Enquadramento

O mundo empresarial é repleto de desafios nos mais diversos setores. Sabendo disso, ter profissionais capazes de dar uma resposta criativa e inovadora a esses desafios é uma mais valia para qualquer negócio.

É este o objetivo do MBA em Ciências Empresariais: formar profissionais capazes de dar resposta aos mais diversos desafios que surgem no meio empresarial.

O MBA encontra-se organizado em 10 módulos da área científica da Gestão, nos quais se-rão adquiridas competências científicas, técnicas e relacionais. As aulas terão uma compo-nente orientada para a resolução de problemas complexos que surgem habitualmente em contexto de trabalho.

O conhecimento abrangente adquirido no MBA em Ciências Empresariais oferece uma van-tagem competitiva aos profissionais, alargando as oportunidades de emprego em empresas a nível nacional e internacional.

Após a conclusão do curso, o profissional terá ainda as competências necessárias para criar e gerir uma empresa de forma inovadora e criativa.

Objetivos

No final do MBA, o aluno deverá ser capaz de encontrar soluções profissionais adequadas e inovadoras para os desafios que surgem diariamente no ambiente empresarial.

Público-alvo

Profissionais graduados em diferentes áreas científicas (engenharia, saúde, educação ou com certificados na área de tecnologia) e que pretendam dar melhor resposta aos desafios que surgem nas empresas. Os alunos não precisam de ter experiência de trabalho em funções de gestão.

Plano de Estudos

UNIDADES CURRICULARES ECTS
  • Introdução aos conceitos de Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável
  • A Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
  • A contribuição das organizações para o Desenvolvimento Sustentável
  • Gestão da Sustentabilidade em contexto organizacional
  • Envolvimento com as partes interessadas
  • Instrumentos para a gestão da Sustentabilidade
  • Estudo de Casos
  • Objetivos da análise financeira e das finanças empresariais
  • Instrumentos básicos de análise financeira
  • Métodos e técnicas de análise financeira
  • Estudo do equilíbrio financeiro
  • Estudo da rentabilidade
  • Estudo do risco empresarial
  • Elaboração do diagnóstico económico-financeiro
  • Metodologia 5S
  • Diagrama de Causa-Efeito
  • Diagrama de Pareto
  • Histograma
  • Diagrama de dispersão
  • Gráficos de Controlo
  • Estudo de Casos
  • Gestão das operações nas organizações
  • Gestão estratégica das operações
  • Gestão dos serviços e das filas de espera
  • Logística e gestão logística
  • Gestão de armazenamento e de inventários
  • Gestão integrada da cadeia de abastecimento
  • Transportes na gestão da cadeia de abastecimento
  • O conceito de conflito no contexto organizacional
  • A gestão construtiva de conflitos, a sua filosofia e operacionalização nas organizações
  • A natureza e características da negociação
  • Modelos estratégicos de negociação eficaz
  • Processos cognitivos e emocionais em negociação e mediação
  • Conceitos básicos de mediação
  • Identificação e explicação das fases, estrutura e modelos de mediação, preparando os alunos para a sua concretização nas organizações
  • A departamentalização dos gastos e os centros de análise e controlo
  • Custos básicos ou pré-determinados
  • O processo orçamental na tomada de decisão
  • O processo de compras e armazenagem
  • A preparação dos orçamentos na prática: Vendas, custos comerciais, produção industrial e compras
  • A preparação dos orçamentos na prática: Tesouraria e flexível
  • O processo de controlo orçamental
  • O mundo V.U.C.A., a transformação digital e as novas regras da competição
  • Definição e implementação da estratégia, destacando a ambidestria como resposta às exigências atuais
  • Os modelos de gestão mais utilizados nas organizações
  • O design e a execução da estratégia em organizações ambidestras
  • As pessoas e a cultura como pilares da ambidestria
  • A teoria dos Jobs to be Done, o ciclo e o processo, aplicados ao desenho e teste de propostas de valor
  • Desenho e teste de modelos de negócio e a gestão do portefólio de inovação, preparando os alunos para alinhar estratégia, execução e futuro organizacional
  • Fundamentos de marketing
  • Mercado, estudos de mercado, comportamento do consumidor e segmentação
  • A marca
  • Marketing-mix
  • Comunicação integrada de marketing (IMC)
  • Publicidade
  • Praticas de comunicação empresarial: Comunicação de crise e press release
  • Teorias do comércio internacional: comércio mundial e vantagens do negócio internacional
  • Recursos e comércio internacional: modelos básicos do comércio internacional
  • As empresas na economia global: estruturas empresariais e competitividade internacional
  • Política do comércio internacional: instrumentos de política comercial (tarifas, quotas, barreiras não tarifárias)
  • Economia política do comércio internacional: controvérsias e impacto nos países em desenvolvimento
  • Macroeconomia e comércio internacional: balança de pagamentos e taxas de câmbio
  • Globalização e países em desenvolvimento: desafios, oportunidades e implicações
  • Conceitos e definições de pesquisa de mercado
  • Pesquisa qualitativa
  • Pesquisa quantitativa – parte I: estruturação da pesquisa e fundamentos estatísticos
  • Pesquisa quantitativa – parte II: instrumentos de pesquisa, aplicação, tabulação, análise e interpretação dos resultados
  • Inteligência competitiva e fundamentos teóricos
  • Inteligência competitiva ferramentas de gestão

METODOLOGIA E SISTEMA DE AVALIAÇÃO

METODOLOGIA

Durante as 8 semanas de cada disciplina, os estudantes contam com o suporte de um professor especialista no conteúdo que irá responder a dúvidas, interagir com os estudantes e ensinar novos conteúdos.

A principal característica é a flexibilidade, por isso, a forma de estudo/interação é assíncrona, ou seja, o aluno faz a gestão do seu tempo e local de estudo, não sendo obrigado a estar disponível num horário específico. As 20h semanais são uma média de dedicação de um estudante, ninguém é obrigado a realizá-las (não serão contabilizadas) e podem ser distribuídas como o aluno desejar. Ex.: 5h/ dia de segunda a sexta. 10h/ dia sábado e domingo.

Pode optar pela frequência do curso em:

  • Full-time (duração total de 10 meses), assistindo a duas disciplinas de cada vez;
  • ou Part-time (duração total de 20 meses), assistindo a uma disciplina de cada vez.

A cada intake, sensivelmente de 2 em 2 meses, iniciam novas disciplinas.

O conteúdo das disciplinas é composto por vídeos, apresentações, PDFs, leitura de livros de bibliotecas digitais, entre outros tipos de recursos educacionais.

A LMS (plataforma) utilizada na UFP é o Canvas, um dos mais modernos LMS do mercado.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Todos os módulos/disciplinas têm avaliações.

As avaliações são contínuas, ou seja, ocorrem ao longo da disciplina e não apenas no final. São compostas por questionários de escolha múltipla, fóruns de discussão, elaboração de trabalhos em grupo e artigos científicos.

Não existe a necessidade de elaboração de uma dissertação ou tese no final.

Condições

CUSTOS

Full-time: 840.00€ x 5 intakes.
Part-time: 420.00€ x 10 intakes.
(custo total do curso: 4200.00€)

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO

  • Diploma ou certificado de habilitações literárias: certificado de graduação no ensino superior ou certificado de conclusão do ensino secundário (para quem não é graduado e necessita utilizar a experiência profissional para efeito de candidatura);
  • Cópia autenticada do Cartão da Ordem Profissional, se aplicável;
  • Curriculum Vitae (Modelo Europass);
  • Elementos comprovativos das atividades indicadas no CV;
  • Cópia do documento de identificação civil e fiscal (para emissão de recibos);

OBSERVAÇÕES

  • Como o curso é 100% online o cartão de residência não é obrigatório, pois não há a necessidade de morar em Portugal.
  • Documentos que constem em Inglês, Francês e Espanhol não precisam de tradução oficial. Para os demais idiomas precisa de uma tradução oficial.
  • Para os candidatos cuja língua nativa não é o português, é necessário documento que ateste proficiência linguística com nota mínima B2.

Efetue aqui a sua Pré-inscrição

Contacto

Academia Fernando Pessoa
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T. +351 22 507 1300
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