O profissionalismo, a disponibilidade e  proximidade dos colaboradores são a marca dos serviços que prestamos. Também os nossos professores, além de academicamente qualificados, são conhecidos por serem muito próximos dos estudantes e disponíveis para esclarecer as suas dúvidas.

Distinguimo-nos pelos serviços que prestamos, mas sobretudo pela forma como os prestamos. A humanização dos serviços é a nossa principal característica e é através dela que fazemos a diferença!

O departamento de Sistemas de Informação e Comunicações da Fundação Fernando Pessoa tem como missão gerir eficazmente os sistemas de informação e as infra-estruturas de comunicação, promovendo a boa utilização dos recursos informáticos e a constante inovação das tecnologias disponibilizadas, assentes em serviços de suporte eficientes.

Os Sistemas de Informação e Comunicações prestam o serviço de suporte/helpdesk à comunidade académica:

Alunos e Docentes: configuração do acesso à rede wireless fornecido pela Universidade Fernando Pessoa.
Unidades: consultoria de software, hardware, serviços e sistemas. Instalação de PCs, ligação à rede e configuração do acesso aos serviços de informação e comunicação fornecidos pela UFP.

Contactos:
Praça 9 de Abril, 349 · 4249-004 Porto
Edifício Sede – 3º Piso
Tlf.: +351 225 071 300
E-mail: suporte.sic@fundacaofernandopessoa.pt
Site: http://sic.ufp.pt/

Horário de atendimento:
Seg. a Sex.: 11:30 – 12:30 | 16:30 – 17:30

A Reprografia da FFP  oferece serviços de reprodução de documentos para professores, estudantes, funcionários e outros membros da comunidade universitária. Esses serviços podem incluir:

A reprodução de documentos, textos, artigos e outros materiais académicos.

Serviços de encadernação para documentos, monografias, teses, trabalhos académicos e outros projetos.

Venda de Livros e Manuais editados pela FFP.

Horário de atendimento: (este horário poderá ser alterado em julho e agosto)
Seg. e Qua.: 08:00 – 18:00
Ter, Qui. e Sex.:  08:00 – 17:00

Email: reprografia@ufp.edu.pt

O Gabinete de Ação Social Escolar (GASE) tem como principal objetivo permitir que todos os estudantes, independentemente das suas condições económicas, possam frequentar os nossos cursos.

BOLSAS E SERVIÇOS DO GASE

“Ao encontro das necessidades do mercado de trabalho”

Todos os cursos de 1º ciclo (Licenciatura) e Mestrado Integrado da UFP integram períodos de Estágio, seja sob a forma de estágio curricular ou de prática clínica, ensino clínico ou outra.

O Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais (GESP) da UFP é um órgão que tem ao seu cargo a organização e a gestão de estágios dos cursos integrados nas Faculdades de Ciência e Tecnologia e Ciências Humanas e Sociais.

O GESP dedica-se também ao desenvolvimento de laços com instituições e empresas, estabelecendo a ponte entre a academia e o mercado profissional. Neste âmbito, apoia os alunos na inserção na vida ativa, através da disponibilização de informação sobre o mercado de trabalho, elaboração de curricula e prática de entrevistas.

As entidades interessadas em receber estagiários da Universidade Fernando Pessoa, deverão fazer os seus pedidos, por e-mail. A formalização dos estágios será feita pelo GESP, através de e-mail, com indicação do nome dos alunos e curso.

Contactos:
Praça 9 de Abril, 349 · 4249-004 Porto
Edifício de Estudos Pós-Graduados – 2º Piso
Tlf.: +351 225 071 300
E-mail: estagios@ufp.edu.pt

Horário de atendimento:
Seg. a Sex.: 9:30 – 13:00 | 15:00 – 19:00

  • Academia Morangos Maia
  • AcademiCV
  • Adice – Associação para o Desenvolvimento Integrado na Cidade de Ermesinde
  • Associação Horizontes
  • A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida”
  • Agrupamento de Escolas de António Feijó
  • Agrupamento de Escolas de Águas Santas
  • Agrupamento de Escolas Augusto Gil
  • Agrupamento de Escolas de Cinfães
  • Agrupamento de Escolas de Paços de Ferreira
  • Agrupamento de Escolas de Vouzela
  • Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo
  • Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas
  • Aladi – Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intectual
  • Amiito-Building e Technologies
  • APPACDM de Mirandela
  • ARH – Administração da Região Hidrográfica do Norte I.P.
  • ARS – Norte
  • ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica em Portugal
  • Associação Católica Internacional ao Serviço da Juventude Feminina
  • Associação de Apoio Social de Sanfins
  • Associação de Solidariedade Social da Madalena
  • Associação Movimentos e Olhares
  • Associação Mundo a Sorrir
  • Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária
  • Avenir Publicidade, Lda.
  • A. Ramalhão – Consultoria, Gestão e Serviços, Lda
  • Barclays Bank PLC
  • Berço
  • Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima
  • Bomporto Cooperativa de Solidariedade Social, CRL
  • Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
  • Câmara Municipal de Castelo de Paiva
  • Câmara Municipal de Ovar
  • Câmara Municipal do Porto
  • Cáritas – Diocesana do Porto
  • Cati – Centro de Apoio à Terceira Idade de São Mamede Infesta
  • Centro Hospitalar Conde Ferreira
  • Centro Hospitalar do Alto Minho
  • Centro Hospitalar do Médio Ave
  • Centro Social de Calendário
  • CRIAP – Centro de Reabilitação, Intervenção e Apoio Psicológico
  • Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Fafe
  • Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de São João da Madeira
  • Centro Hospitalar do Porto
  • Centro Hospitalar S. João
  • Centro Paroquial e Social de Fornelos
  • Cerciespinho
  • Cin – Corporação Industrial do Norte, S.A
  • Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
  • CPCJ de Valongo
  • CPCJ de Vila Real
  • Cresotek
  • Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Espinho
  • Diap – Departamento de Investigação e Acção Penal Porto
  • Direcção Geral de Reinserção Social
  • Duvalli, S.A.
  • El Corte Inglês – V.N.Gaia
  • Elos – Núcleo de Terapia , Educação , Formação e Investigação, Lda
  • Encantado – Centro Psicológico e Terapêutico, Lda.
  • Escola Sec. Emídio Navarro
  • ESCOLA S/3 ARQUITETO OLIVEIRA FERREIRA
  • ESEGUR
  • ESEP – Escola Superior de Enfermagem do Porto
  • Espaço T
  • FAMM – Engª SA
  • Felconta –Pinto Lopes & Moura, Lda
  • Ferreira Construção, S.A.
  • Foto Sport Digital Imaging, Lda.
  • Freguesia da Cidade da Maia
  • FS Consultores – Business Consulting & Accounting
  • Fundwell
  • Futebol Clube do Porto
  • Gabilima
  • Gabinete Janela Aberta – Ass. Para o Desenvolv.Figueira
  • GNR – Guarda Nacional Republicana
  • Global Notícias
  • GOP – Gestão de Obras Públicas
  • Governo Civil do Distrito do Porto
  • Grupo Salvador Caetano
  • Habigas
  • Hospital das Forças Armadas
  • Hospital do Terço
  • Hospital Magalhães Lemos
  • Inforlíder
  • Insia – Sistemas de Informação, Lda.
  • Instituto da Segurança Social
  • Instituto Quintino Aires
  • Instituto São João de Deus – Casa de Saúde  S. João de Deus – Barcelos
  • Janela Aberta
  • Junta de Freguesia de Ramalde
  • Lar de Santo António – Casa do Leme
  • Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte – Unidade de Psico-Oncologia
  • Lipor
  • LogicBit – Tecnologia de Informação
  • LOVIMEC – Construção Civil e Obras Públicas
  • Lúcio da Silva Azevedo & Filhos, S.A.
  • Lugar dos Afectos
  • Meireles & Lopes, Lda.
  • Mundo a Sorrir
  • NexTV
  • OBEGEF – Observatório de Economia e Gestão de Fraude
  • Odyssey Médica
  • Orientadora -Cont. e Serviços
  • Paracélsia
  • PIEC – Programa para a Inclusão e Cidadania
  • Plano Lunar – Marketing e Publicidade, Lda.
  • PRI – INFORMÁTICA
  • PROPLIS, Lda.
  • PSP – Comando Metropolitano do Porto
  • PSP – Polícia de Segurança Pública
  • Quintinha da Conceição Sousa e Silva, Lda
  • R12 – Centro de Recuperação de Doenças de Adicção, Lda.
  • SANMARTIN
  • Santa Casa da Misericórdia de Barcelos
  • Santa Casa da Misericórdia de Fafe
  • Searchview Unipessoal, Lda.
  • SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras
  • SPT – Empresa de Trabalho Temporário
  • Suldouro, SA
  • Tecnovia – Sociedade de Empreitadas, S.A.
  • Trust in News Unipessoal, Lda.
  • T.V.I – Televisão Independente, S.A.
  • UCHIYAMA Portugal – Vedantes, Lda
  • Umar – União de Mulheres Alternativas e Resposta
  • União de freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora
  • Unidade Local de Saúde de Matosinhos, E.P.E.
  • Unidade Local de Saúde da Guarda, E.P.E.
  • WEBTOUR Unipessoal, Lda

O provedor do estudante tem por função, ainda que sem poder decisório, zelar pelo cumprimento das disposições regulamentares em vigor na universidade e diligenciar para que os implicados no processo de ensino/ aprendizagem cumpram com os seus deveres e usufruam dos seus direitos, de forma justa e ajustada ao sistemático desenvolvimento do rigor, qualidade e inovação do projeto educativo da UFP.

Conforme estipulado pelo artigo 17º dos Estatutos da UFP, ao provedor do estudante compete:

  • Analisar todas as áreas de conflito do seu âmbito de atuação;
  • Procurar, em colaboração com os diretores das unidades orgânicas e demais órgãos e serviços competentes, os meios mais adequados para a tutela dos interesses legítimos dos estudantes;
  • Promover a coerência das deliberações dos órgãos da universidade sobre os estudantes, para situações análogas;
  • Assinalar eventuais ambiguidades que verificar em normas e regulamentos, emitindo sugestões para a sua interpretação, alteração ou revogação;
  • Assessorar os diretores das unidades orgânicas no exercício delegado do poder disciplinar sobre os estudantes.

Regulamento do Provedor de Estudante (PDF)

Contacto: 
Praça 9 de Abril, 349 · 4249-004 Porto – Gabinete 34
E-mail: provedoriadoestudante@ufp.edu.pt

Horário de atendimento:
Quarta-feira: 11:30 – 12:30

A UFP e a ESS-FP disponibilizam vários espaços onde os alunos podem fazer as suas refeições.

Pessoa Bar
UFP – Sede
Praça 9 de Abril, 349 · 4249-004 Porto
Horário: Seg. a Sex. 08:00-18:00

Cantina da Faculdade de Ciências da Saúde
Edifício da Faculdade de Ciências da Saúde
Rua Carlos da Maia, 296 · 4200-150 Porto
Horário: Seg. a Sex. 07:30-18:00

Poetry Bar
Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa (ESS-FP)
Rua Delfim Maia, 334 · 4200-253 Porto
Horário: Seg. a Sex. 07:30-18:00

* As ementas semanais dos bares e cantina são comunicadas pelos concessionários e podem ser consultadas aqui. 

De forma a dar resposta a todos aqueles que optem por trazer as suas refeições de casa, a UFP e a ESS-FP colocam à disposição dos alunos as seguintes Salas de Refeições:

UFP-Sede
Edifício da Escola de Estudos Pós-Graduados e de Investigação

Praça 9 de Abril, 349 · 4249-004 Porto
Horário: Seg. a Sex. 08:00 – 17:00

Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa (ESS-FP)
Rua Delfim Maia, 334 · 4200-253 Porto
Horário: Seg. a Sex. 08:00 – 23:00

Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)
Rua Carlos da Maia, 296 · 4200-150 Porto
Horário: Seg. a Sex. 08:00 – 23:00

O Gabinete de Ingresso é um serviço presencial de apoio administrativo à Candidatura e 1ª matrícula na Universidade Fernando Pessoa. 

O Gabinete de Ingresso, consciente de que a escolha de um curso e, consequentemente, de uma universidade, é um passo decisivo que merece reflexão cuidada e criteriosa, disponibiliza informação sobre a UFP e a sua oferta formativa. Pretende, assim, ajudar todos aqueles que pretendam candidatar-se à UFP, contribuindo para uma tomada de decisão consciente e informada.

GABINETE DE INGRESSO
Praça 9 de Abril, 349 | 4249-004 Porto
Telf. +351 22 507 13 00
E-mail:
ingresso@fundacaofernandopessoa.pt 
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 18 horas

As Secretarias prestam serviço presencial de apoio administrativo aos alunos da UFP. 

SECRETARIA (PORTO)
Praça 9 de Abril, 349 | 4249-004 Porto
Telf. +351 22 507 13 00
E-mail:
secretaria@fundacaofernandopessoa.pt
Horário de atendimento:

SEGUNDA-FEIRA  TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA
MANHÃ 10:00 – 12:00 10:00 – 12:00 10:00 – 12:00 10:00 – 12:00 10:00 – 12:00
TARDE 15:00 – 17:00 15:00 – 17:00 15:00 – 17:00 15:00 – 17:00


SECRETARIA (UNIDADE DE PONTE DE LIMA)

Casa da Garrida · Rua Conde de Bertiandos | 4990-078 Ponte de Lima
Tlf.: +351 258 741 026
e-mail: geral@fundacaofernandopessoa.pt
Horário de atendimento:
Seg. a Sex.: 09:30 – 12:30 | 15:00 – 19:00

Informação e documentos:

  • Q74 – Cronograma geral 2022-23 (PDF)
  • Q70 – Cronograma administrativo 2022-23 (PDF)
  • Q57 – Pedido de declaração, diploma e certidão (PDF)
  • Q58 – Pedido de carta de curso ou carta doutoral (PDF)
  • Q56 – Pedido de reingresso (PDF)
  • Q59 – Requerimento geral (PDF)
  • Q60 – Solicitação de creditação (PDF)
  • Q61 – Parecer do Trabalho Final Curso (PDF)
  • Q62 – Parecer do Orientador da Tese de Doutoramento (PDF)
  • Q48 – Declaração Anexo ao Regulamento Estudante Atleta (PDF)
  • Q63 – Termo de Aceitação e Parecer do Orientador e Coorientador ou Tutor (PDF)
  • Q64 – Pedido de Marcação de Provas de Doutoramento (PDF)
  • Q65 – Plano de Colheita Dados (PDF)
  • Q66 – Declaração de Presença Exames (PDF)
  • Q67 – Declaração de Distribuição Não-exclusiva (PDF)
  • Q68 – Recurso de Classificação (PDF)
  • Q51 – Proposta de trabalho final (PDF)
  • Q52 – Proposta de Dissertação / Trabalho de Projeto (2º ciclo ou mestrado) – UFP (PDF)
  • Q87 – Requerimento Pagamento de Propinas por Terceiros (PDF) 

Outros documentos podem ser consultados na área de Regulamentos e Documentos (ligação).

1. CANVAS – Plataforma de e-learning
Canvas é um ambiente digital de ensino/aprendizagem e de colaboração académica que atende às necessidades dos professores e dos alunos em diversos modelos pedagógicos.

2. COLIBRI/ZOOM – Sala Virtual
Colibri/ZOOM é uma sala virtual que permite a realização de sessões síncronas e interativas tais como aulas, seminários, reuniões, orientações, trabalhos de grupo, estabelecendo-se assim um contacto direto entre professores e alunos.

3. EDUCAST – Aulas gravadas
Os alunos têm acesso a aulas gravadas pelos docentes expressamente para o apoio pedagógico à distância, com a duração média de 15 minutos. Essas gravações consistem num duplo ecrã com o vídeo do orador e apresentações (ppt, prezzi, etc) em simultâneo e são disponibilizadas no sistema de e-learning (Canvas).

4. TURNITIN – Plataforma de identificação de semelhanças que compara o conteúdo produzido pelos alunos com uma base de dados que inclui fontes de internet, trabalhos de estudantes, pesquisa científica e publicações.

Normativa académica do funcionamento das licenciaturas e mestrados integrados – Regulamento n.º 927/2019, DR 2ª. série n.º 232, de 3 de dezembro (PDF)

Artigo 10º
(Regime geral de frequência)

Artigo 11º
(Regime de tempo parcial)

Artigo 12º
(Regime de ensino nas modalidades intensiva, mista e/ou à distância)

Artigo 15º
(Tipologia de horas de contacto)

Regulamento do Ensino à Distância (PDF)

Contactos:
Dr. Nuno Gomes
(Suporte Técnico)

Praça 9 de Abril, 349 | 4249-004 Porto
Edif. Sede – Piso 3 – Gab. UFP-UV
Telf. +351 22 507 13 00 Ext. 2106
E-mail: universidade.virtual@fundacaofernandopessoa.pt

Horário de atendimento:
Seg. a Sex.: 10:30-12:30 | 15:00-18:00

E-LEARNING