Enquadramento
O mundo empresarial é repleto de desafios nos mais diversos setores. Sabendo disso, ter profissionais capazes de dar uma resposta criativa e inovadora a esses desafios é uma mais valia para qualquer negócio.
É este o objetivo do MBA em Ciências Empresariais: formar profissionais capazes de dar resposta aos mais diversos desafios que surgem no meio empresarial.
O MBA encontra-se organizado em 10 módulos da área científica da Gestão, nos quais se-rão adquiridas competências científicas, técnicas e relacionais. As aulas terão uma compo-nente orientada para a resolução de problemas complexos que surgem habitualmente em contexto de trabalho.
O conhecimento abrangente adquirido no MBA em Ciências Empresariais oferece uma van-tagem competitiva aos profissionais, alargando as oportunidades de emprego em empresas a nível nacional e internacional.
Após a conclusão do curso, o profissional terá ainda as competências necessárias para criar e gerir uma empresa de forma inovadora e criativa.
Objetivos
No final do MBA, o aluno deverá ser capaz de encontrar soluções profissionais adequadas e inovadoras para os desafios que surgem diariamente no ambiente empresarial.
Público-alvo
Profissionais graduados em diferentes áreas científicas (engenharia, saúde, educação ou com certificados na área de tecnologia) e que pretendam dar melhor resposta aos desafios que surgem nas empresas. Os alunos não precisam de ter experiência de trabalho em funções de gestão.
Plano de Estudos
- Introdução aos conceitos de Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável
- A Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
- A contribuição das organizações para o Desenvolvimento Sustentável
- Gestão da Sustentabilidade em contexto organizacional
- Envolvimento com as partes interessadas
- Instrumentos para a gestão da Sustentabilidade
- Estudo de Casos
- Objetivos da análise financeira e das finanças empresariais
- Instrumentos básicos de análise financeira
- Métodos e técnicas de análise financeira
- Estudo do equilíbrio financeiro
- Estudo da rentabilidade
- Estudo do risco empresarial
- Elaboração do diagnóstico económico-financeiro
- Metodologia 5S
- Diagrama de Causa-Efeito
- Diagrama de Pareto
- Histograma
- Diagrama de dispersão
- Gráficos de Controlo
- Estudo de Casos
- Gestão das operações nas organizações
- Gestão estratégica das operações
- Gestão dos serviços e das filas de espera
- Logística e gestão logística
- Gestão de armazenamento e de inventários
- Gestão integrada da cadeia de abastecimento
- Transportes na gestão da cadeia de abastecimento
- O conceito de conflito no contexto organizacional
- A gestão construtiva de conflitos, a sua filosofia e operacionalização nas organizações
- A natureza e características da negociação
- Modelos estratégicos de negociação eficaz
- Processos cognitivos e emocionais em negociação e mediação
- Conceitos básicos de mediação
- Identificação e explicação das fases, estrutura e modelos de mediação, preparando os alunos para a sua concretização nas organizações
- A departamentalização dos gastos e os centros de análise e controlo
- Custos básicos ou pré-determinados
- O processo orçamental na tomada de decisão
- O processo de compras e armazenagem
- A preparação dos orçamentos na prática: Vendas, custos comerciais, produção industrial e compras
- A preparação dos orçamentos na prática: Tesouraria e flexível
- O processo de controlo orçamental
- O mundo V.U.C.A., a transformação digital e as novas regras da competição
- Definição e implementação da estratégia, destacando a ambidestria como resposta às exigências atuais
- Os modelos de gestão mais utilizados nas organizações
- O design e a execução da estratégia em organizações ambidestras
- As pessoas e a cultura como pilares da ambidestria
- A teoria dos Jobs to be Done, o ciclo e o processo, aplicados ao desenho e teste de propostas de valor
- Desenho e teste de modelos de negócio e a gestão do portefólio de inovação, preparando os alunos para alinhar estratégia, execução e futuro organizacional
- Fundamentos de marketing
- Mercado, estudos de mercado, comportamento do consumidor e segmentação
- A marca
- Marketing-mix
- Comunicação integrada de marketing (IMC)
- Publicidade
- Praticas de comunicação empresarial: Comunicação de crise e press release
- Teorias do comércio internacional: comércio mundial e vantagens do negócio internacional
- Recursos e comércio internacional: modelos básicos do comércio internacional
- As empresas na economia global: estruturas empresariais e competitividade internacional
- Política do comércio internacional: instrumentos de política comercial (tarifas, quotas, barreiras não tarifárias)
- Economia política do comércio internacional: controvérsias e impacto nos países em desenvolvimento
- Macroeconomia e comércio internacional: balança de pagamentos e taxas de câmbio
- Globalização e países em desenvolvimento: desafios, oportunidades e implicações
- Conceitos e definições de pesquisa de mercado
- Pesquisa qualitativa
- Pesquisa quantitativa – parte I: estruturação da pesquisa e fundamentos estatísticos
- Pesquisa quantitativa – parte II: instrumentos de pesquisa, aplicação, tabulação, análise e interpretação dos resultados
- Inteligência competitiva e fundamentos teóricos
- Inteligência competitiva ferramentas de gestão
METODOLOGIA E SISTEMA DE AVALIAÇÃO
METODOLOGIA
Durante as 8 semanas de cada disciplina, os estudantes contam com o suporte de um professor especialista no conteúdo que irá responder a dúvidas, interagir com os estudantes e ensinar novos conteúdos.
A principal característica é a flexibilidade, por isso, a forma de estudo/interação é assíncrona, ou seja, o aluno faz a gestão do seu tempo e local de estudo, não sendo obrigado a estar disponível num horário específico. As 20h semanais são uma média de dedicação de um estudante, ninguém é obrigado a realizá-las (não serão contabilizadas) e podem ser distribuídas como o aluno desejar. Ex.: 5h/ dia de segunda a sexta. 10h/ dia sábado e domingo.
Pode optar pela frequência do curso em:
- Full-time (duração total de 10 meses), assistindo a duas disciplinas de cada vez;
- ou Part-time (duração total de 20 meses), assistindo a uma disciplina de cada vez.
A cada intake, sensivelmente de 2 em 2 meses, iniciam novas disciplinas.
O conteúdo das disciplinas é composto por vídeos, apresentações, PDFs, leitura de livros de bibliotecas digitais, entre outros tipos de recursos educacionais.
A LMS (plataforma) utilizada na UFP é o Canvas, um dos mais modernos LMS do mercado.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Todos os módulos/disciplinas têm avaliações.
As avaliações são contínuas, ou seja, ocorrem ao longo da disciplina e não apenas no final. São compostas por questionários de escolha múltipla, fóruns de discussão, elaboração de trabalhos em grupo e artigos científicos.
Não existe a necessidade de elaboração de uma dissertação ou tese no final.
Condições
CUSTOS
Full-time: 840.00€ x 5 intakes.
Part-time: 420.00€ x 10 intakes.
(custo total do curso: 4200.00€)
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO
- Diploma ou certificado de habilitações literárias: certificado de graduação no ensino superior ou certificado de conclusão do ensino secundário (para quem não é graduado e necessita utilizar a experiência profissional para efeito de candidatura);
- Cópia autenticada do Cartão da Ordem Profissional, se aplicável;
- Curriculum Vitae (Modelo Europass);
- Elementos comprovativos das atividades indicadas no CV;
- Cópia do documento de identificação civil e fiscal (para emissão de recibos);
OBSERVAÇÕES
- Como o curso é 100% online o cartão de residência não é obrigatório, pois não há a necessidade de morar em Portugal.
- Documentos que constem em Inglês, Francês e Espanhol não precisam de tradução oficial. Para os demais idiomas precisa de uma tradução oficial.
- Para os candidatos cuja língua nativa não é o português, é necessário documento que ateste proficiência linguística com nota mínima B2.
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Contacto
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