Enquadramento
Tendo em conta o atual mercado competitivo, ter a capacidade de gerir um projeto de forma eficiente tornou-se uma característica indispensável para a contratação de gestores dentro das mais variadas áreas de negócio.
Com isto em mente, o MBA em Gestão de Projetos é organizado em 10 módulos da área científica de Gestão que permitirão o desenvolvimento de competências científicas, técnicas e relacionais, para responder de forma ativa e criativa à apresentação, desenvolvimento e controlo de projetos.
A especialização na gestão de projetos assegura a formação multidisciplinar de profissionais, que poderão trabalhar em diversos setores, desde a indústria aos serviços, garantindo assim um vasto conjunto de opções de emprego, não só a nível nacional, mas também internacional.
A posição de “Project Manager” tem sido considerada como uma profissão do futuro, sendo um profissional especializado a opção mais adequada para liderar integralmente um projeto, alinhando os objetivos com os investimentos disponíveis.
Objetivos
No final do MBA, o aluno deverá ser capaz de:
- Gerir um projeto do início ao fim, utilizando competências conceptuais, técnicas e interpessoais em várias áreas funcionais da empresas, adquiridas ao longo do curso, e que lhe permitem enfrentar os novos desafios da gestão.
- Escolher e coordenar equipas dentro de projetos multidisciplinares, identificando e gerindo pontos críticos para garantir o sucesso do projeto.
Público-alvo
Profissionais com formação em diferentes áreas, e que procuram expandir os seus conhecimentos no âmbito da gestão de projetos, bem como profissionais que desejem ocupar cargos de liderança em diferentes projetos.
Destaca-se que, para frequentar o MBA em Gestão de Projetos, não é necessário ter experiência de trabalho anterior em funções de gestão; no entanto, visão estratégica, capacidade de análise quantitativa e domínio de novas tecnologias de informação são características valorizadas para trabalhar na gestão de projetos.
Plano de Estudos
- Conceitos na Base da Avaliação Financeira de Projetos
- Etapas de um Projeto de Investimento e Ferramentas de Previsão utilizadas em estudos prévios
- Prazo de Recuperação de Capital (PRC ou PayBack Period) e Índice de Rentabilidade (IR)
- Valor Atual Líquido (VAL), Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) e TIRM (TIR modificada)
- Procedimentos de seleção entre projetos de investimento de diferente duração
- Inflação na análise de investimentos
- A tomada de decisões de investimento em contexto de risco e incerteza
- As certificações e os conceitos base da Gestão de Projetos
- Gestão de projetos preditivos
- Gestão de projetos ágeis e híbridos
- Técnicas e ferramentas auxiliares
- Os princípios da gestão de projetos
- Os domínios de desempenho
- Resumo de conceitos e simulação de perguntas
- A comunicação: Conceito e fundamentos
- Stakeholders engagement
- Obstáculos à comunicação
- A gestão de reuniões
- Apresentações públicas de projetos
- Gestão da comunicação de crise em projetos
- O plano de comunicação
- Metodologia 5S
- Diagrama de Causa-Efeito
- Diagrama de Pareto
- Histograma
- Diagrama de dispersão
- Gráficos de Controlo
- Estudo de Casos
- O conceito de conflito numa ótica de gestão construtiva do mesmo
- Os diferentes estilos ou estratégias de gestão de conflitos
- Estratégias de gestão de conflitos em distintos contextos
- Explicar o conceito de negociação, fases do processo e modelos estratégicos
- Analise dos principais enviesamentos cognitivos nos processos de decisão em negociação e mediação
- O conceito de mediação, tipos e fases do processo de mediação
- As diferentes perspetivas na gestão do risco e incerteza
- Planeamento, identificação, análise qualitativa e quantitativa, implementação e monitorização da gestão de risco em gestão de projetos
- A tomada de decisão, tipos, critérios, níveis, funções e áreas de decisão da gestão de projetos
- Ferramentas auxiliares para o planeamento, análise e gestão do tempo e custo na gestão de projetos
- O mundo V.U.C.A., a transformação digital e as novas regras da competição.
- A definição e implementação da estratégia, destacando a ambidestria como resposta às exigências atuais
- Os modelos de gestão mais utilizados nas organizações
- O design e a execução da estratégia em organizações ambidestras
- As pessoas e a cultura como pilares da ambidestria
- A teoria dos Jobs to be Done, o ciclo e o processo, aplicados ao desenho e teste de propostas de valor
- Os desenho e teste de modelos de negócio e a gestão do portefólio de inovação, preparando os alunos para alinhar a estratégia, a execução e o futuro organizacional
- O respeito pelos princípios contratuais
- As vicissitudes contratuais e formas de cessação do contrato
- Responsabilidade civil e dever de indemnizar
- O contrato de Compra e Venda Comercial – Interpretação, analise e execução sob a perspetiva do direito interno e internacional
- O contrato de Fornecimento – Interpretação, analise e execução sob a perspetiva do direito interno e internacional
- O contrato de Franquia (Franchising) – Interpretação, analise e execução sob a perspetiva do direito interno e internacional
- O contrato de Concessão Comercial – Interpretação, analise e execução sob a perspetiva do direito interno e internacional
- Conceitos e definições de pesquisa de mercado
- Pesquisa qualitativa
- Pesquisa quantitativa – parte I: estruturação da pesquisa e fundamentos estatísticos
- Pesquisa quantitativa – parte II: instrumentos de pesquisa, aplicação, tabulação, análise e interpretação dos resultados
- Inteligência competitiva e fundamentos teóricos
- Inteligência competitiva ferramentas de gestão
METODOLOGIA E SISTEMA DE AVALIAÇÃO
METODOLOGIA
Durante as 8 semanas de cada disciplina, os estudantes contam com o suporte de um professor especialista no conteúdo que irá responder a dúvidas, interagir com os estudantes e ensinar novos conteúdos.
A principal característica é a flexibilidade, por isso, a forma de estudo/interação é assíncrona, ou seja, o aluno faz a gestão do seu tempo e local de estudo, não sendo obrigado a estar disponível num horário específico. As 20h semanais são uma média de dedicação de um estudante, ninguém é obrigado a realizá-las (não serão contabilizadas) e podem ser distribuídas como o aluno desejar. Ex.: 5h/ dia de segunda a sexta. 10h/ dia sábado e domingo.
Pode optar pela frequência do curso em:
- Full-time (duração total de 10 meses), assistindo a duas disciplinas de cada vez;
- ou Part-time (duração total de 20 meses), assistindo a uma disciplina de cada vez.
A cada intake, sensivelmente de 2 em 2 meses, iniciam novas disciplinas.
O conteúdo das disciplinas é composto por vídeos, apresentações, PDFs, leitura de livros de bibliotecas digitais, entre outros tipos de recursos educacionais.
A LMS (plataforma) utilizada na UFP é o Canvas, um dos mais modernos LMS do mercado.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Todos os módulos/disciplinas têm avaliações.
As avaliações são contínuas, ou seja, ocorrem ao longo da disciplina e não apenas no final. São compostas por questionários de escolha múltipla, fóruns de discussão, elaboração de trabalhos em grupo e artigos científicos.
Não existe a necessidade de elaboração de uma dissertação ou tese no final.
Condições
CUSTOS
Full-time: 840.00€ x 5 intakes.
Part-time: 420.00€ x 10 intakes.
(custo total do curso: 4200.00€)
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO
- Diploma ou certificado de habilitações literárias: certificado de graduação no ensino superior ou certificado de conclusão do ensino secundário (para quem não é graduado e necessita utilizar a experiência profissional para efeito de candidatura);
- Cópia autenticada do Cartão da Ordem Profissional, se aplicável;
- Curriculum Vitae (Modelo Europass);
- Elementos comprovativos das atividades indicadas no CV;
- Cópia do documento de identificação civil e fiscal (para emissão de recibos);
OBSERVAÇÕES
- Como o curso é 100% online o cartão de residência não é obrigatório, pois não há a necessidade de morar em Portugal.
- Documentos que constem em Inglês, Francês e Espanhol não precisam de tradução oficial. Para os demais idiomas precisa de uma tradução oficial.
- Para os candidatos cuja língua nativa não é o português, é necessário documento que ateste proficiência linguística com nota mínima B2.
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