As Bibliotecas da Fundação Fernando Pessoa têm como missão permitir o acesso aos recursos de informação necessários ao desempenho das funções de ensino, investigação e aprendizagem, bem como conservar e preservar as suas coleções.

A busca pela excelência, a melhoria no atendimento, a atualização do acervo, o apoio aos nossos utilizadores e o aumento da visibilidade da nossa produção académica e científica constituem os principais objetivos deste serviço.

A Fundação Fernando Pessoa permite a todos os seus utilizadores o acesso a um conjunto de fontes de informação científica, disponíveis através da subscrição de recursos eletrónicos.

A utilização dos recursos abaixo enumerados é possível a partir de um computador ligado à rede da UFP e da ESS-FP ou, fora do campus, com recurso a VPN.

* Requer VPN (fora da UFP)

CONSULTE O SITE DAS BIBLIOTECAS DA FFP

Localizada no edifício sede é designada Biblioteca Fernando Pessoa (BFP) desde agosto 2012, na sequência de um reagrupamento das bibliotecas. Funcionando em regime de livre acesso, está organizada de acordo com a classificação decimal universal (CDU). Destina-se à comunidade da FFP. bem como a qualquer leitor interessado.

O fundo documental da BFP, composto por livros, publicações periódicas, testes psicológicos, material cartográfico e obras de referência, abrange áreas de ciência e conhecimento, organização, informação, documentação, filosofia, psicologia, religião, teologia, ciências sociais, estatística, economia, comércio, direito, política, administração pública, assistência social, educação, matemática, ciências naturais, ciências aplicadas, tecnologia, arte, recreação, entretenimento, língua, linguística, literatura, geografia e história. Detém, ainda, um considerável espólio do Professor Alexandrino Severino, estudioso pessoano.

A biblioteca dispõe de uma sala de leitura, com lotação para 68 lugares, um patamar superior com 10 lugares, um gabinete técnico, dois gabinetes de trabalho em grupo (com capacidade para 15 lugares) e equipados com postos de pesquisa com acesso à Internet, que se destinam exclusivamente a alunos e colaboradores da UFP associados em grupo, com o propósito de não perturbar o ambiente de silêncio que deverá existir na sala de leitura.

Possui cacifos, equipamento de impressão, cópia e digitalização, em regime self-service, e cobertura de rede sem fios (wireless).

Contactos:
Praça 9 de Abril, 349 | 4249-004 Porto
Telf. +351 22 507 13 01 (chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: bibfp@fundacaofernandopessoa.pt

Localizada no Edifício da Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa é designada Biblioteca Ricardo Reis (BRR) desde agosto 2012, na sequência de um reagrupamento das bibliotecas. Funcionando em regime de livre acesso, está organizada de acordo com a classificação decimal universal (CDU). Destina-se à comunidade da FFP, bem como a qualquer leitor interessado.

O fundo documental da BRR, composto por livros, publicações periódicas, trabalhos académicos, materiais audiovisuais (distribuídos pelas diversas áreas do conhecimento) e obras de referência, abrange as áreas de investigação científica, ética, ciências naturais (física, química, biologia, genética, biofísica, virologia, microbiologia, botânica), ciências médicas (anatomia, fisiologia, saúde e higiene, saúde pública, farmacologia, fisioterapia, patologia, medicina clínica, enfermagem, fonoaudiologia, medicina dentária, cirurgia) e história da medicina.

A biblioteca dispõe de uma sala de leitura, com lotação para 54 lugares, oito gabinetes de trabalho em grupo (com capacidade para 70 lugares), equipados com postos de pesquisa com acesso à Internet, que se destinam exclusivamente a alunos e colaboradores da UFP associados em grupo, com o propósito de não perturbar o ambiente de silêncio que deverá existir na sala de leitura.

Possui equipamento de impressão, cópia e digitalização, em regime self-service, e cobertura de rede sem fios (wireless).

Contactos:
Rua Delfim Maia, 334 | 4200-253 Porto
Telf. +351 22 5071300 (chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: bibrr@fundacaofernandopessoa.pt

Localizada na Unidade de Ponte de Lima é designada Biblioteca Alberto Caeiro (BAC) desde agosto 2012. Funcionando em regime de livre acesso, está organizada de acordo com a classificação decimal universal (CDU). Destina-se à comunidade da FFP, bem como a qualquer leitor interessado.

O fundo documental da BAC, composto por livros, publicações periódicas, trabalhos académicos, material audiovisual e obras de referência, abrange áreas de ciência e conhecimento, organização, informação, documentação, filosofia, psicologia, religião, ciências sociais, estatística, política, economia, comércio, direito, administração pública, assistência social, educação, matemática, ciências naturais, ciências aplicadas, medicina, tecnologia, arte, recreação, entretenimento, desporto, língua, linguística, literatura, geografia, biografia e história.

Contactos:
Casa da Garrida | Rua Conde de Bertiandos | 4990-078 Ponte de Lima
Telf. +351 25 8741026 (chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: biblioteca@fundacaofernandopessoa.pt

Instalada, provisoriamente, no piso 0 do Hospital-Escola Fernando Pessoa, dispõe de uma sala para estudo e consulta de documentos.
No seu papel de meio facilitador do ensino, aprendizagem e investigação, promove o acesso a diversos recursos online dos quais se destacam a b-on e a AccessMedicine (ambas requerem VPN fora das nossas instalações), disponíveis 24 horas, 7 dias por semana.

Contactos:
Hospital-Escola Fernando Pessoa,
Av. Fernando Pessoa 150 | 4420-096 S. Cosme

E-mail: sec.emcb@ufp.edu.pt 

O Repositório Institucional (RI) da Universidade Fernando Pessoa pretende promover o Acesso Aberto à produção científica da sua comunidade académica, fomentando a integração, a partilha e a visibilidade da investigação realizada, garantindo a preservação da sua memória intelectual, com a salvaguarda dos direitos de autor.

O depósito de documentos no RI da UFP é efetuado através das opções de auto-arquivo e de arquivo. No primeiro, os autores (docentes/investigadores) são responsáveis pelo depósito  da sua produção intelectual. No segundo, o depósito de documentos é realizado pela Biblioteca (como é o caso dos trabalhos académicos e das publicações da UFP).

CONSULTE O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFP