Enquadramento

Tendo em conta o atual mercado competitivo, ter a capacidade de gerir um projeto de forma eficiente tornou-se uma característica indispensável para a contratação de gestores dentro das mais variadas áreas de negócio.

Com isto em mente, o MBA em Gestão de Projetos é organizado em 10 módulos da área científica de Gestão que permitirão o desenvolvimento de competências científicas, técnicas e relacionais, para responder de forma ativa e criativa à apresentação, desenvolvimento e controlo de projetos.

A especialização na gestão de projetos assegura a formação multidisciplinar de profissionais, que poderão trabalhar em diversos setores, desde a indústria aos serviços, garantindo assim um vasto conjunto de opções de emprego, não só a nível nacional, mas também internacional.

A posição de “Project Manager” tem sido considerada como uma profissão do futuro, sendo um profissional especializado a opção mais adequada para liderar integralmente um projeto, alinhando os objetivos com os investimentos disponíveis.

Objetivos

No final do MBA, o aluno deverá ser capaz de:

  • Gerir um projeto do início ao fim, utilizando competências conceptuais, técnicas e interpessoais em várias áreas funcionais da empresas, adquiridas ao longo do curso, e que lhe permitem enfrentar os novos desafios da gestão.
  • Escolher e coordenar equipas dentro de projetos multidisciplinares, identificando e gerindo pontos críticos para garantir o sucesso do projeto.

Público-alvo

Profissionais com formação em diferentes áreas, e que procuram expandir os seus conhecimentos no âmbito da gestão de projetos, bem como profissionais que desejem ocupar cargos de liderança em diferentes projetos.

Destaca-se que, para frequentar o MBA em Gestão de Projetos, não é necessário ter experiência de trabalho anterior em funções de gestão; no entanto, visão estratégica, capacidade de análise quantitativa e domínio de novas tecnologias de informação são características valorizadas para trabalhar na gestão de projetos.

Plano de Estudos

UNIDADES CURRICULARES ECTS
  1. Conceitos na Base da Avaliação Financeira de Projetos
  2. Etapas de um Projeto de Investimento e Ferramentas de Previsão utilizadas em estudos prévios
  3. Prazo de Recuperação de Capital (PRC ou PayBack Period) e Índice de Rentabilidade (IR)
  4. Valor Atual Líquido (VAL), Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) e TIRM (TIR modificada)
  5. Procedimentos de seleção entre projetos de investimento de diferente duração
  6. Inflação na análise de investimentos
  7. A tomada de decisões de investimento em contexto de risco e incerteza
  1. As certificações e os conceitos base da Gestão de Projetos
  2. Gestão de projetos preditivos
  3. Gestão de projetos ágeis e híbridos
  4. Técnicas e ferramentas auxiliares
  5. Os princípios da gestão de projetos
  6. Os domínios de desempenho
  7. Resumo de conceitos e simulação de perguntas
  1. A comunicação: Conceito e fundamentos
  2. Stakeholders engagement
  3. Obstáculos à comunicação
  4. A gestão de reuniões
  5. Apresentações públicas de projetos
  6. Gestão da comunicação de crise em projetos
  7. O plano de comunicação
  1. Metodologia 5S
  2. Diagrama de Causa-Efeito
  3. Diagrama de Pareto
  4. Histograma
  5. Diagrama de dispersão
  6. Gráficos de Controlo
  7. Estudo de Casos
  1. O conceito de conflito numa ótica de gestão construtiva do mesmo
  2. Os diferentes estilos ou estratégias de gestão de conflitos
  3. Estratégias de gestão de conflitos em distintos contextos
  4. Explicar o conceito de negociação, fases do processo e modelos estratégicos
  5. Analise dos principais enviesamentos cognitivos nos processos de decisão em negociação e mediação
  6. O conceito de mediação, tipos e fases do processo de mediação
  1. As diferentes perspetivas na gestão do risco e incerteza
  2. Planeamento, identificação, análise qualitativa e quantitativa, implementação e monitorização da gestão de risco em gestão de projetos
  1. A tomada de decisão, tipos, critérios, níveis, funções e áreas de decisão da gestão de projetos
  2. Ferramentas auxiliares para o planeamento, análise e gestão do tempo e custo na gestão de projetos
  1. O mundo V.U.C.A., a transformação digital e as novas regras da competição.
  2. A definição e implementação da estratégia, destacando a ambidestria como resposta às exigências atuais
  3. Os modelos de gestão mais utilizados nas organizações
  4. O design e a execução da estratégia em organizações ambidestras
  5. As pessoas e a cultura como pilares da ambidestria
  6. A teoria dos Jobs to be Done, o ciclo e o processo, aplicados ao desenho e teste de propostas de valor
  7. Os desenho e teste de modelos de negócio e a gestão do portefólio de inovação, preparando os alunos para alinhar a estratégia, a execução e o futuro organizacional
  1. O respeito pelos princípios contratuais
  2. As vicissitudes contratuais e formas de cessação do contrato
  3. Responsabilidade civil e dever de indemnizar
  4. O contrato de Compra e Venda Comercial – Interpretação, analise e execução sob a perspetiva do direito interno e internacional
  5. O contrato de Fornecimento – Interpretação, analise e execução sob a perspetiva do direito interno e internacional
  6. O contrato de Franquia (Franchising) – Interpretação, analise e execução sob a perspetiva do direito interno e internacional
  7. O contrato de Concessão Comercial – Interpretação, analise e execução sob a perspetiva do direito interno e internacional
  1. Conceitos e definições de pesquisa de mercado
  2. Pesquisa qualitativa
  3. Pesquisa quantitativa – parte I: estruturação da pesquisa e fundamentos estatísticos
  4. Pesquisa quantitativa – parte II: instrumentos de pesquisa, aplicação, tabulação, análise e interpretação dos resultados
  5. Inteligência competitiva e fundamentos teóricos
  6. Inteligência competitiva ferramentas de gestão

METODOLOGIA E SISTEMA DE AVALIAÇÃO

METODOLOGIA

Durante as 8 semanas de cada disciplina, os estudantes contam com o suporte de um professor especialista no conteúdo que irá responder a dúvidas, interagir com os estudantes e ensinar novos conteúdos.

A principal característica é a flexibilidade, por isso, a forma de estudo/interação é assíncrona, ou seja, o aluno faz a gestão do seu tempo e local de estudo, não sendo obrigado a estar disponível num horário específico. As 20h semanais são uma média de dedicação de um estudante, ninguém é obrigado a realizá-las (não serão contabilizadas) e podem ser distribuídas como o aluno desejar. Ex.: 5h/ dia de segunda a sexta. 10h/ dia sábado e domingo.

Pode optar pela frequência do curso em:

  • Full-time (duração total de 10 meses), assistindo a duas disciplinas de cada vez;
  • ou Part-time (duração total de 20 meses), assistindo a uma disciplina de cada vez.

A cada intake, sensivelmente de 2 em 2 meses, iniciam novas disciplinas.

O conteúdo das disciplinas é composto por vídeos, apresentações, PDFs, leitura de livros de bibliotecas digitais, entre outros tipos de recursos educacionais.

A LMS (plataforma) utilizada na UFP é o Canvas, um dos mais modernos LMS do mercado.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Todos os módulos/disciplinas têm avaliações.

As avaliações são contínuas, ou seja, ocorrem ao longo da disciplina e não apenas no final. São compostas por questionários de escolha múltipla, fóruns de discussão, elaboração de trabalhos em grupo e artigos científicos.

Não existe a necessidade de elaboração de uma dissertação ou tese no final.

Condições

CUSTOS

Full-time: 840.00€ x 5 intakes.
Part-time: 420.00€ x 10 intakes.
(custo total do curso: 4200.00€)

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO

  • Diploma ou certificado de habilitações literárias: certificado de graduação no ensino superior ou certificado de conclusão do ensino secundário (para quem não é graduado e necessita utilizar a experiência profissional para efeito de candidatura);
  • Cópia autenticada do Cartão da Ordem Profissional, se aplicável;
  • Curriculum Vitae (Modelo Europass);
  • Elementos comprovativos das atividades indicadas no CV;
  • Cópia do documento de identificação civil e fiscal (para emissão de recibos);

OBSERVAÇÕES

  • Como o curso é 100% online o cartão de residência não é obrigatório, pois não há a necessidade de morar em Portugal.
  • Documentos que constem em Inglês, Francês e Espanhol não precisam de tradução oficial. Para os demais idiomas precisa de uma tradução oficial.
  • Para os candidatos cuja língua nativa não é o português, é necessário documento que ateste proficiência linguística com nota mínima B2.

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Contacto

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