Abertura da sessão – Reitor da Universidade Fernando Pessoa, Prof. Doutor Salvato Trigo

>>> 16h15: Apresentação da relevância da Cátedra Internacional de Bioética para a Universidade Fernando Pessoa – Pró-Reitora do Desenvolvimento Institucional e Relações Internacionais, Prof.ª Doutora Nadine Trigo

>>>16h30: Apresentação dos objetivos, do programa e do Comité Diretivo da Cátedra Internacional de Bioética da UFP – Prof. Doutora Teresa Toldy (Responsável pela Unidade – Universidade Fernando Pessoa)

>>> 17h:00: Comemoração do Dia Internacional da Bioética – Conferência – “Responsabilidade Social e Saúde” –Prof Doutor. Rui Marques (IPAV – Instituto Pe. António Vieira) – transmissão em live streaming


 

 

 

Investigação


 

Eventos


No passado dia 27 de Outubro, no Salão Nobre da UFP, celebrou-se o Dia Mundial da Bioética, subordinado ao tema, “Responsabilidade Social e Saúde”. A celebração deste dia incluiu, num primeiro momento, a apresentação da Cátedra Internacional de Bioética da UFP e posteriormente  a conferência à distância, do Prof. Doutor Rui Marques, Presidente do Instituto P. António Vieira e CEO da Fórum Estudante. 

 

Todo o evento foi gravado e poderá ser acedido >> aqui