Apresentação


A Cátedra Internacional de Bioética da UFP faz parte de uma rede com mais de duzentas Cátedras (https://www.int-chair-bioethics.org/) que visam criar, promover e desenvolver a educação na área da bioética em geral, incluindo a formação ética dos profissionais de saúde, bem como a formação continuada de docentes e investigadores desta área. É neste enquadramento que a Cátedra desenvolve atividades e disponibiliza instrumentos pedagógicos com o objetivo de gerar reflexão e diálogo promotores de ciência com consciência, ou seja, promotores de conhecimento e de práticas inspirados em valores éticos.

As suas atividades incluem a organização de seminários/cursos/ conferências; a produção e divulgação de material para o ensino da (bio)ética, estabelecendo pontes entre todos os que se interessam pela dimensão ética do ensino & aprendizagem e da investigação.

​A Cátedra Internacional de Bioética da UFP pretende que a sua ação seja promotora da partilha de conhecimentos e competências no âmbito da comunidade académica e que possa estabelecer pontes com outros projetos, tanto na UFP, como noutras cátedras pertencentes à rede.

E-mail: catedrabioeticaffp@fundacaofernandopessoa.pt

Comité Diretivo



 

 

Dia Internacional da Bioética


19 de outubro de 2022

“Responsabilidade Social e Saúde” constitui o tema escolhido para a comemoração do Dia Mundial da Bioética pela Rede Internacional de Cátedras de Bioética, da qual a Universidade Fernando Pessoa faz parte. Trata-se de um tema inspirado no Artigo 14 da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, no qual se frisa que a promoção da saúde e do desenvolvimento social em benefício dos povos é um objetivo fundamental dos governos e deve envolver todos os sectores da sociedade. Gozar da melhor saúde que se possa alcançar constitui um dos  direitos  fundamentais  de  qualquer  ser  humano,  sem  distinção  de  raça, religião, opções políticas e condição económica ou social. Ao progresso da ciência e da tecnologia nas áreas da saúde haverá de corresponder, na medida das possibilidades de cada povo, a responsabilidade dos cidadãos pelos seus comportamentos em comunidade, tanto no sentido da prevenção, como no sentido da contenção de pandemias.

 

 

 


 

 

 

Investigação


 

Próximos Eventos

EVENTOS REALIZADOS

Na Cátedra Internacional de Bioética organizou uma mesa-redonda no passado dia 20 de Abril, no contexto das Jornadas da Nutrição” subordinada ao tema: “Direito à alimentação”. As questões do tipo de alimentação, do acesso â mesma e dos estilos de vida associados a opções diversas neste domínio, tanto por questões relacionadas com perspetivas ideológicas, como associadas, por exemplo, ao desporto, levantam questões éticas relevantes. Foi nestes temas que a mesa-redonda se concentrou.

Todo o evento foi gravado e poderá ser acedido >> aqui

No passado dia 21 de março , no Salão Nobre da UFP, debateu-se o  Programa de inteligência artificial ‘chatGPT’,  sobretudo com o objetivo de  tentar perceber o que é o GTP e como funciona a IA e a relação com o ensino, nomeadamente na academia e a ligação GTP com a  investigação científica. Este debate teve como oradores convidados: Rui Sousa Silva (Docente FLUP), Elsa Simões, Susana Magalhães, Luís Borges Gouveia e Eduardo Paz Barroso (Docentes UFP).e moderação  de Rui Estrada (Docente da UFP).

Todo o evento foi gravado e poderá ser acedido >> aqui

No passado dia 1 de abril, decorreu uma mesa-redonda sobre “Cinema e Guerra”, da iniciativa da Cátedra Internacional em Bioética, no contexto mais amplo da I Conferência sobre Cinema e Conflito: Guerra & Violência , organizada pelo OPVC (Observatório Permanente – Violência e Crime), com a temática geral “Guerra & Violência”. Esta mesa-redonda contou com a participação de Mário Augusto, crítico de cinema, da Profª Doutora Susana Teixeira e do Prof. Doutor Rui Estrada (docentes da UFP e membros do grupo dinamizador da Cátedra Internacional de Bioética), como moderador. O objetivo da sessão foi discutir os impactos éticos da representação da guerra no cinema.

Todo o evento foi gravado e poderá ser acedido >> aqui

Convidado externo | João Vinhas – CEO da Rádio Golo FM
Convidados Internos | Profª Doutora Clarinda Festas | Prof. Doutor Daniel Seabra | Profª Doutora Teresa Toldy
Moderador | Prof. Doutor Renato Ferreira

O Mundial de Futebol no Qatar levantou questões da maior importância, tanto do ponto de vista da ética como da própria bioética. O debate ocorrido na Universidade Fernando Pessoa no contexto da Cátedra Internacional de Bioética procurou equacionar algumas dessas questões juntando diversos convidados numa mesa-redonda. Estes abordaram questões desde o próprio processo de construção dos estádios, não só no que diz respeito aos seus custos financeiros, mas também humanos. Levantaram a questão do interesse de realizar um evento desta dimensão num país que não faz parte do “mapa” dos países mais implicados no futebol. Este desporto, contudo, mais do que uma simples modalidade entre outras, tem contribuído, ao longo do tempo, tanto para acicatar conflitos, como para pacificar e unir nações ou grupos em situação de desencontro, o que leva a pensar que o futebol tem um significado “político”, isto é, reflete e impulsiona dinâmicas sociais. Tratando-se de uma atividade desportiva, coloca-se ainda uma questão relacionada mais diretamente com a bioética: a questão do corpo em esforço para proporcionar um espetáculo. A Cátedra Internacional de Bioética, ao realizar este debate, procurou, assim, cumprir um dos seus desígnios: enquadrar questões da atualidade numa leitura crítica a partir da ética e da bioética.

Todo o evento foi gravado e poderá ser acedido >> aqui

No passado dia 27 de Outubro, no Salão Nobre da UFP, celebrou-se o Dia Mundial da Bioética, subordinado ao tema, “Responsabilidade Social e Saúde”. A celebração deste dia incluiu, num primeiro momento, a apresentação da Cátedra Internacional de Bioética da UFP e posteriormente  a conferência à distância, do Prof. Doutor Rui Marques, Presidente do Instituto P. António Vieira e CEO da Fórum Estudante.

Todo o evento foi gravado e poderá ser acedido >> aqui